TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Comentado do Artigo: A Importância da Psicologia Da Aprendizagem e Suas Teorias Para o Campo de Ensino-Aprendizagem

Por:   •  31/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.986 Palavras (8 Páginas)  •  499 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]  Universidade Federal da Grande Dourados

Faculdade de Ciências humanas

Curso de Psicologia

Acadêmica: Samara Vitória Dantas Queiroz

Disciplina: Laboratório de Textos Científicos Comum à Área  

Profª: Virginia Lima

Fichamento comentado do artigo: A Importância da Psicologia Da Aprendizagem e Suas Teorias Para o Campo de Ensino-Aprendizagem

NETTO, Arthur; COSTA, Orlando. A Importância da Psicologia Da Aprendizagem e Suas Teorias Para o Campo de Ensino-Aprendizagem. 2ª Ed. Goiânia: Puc Goiás, 2017.

Dourados- MS

24/03/21

Introdução

“A aprendizagem é um dos temas mais estudados pela Psicologia da Educação, pois praticamente todo comportamento e todo conhecimento humano são aprendidos.” (p. 216)

As teorias da aprendizagem estabelecem relação com as ações pedagógicas e refletem também sobre a maneira como as teorias estudadas questionam e se relacionam criticamente com as práticas que os professores têm em sala de aula para que aprofundem as relações entre o aprender e o ensinar com respaldo nas teorias que explicam tais práticas e que compreendam os processos de aprendizagem e suas relações com as diferentes dimensões do fazer pedagógico. (p. 216/217)

A Psicologia da Aprendizagem foca o indivíduo e o desenvolvimento intelectual de suas capacidades; a Psicologia Experimental aplicada à Educação busca normalizar comportamentos e ações em que culpabilizam aqueles que por algum motivo não se desenvolviam ou não aprendiam dentro do esperado. (p.217)

Comentário: A partir da contextualização do que é aprendizagem, vemos que a mesma é um dos temas mais estudados na psicologia da educação, e que é muito importante que os professores se aprofundem nas relações entre o aprender e o ensinar, já que as teorias da aprendizagem têm relação com as teorias pedagógicas.

1.Teorias da aprendizagem na educação 

“O termo “psicologia” é usado pela primeira vez em 1590 como título de uma obra escrita por Rudolf Goclenius (1547-1628), professor da Universidade de Marburgo na Alemanha e que ficou muito conhecido na época por suas contribuições à terminologia filosófica.” (p. 217)

“É importante ressaltar que a Psicologia surge como ciência de fato no século XX.” (p.217)

Jean Piaget (1896-1980), Wallon (1879-1962) e Vygotsky (1896-1934) têm sido considerados os representantes mais eminentes de um grupo de teóricos que procuram explicar a aprendizagem e o conhecimento humano dentro de uma linha histórica na qual o sujeito e o objeto interagem em um processo que resulta na construção e reconstrução das estruturas cognitivas. Sendo assim, esses teóricos foram denominados de teóricos interacionistas. (p. 217)

As Teorias Interacionistas ou Cognitivistas são de Base Dialética; no interacionismo, como o próprio nome já diz, há uma interação entre o sujeito e o objeto para a construção do seu conhecimento e para a construção dos próprios objetos. Assim, podemos perceber que as crianças constroem seu próprio conhecimento, em que o professor é apenas um mediador desse processo, pois conhecemos as coisas na forma em que elas são aprendidas pela nossa mente, que possui, a priori, conhecimento, sensibilidade, noções de tempo e de espaço. (p.217/218)

“Nesse sentido, segundo Lepre (2008, p. 313), “a teoria de Piaget é a matriz do Construtivismo, linha teórica proposta pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) para o planejamento, execução e avaliação das atividades pedagógicas [...]” (p. 218)

Para Emília Ferreiro e Ana Teberosky (1985, p. 28), “a teoria de Piaget não é uma teoria particular sobre um domínio particular, mas sim um marco de referência teórico, muito mais vasto, que nos permite compreender de maneira nova qualquer processo de aquisição de conhecimento” onde o professor é um mediador do desenvolvimento cognitivo do educando para ampliação da aprendizagem. (p. 218)

“As Teorias Comportamentalistas ou Behavioristas Radicais de Base Empírica postuladas por Skinner surgem nos EUA, em 1945.” (p. 218)

Nas teorias comportamentalistas, de base empirista, o ambiente, entre outros fatores, é primordial na aprendizagem, desenvolvimento e interação da criança com o meio em que está inserida, pois o comportamento, as ações e atos humanos são mensuráveis; logo, é possível serem medidos, comparados e avaliados os fenômenos, ações e reações comportamentais existentes dos mais diversos tipos. (p.218)

Comentário:  Aqui o autor traz dados sobre a psicologia, e que ela só surgiu como ciência no século XX. Também que Jean Piaget, Wallon e Vygotsky vêm sendo os representantes interacionista mais notáveis que procuram explicar a aprendizagem e o conhecimento em uma linha em que o sujeito e o objeto interagem na construção e reconstrução das estruturas cognitivas. Piaget para Lepre é a matriz do construtivismo e para Emília é um marco de referência teórica. O autor também traz uma abordagem das teorias comportamentalistas de base empírica, em que o ambiente entre os fatores é essencial na aprendizagem.

2.Implicações das concepções teóricas de Wallon, Piaget, Vygotsky E Skinner na prática pedagógica

“A escola é um espaço de formação que recebe muitas pessoas com pensamentos e ideias diferentes em vários aspectos: físicos, religiosos, políticos, culturais, familiares, econômicos, etc.[...]” (p. 218)

As práticas pedagógicas se baseiam em modelos ou concepções teóricas que auxiliam o professor a melhor ensinar e preparar suas aulas, sendo que algumas teorias se desenvolvem em tempos simultâneos com perspectivas e direções diferentes. (p.219)

No Behaviorismo, o processo de aprendizagem e conhecimento decorre da relação estímulo-resposta (S-R) e das ações praticadas pelas crianças, tendo como objetivo a aquisição de novos comportamentos ou a mudança dos já existentes; pois o ensino decorre da adaptação e planejamento de reforços através dos quais o aluno é levado a adquirir ou modificar uma conduta. (p. 219)

Assim, o behaviorismo deu contribuições eminentes na educação com controle e organização das situações de aprendizagem, elaboração de tecnologias de ensino, métodos de instrução e ensino programado em computadores que trouxe muitos avanços no processo de aprendizagem para testes em concursos, vestibulares e simulados eletrônicos. (p. 219)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (102.5 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com