TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O FICHAMENTO COMENTADO

Por:   •  20/2/2017  •  Dissertação  •  859 Palavras (4 Páginas)  •  2.166 Visualizações

Página 1 de 4

INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO

CAMPUS ITAPETIGA

FICHAMENTO COMENTADO

EDILSON LIMA DOS SANTOS JUNIOR

Itapetinga - Ba

06/2016

EDILSON LIMA DOS SANTOS JUNIOR

FICHAMENTO COMENTADO

                Trabalho a ser apresentado ao Professor Gedeval Paiva da disciplina de Geografia da turma do segundo ano A, do curso de agropecuária integrado, turno matutino.

                                    Itapetinga-Ba

   06/2016

FICHAMENTO COMENTADO

1 – As Três Revoluções Industriais

  • “Por volta de 1830, a Primeira Revolução Industrial se completou na Inglaterra, e daí migrou para o continente europeu. Chegou à Bélgica e França, países próximos do arquipélago britânico. Por volta dos meados do século XIX, atravessou o Atlântico e rumou para os Estados Unidos. E, no final do século, retornou ao continente europeu para retomar seu fio tardio na Alemanha e na Itália, chegando, também ao Japão.”

Comentário:

O autor apresenta nessa passagem de texto o caminho que a primeira revolução industrial percorreu, tendo seu inicio e se concretizando primeiramente na Inglaterra, para depois seguir por todo o continente europeu e só no século XIX atravessa o continente para por fim atingir a Alemanha, a Itália e também o Japão.

2 – A primeira Revolução Industrial e o paradigma Manchesteriano

“O ramo característico da Primeira Revolução Industrial é o têxtil de algodão. Ao seu lado aparece a siderurgia, dada a importância que o aço tem na instalação de um período técnico apontado na mecanização do trabalho. Entretanto, só no contexto da Segunda Revolução Industrial a siderurgia e o aço adquirirão significado e expressão proeminentes.

 A classe trabalhadora típica desse período técnico e de trabalho é, por isso, o operariado das fábricas têxteis”.

Comentário:

O trecho acima resume bem o período da primeira revolução industrial: a primeira revolução industrial tem inicio na Inglaterra, e tem o seu grande centro em Manchester e tem as suas técnicas e trabalhos implantados (por isso a denominação de paradigma Manchesteriano) e é a revolução caracterizada pela produção têxtil.Os trabalhadores da época eram operários com especializações no trabalho,então a realização de alguns atrasos devido a dificuldade em manuseio das ferramentas acaba por criar um período de trabalho composto por vários “poros”, o que também influencia o método de pagamento de salário da época , que era por peça confeccionada.

3 – A Segunda Revolução Industrial e o Paradigma Fordista

  • “A Segunda Revolução Industrial tem suas bases nos ramos metalúrgico e químico.

 Neste período o aço se torna um material tão básico que é nele que a siderurgia ganha sua grande expressão. Fala-se de uma era do aço, assim como a Primeira Revolução Industrial foi a era dos têxteis.

 A imagem da Segunda Revolução Industrial está associada à indústria automobilística, ramo dependente dos ramos básicos, mas que assumirá o centro de gravidade desse período técnico.

 O trabalhador típico desse período é o metalúrgico, tipo de operário que encontraremos espalhado pelos ramos metalúrgico, metal-mecânico e eletromecânico. O sistema de técnica e de trabalho desse período é o paradigma fordista”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (140 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com