TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Diagnóstico e tratamento das relações familiares

Por:   •  17/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.026 Palavras (17 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

JAQUELINE NEUMANN BILK–2182917772

1ª série

Disciplinas Norteadoras: Estrutura e Organização da Educação Brasileira; Educação e Diversidade; Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação; Tecnologias Aplicadas à Educação; Desenvolvimento Pessoal e Profissional.

SETE – QUEDAS / MS

2016

[pic 2]

JAQUELINE NEUMANN BILK–2182917772

1ª série

Disciplinas Norteadoras: Estrutura e Organização da Educação Brasileira; Educação e Diversidade; Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação; Tecnologias Aplicadas à Educação; Desenvolvimento Pessoal e Profissional.

Trabalho de Atividades Desafio Profissional apresentado ao Curso de Geografia do Centro de Educação a Distância- CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento das Disciplinas Norteadoras de Geografia 1ª Série, sob orientação da professora tutora interativa Tatiane Duarte Conte.

                       

SETE – QUEDAS / MS

2016

INTRODUÇÃO

Este trabalho é a síntese significativa da aprendizagem adquirida na primeira etapa do curso: Licenciaturas, composto pelas seguintes Unidades Temáticas: 1ª série disciplinas norteadoras: estrutura e organização da educação brasileira; educação e diversidade; fundamentos filosóficos da educação; tecnologias aplicadas à educação; desenvolvimento pessoal e profissional. Tem como objetivo a sistematização e análise das informações coletadas na seguinte instituição de ensino público: Escola Estadual 04 de Abril, situada em Sete Quedas, Mato Grosso do Sul.

Escola: Esta Unidade Escolar  tem como mantenedora a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul, atende ao disposto nas Constituições Federais e Estaduais, Lei de Diretrizes e Base da Educação e nas políticas da Secretaria de Estado de Educação, que também dispõe sobre a Estrutura Curricular e de Funcionamento e do Regime Escolar através de Resoluções. A Escola conta com 14 salas de aula, sendo que das 14 salas 3 são utilizadas para o Ensino Médio nos períodos Matutino e Vespertino. A demanda da escola é adequada, não há fila de espera, com atendimento dos Ensinos Fundamentais I e II e Ensino Médio, tendo material didático disponível para todas as turmas. Apesar de passar por recente reforma geral, a condição de edificação do prédio escolar apresenta algumas dificuldades estruturais, com relação à circulação do ar, devido às janelas ser muito altas e também, a acústica do prédio não é boa, pois  dificulta a saída do som o que acaba prejudicando o ambiente dentro das salas de aula. Em relação ao estado de conservação do prédio, avaliamos como bom, já que recentemente passou por uma reforma geral, o que melhorou bastante o ambiente para as atividades pedagógicas e de lazer, já que incluiu a construção de portal de entrada com ampla rampa de acesso, bancos laterais que servem para espera e descanso, gramado no pátio e calçada de acesso às quadras de esporte, além de uma área de 160 m² de piso ilustrado para didática lúdica, lazer das crianças e corredor  com calçamento das salas até as quadras de esportes com largura de um metro.

Corpo docente do ensino médio: A Escola conta com o corpo docente composto por 12 professores efetivos, 01 coordenadora pedagógica, 01 coordenador de área e 01 diretor, no qual assumem o cargo por concurso público ou convocação conforme exigência da função, onde  é exigido nível superior completo para todas as funções. A escola possui um total de 108 alunos matriculados no Ensino Médio. O professor dispõe de 20 horas semanais de trabalho sendo 15 horas em sala de aula e 05 horas de atividades preparatórias, tendo como recursos materiais computadores, internet, data show, proinfo integrado, aparelho e caixa de som, acervo bibliotecário, sala de leitura, televisores, impressoras e xero copiadora. A escola, no atual contexto da realidade brasileira, está sendo chamada a integrar a linha de frente de movimentos em busca de soluções para que o planeta possa continuar existindo. É através da escola que se pode conscientizar e informar grande parte da população. E para poder realizar estas tarefas e as de competências reais da escola, ela conta com a presença de: Associação de Pais e Mestres – APM; Colegiado Escolar; Centro de Referência de Assistência Social (CRAS); Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS); Conselho Tutelar; Promotoria; Polícia Militar; Grêmio Estudantil.

Corpo discente do ensino médio: O corpo discente da escola é formado em sua maioria por filhos de comerciantes, funcionários públicos e trabalhadores autônomos e pequena porcentagem formada por filhos de operários e trabalhadores da agropecuária. A clientela é bastante variável e abrange alunos de todas as classes sociais. Uma parte dos pais são beneficiários de programas sociais e outros são trabalhadores autônomos, comerciantes, funcionários públicos, aposentados e pensionistas que  possuem uma rotina de trabalho normal. A Presente Proposta Pedagógica estará voltada para atender a diversidade de alunos, promover a coletividade e proporcionar a integração, o diálogo e cooperação constante, consolidar princípios, métodos e práticas que enfrentem estratégias, problemas de evasão e repetência; construir um currículo próprio a partir da visão cultural acerca da realidade de alunos e professores e que possa ser decisivo na melhoria da qualidade do ensino. Toda discussão elencada pela escola pauta numa educação integrada em todos os valores sociais, morais e familiares, tendo como referência as leis em vigor. Nosso principal valor é a formação da pessoa humana, tendo como metas reforçar os valores da solidariedade, amor ao próximo, conhecimento social e formação de identidade pessoal e comunitária. Diante das necessidades educacionais verificadas no âmbito da escola, depois de um levantamento de dados apresentados pelos professores, referentes à dificuldade de aprendizagem, distorção idade-ano, evasão e repetência, sentimos que é urgente pensar e agir numa elaboração de uma proposta pedagógica voltada aos interesses, necessidades e realidade que a mesma esta inserida. A escola é uma tarefa coletiva, na qual professores, profissionais da educação e comunidade escolar devem colaborar dando origem a um trabalho compartilhado, que facilite o planejamento e o caminho a ser seguido, pode ser percorrido com mais firmeza. Entendemos assim que, se tivermos uma proposta pedagógica construída de forma democrática, envolvendo os diversos sujeitos da comunidade escolar, todos se sentirão responsáveis e estimulados a executá-la. A escola tem o funcionamento no período matutino e vespertino. Planos para o Ensino Superior:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.5 Kb)   pdf (179.2 Kb)   docx (42 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com