TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo econômico

Por:   •  13/4/2024  •  Abstract  •  1.040 Palavras (5 Páginas)  •  15 Visualizações

Página 1 de 5

Se tratando da desglobalização, o bello interpretou a desglobalização comouma laternativa necessaria, sendo: um enorme crescimento na pobreza, desigualdade e estagnação dos sistemas globalizados de produção.

Ele afirma que a desglobalização trata-se de orientar as economias da ênfase na produção para exportação para a produção para o mercado local.

Ele se refere a isso, para que cada país fosse orientado a não investir no internacional, mais que investissem um pouco no interno de seus países como: disytribuição de renda e de terra para tentar diminuir o desequilibrio ambiental.

COLONIALISMO:

No colonialismo vão tomar o mercado, e aí só podem comprar os produtos de quem tomou o mercado.

IMPERIALISMO:

Não vai só tomar o mercado como vender as mercadorias

CAPITALISMO:

Um dinheiro que perde liquidez até obter o lucro dessa produção ampliada

AJUSTE ESPACIAL (spatial fist) :

Deslocamento das unidades produtivas em busca de condições mais vantajosas de acumulação capitalista.

Globalização -> revolução tecnológica (microeletronica/digitalização) as informações chegam para todos n importa a qual lugar do mundo, por causa da tecnologia.

-> revistas dos transportes (isto se da por cadeias globais de valor)

POR UMA OUTRA GLOBALIZAÇÃO (visão do Milton santos)

-> fabula - unicidade tecnica

-> pervesidade - convergência dos momentos (onde varias pessoas presencie um unico momento de uma vez só)

-> outra globalização - cognoscibilidade do planeta (A facilidade de se ver o planeta por meio de mapas e imagens de satelites)

EVENTOS DE DESGLOBALIZAÇÃO

-> crise de 2008 (A crise financeira de 2008 foi uma grave crise econômica mundial que teve origem nos Estados Unidos, principalmente no setor imobiliário. A bolha imobiliária estourou e diversos bancos e instituições financeiras que haviam concedido empréstimos hipotecários de alto risco entraram em colapso. A crise se espalhou rapidamente para outros setores da economia, causando uma grande instabilidade nos mercados financeiros globais. Milhões de pessoas perderam seus empregos, empresas faliram e muitos países entraram em recessão.

-> guerra da síria/ primavera árabe ( A guerra na Síria é um conflito complexo que teve início em março de 2011, durante a chamada Primavera Árabe. O conflito começou como manifestações pacíficas pedindo reformas políticas e democráticas, mas gradualmente se transformou em uma guerra civil brutal envolvendo múltiplos grupos armados, incluindo forças do governo sírio, rebeldes, grupos extremistas como o Estado Islâmico e milícias curdas. A guerra na Síria resultou em centenas de milhares de mortes, milhares de deslocados internos e milhões de refugiados. A destruição causada pelo conflito é imensa, com cidades inteiras em ruínas, infraestruturas devastadas e uma grave crise humanitária)

-> pandemia de covid-19 ( iniciou em dezembro de 2019, se propagando por todo o mundo) perda de mercados de trabalhos por terem de ficar em quarentena, apenas algumas redes de mercado favoreceu como de empresa alimenticias e redes de supermercados, pois é algo de extrema necessidade.

Capitalismo -> sistema econômico baseado na legitimidade dos bens privados e na irrestrita liberdade de comércio e indústria, com o principal objetivo de adquirir lucro

FORDISMO: sistema criado para a industria no intuito de aumentar a produtividade e diminuir os custos de produção.

No fordimos exixistia uma linha de monatgem, padronização do produto, aumento da produtividade e consequentemente disso o aumento dos estoques. Acontece que ocorria a produção em massa no fordismo, e para acontecer esse produção em massa, teria de haver um consumo em massa.

Então, haverá a transição de regime de acumulação e modo de regulamentação.

Isto é o principal causador da crise do fordismo que é caracterizado justamente por sua rigidez.

Essa rigidez se da pela padronização do produto, as normativas, rotinas d eprodução e os estoques devido a alta demanda -> Nisso podendo até ocorrer a demanda efetiva, quando há muita mercadoria estocada e não há chances de conseguir vender.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (51.5 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com