TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESMATAMENTO AMBIENTAL NAS FAVELAS

Por:   •  5/8/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.259 Palavras (18 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 18

NOME DA INSTITUIÇÃO

SEU NOME

 DESMATAMENTO AMBIENTAL NAS FAVELAS

 

Cidade

Data (ex:05/2021)

                                                            SEU NOME

DESMATAMENTO AMBIENTAL NAS FAVELAS

Pesquisa Cientifica do Curso ________________________ que será apresentado ao (nome do instituto), como parte dos requisitos para obtenção de conhecimento para atuar como _____________ .

Orientador: ________________________________

Cidade

Data (ex:05/2021)

RESUMO

AUTOR, Desmatamento Ambiental nas Favelas. 2021. 120f. Pesquisa Cientifica – Curso Técnico em Meio Ambiente – nome da instituição.

As áreas carentes na sua forma atual têm como consequência problemas humanos, sociais e de degradação ambiental. Cada área requer uma solução própria, mas para cada área favelada é necessária uma solução global.
O lixo constitui-se num problema social, econômico, sanitário e ambiental. A solução do lixo deve ser inserida numa solução geral, mas admite uma solução passo a passo.
São analisadas as soluções que foram tentadas por diversas entidades espalhadas pelo país e, finalmente, proposta uma mais realista, de baixo custo, através do uso de latões distribuídos em locais de coletas estrategicamente localizados, com a previsão de remoção dos latões por carrinhos de mão especialmente desenhados até pontos de coleta, pelos caminhões de lixo da cidade.

Palavras-chave: Sociedade. Meio ambiente. Lixo. Atualidades. Riscos.

SUMÁRIO

1.

introdução        5

1.1 Onde esta concentrada a maioria das favelas no brasil?        6

2. saneamento basico e meio ambiente        7

2.1 Coleta de lixo         ..10

    2.2 POR QUE AINDA HÁ DESCARTE DE LIXO NOS RIOS?        ....12

    2.3 SOLUÇÕES ESTUDADAS POR DIVERSAS INSTITUIÇÕES QUE TRABALHAM COM FAVELAS.......................................................................................................................14

    2.4 ALTERNATIVA EM FASE DE ESTUDO NA ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA..................................................................................................................................15

   2.5 O QUE FAZER COM O LIXO: CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................19

3.CONCLUSÃO......................................................................................................................21

REFERÊNCIAS        22

  1. INTRODUÇÃO

Resolvi fazer esse projeto sobre as favelas no Brasil porque a maioria dos brasileiros aqueles que moram longe não imaginam como é a vida na favela. Lá tem vários problemas tanto com a saúde, com saneamento básico e principalmente com a degradação ambiental.

Onde está concentrada a maioria das favelas no Brasil? Nas regiões rurais das cidades médias, que mais tarde se integram as cidades próximas, ampliando a extensão da cidade. Em todas as capitais brasileiras, que, sem exceção, possuem favelas com expressivo contingente

populacional. (21 de jul. de 2020).

Quase dois terços (64,93%) dos aglomerados subnormais estão a menos de dois quilômetros de distância de hospitais.

A maioria (79,53%) dessas localidades também está próxima, a menos de um quilômetro, de unidades básicas de saúde.

País tem mais de cinco milhões de domicílios em aglomerados subnormais.

No Amazonas, mais de um terço (34,59%) dos domicílios ocupados estão nesse tipo de localidade.

Belém é a capital com a maior proporção de domicílios (55,5%) nessas comunidades, mas quase 20% dos lares brasileiros localizados em favelas estão nas maiores capitais: São Paulo e Rio de Janeiro.

A pequena Vitória do Jari, no Amapá, tem praticamente três em cada quatro (74%) domicílios em aglomerados subnormais.

A maior favela do país é a Rocinha, localizada no Rio de Janeiro, com 25,7 mil domicílios.

Dados são estimados para 2019 e serão confirmados após o próximo Censo Demográfico, adiado para 2021 por conta da pandemia de Covid-19.

Entre os estados brasileiros, o Amazonas (34,59%) tem a maior proporção de domicílios em aglomerados subnormais. Em seguida vem o Espírito Santo (26,10%), o Amapá (21,58%), Pará (19,68%) e o Rio de Janeiro (12,63%). Em São Paulo, 7,09% dos domicílios estão nessas localidades. O estado mais populoso do país, contudo, tem pouco mais de um milhão de casas em aglomerados subnormais. O estado com a menor proporção é o Mato Grosso do Sul (0,74%).

1.1 Onde está concentrada a maioria das favelas no Brasil?

[pic 1]

O número de favelas e a população favelada têm crescido progressivamente através dos anos, isto porque as favelas são a única opção de moradia para as populações de baixa renda. Como consequência desta situação, verifica-se nestas áreas a improvisação da ocupação, com as seguintes características: falta de traçado urbano, acessos irregulares e insuficientes, habitações de baixo padrão, inexistência ou precariedade de serviços públicos tais como: saneamento básico, escolas, postos de saúde, transportes etc., sendo extremamente difícil e cara a solução destes problemas por métodos clássicos convencionais.

  1. SANEAMENTO BÁSICO E MEIO AMBIENTE

O saneamento é um conjunto de serviços essenciais para que todos tenham qualidade de vida, além de saúde, esse serviço pode trazer diversos benefícios econômicos e sociais em diversas áreas da sociedade.

Ter saneamento básico é um fator essencial para um país poder ser chamado de país desenvolvido. Os serviços de água tratada, coleta e tratamento dos esgotos levam à melhoria da qualidade de vidas das pessoas, sobretudo na saúde Infantil com redução da mortalidade infantil, melhorias na Educação, na expansão do Turismo, na valorização dos Imóveis, na Renda do trabalhador, na Despoluição dos rios e Preservação dos recursos hídricos, etc. Propagação de doenças um dos mais relevantes impactos da falta de saneamento básico no meio ambiente e, por consequência, para a população, é a propagação de doenças, que poderiam ser evitadas com o oferecimento de melhores condições para a população. Você sabia que a diarreia causa anualmente, em todo o mundo, a morte de 361 mil crianças com menos de 5 anos? Só os acessos à coleta de esgoto e à água potável poderiam evitar 88% dessas mortes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (958.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com