TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Fichamento Poul Singer

Por:   •  20/5/2019  •  Resenha  •  380 Palavras (2 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 2

SINGER, P. O que é economia (Pag. 28 a 25) – A regulação pelo mercado do modo capitalista -Quarto capitulo

O autor inicia a discussão neste capitulo com a explicação de como é o funcionamento de uma empresa, a partir da sua produção, venda da mercadoria. Há uma explanação para além disso, explicando que há os “fatores de produção”, sendo este a força de trabalho, os salários, aluguel, espaço, equipamentos, matéria prima e etc. Outro aspecto tratado é o lucro, sendo este maior que os gastos citados anteriormente, onde este excesso serve para o investimento da empresa.

Na página 29, Singer define a Burguesia como classe proprietária e o Proletariado como classe não-proprietária, sendo respectivamente os donos dos arrendamentos, que adquirem o capital por meio do aluguel, e o que adquire a renda por meio da venda da sua força de trabalho.

Há uma análise dos “valores de uso”, o quais são impostos pelas empresas para que nos leve a pensar que necessitamos de tal produto para tal coisa. Isso é definido como sendo a regulação pelo mercado do modo capitalista.

Outra explanação do autor é sobre os valores das mercadorias. A mercadoria em si é trocável por outra mercadoria, porém nas “vitrines”, os vendedores querem obter um valor x por determinado produto. A capacidade de os consumidores comprarem o produto é dada pelas próprias empresas ao pagarem os salários dos trabalhadores. Há ainda o “signo de valor”, que é o valor potencial do produto que a empresa ainda não vendeu, mas usará esse valor futuro para pagar o empregado.

Esse funcionamento dá origem à um ciclo chamado produção-distribuição-consumo, onde o Burguês tem o “potencial valor da mercadoria”, paga o “valor de signo” para o proletariado e este consome o produto “devolvendo para o dono da empresa. No retorno deste dinheiro há o lucro (mais-valia) que assegura a produção da mercadoria.

A regulação pelo mercado capitalista cria a divisão social do trabalho, onde uma grande minoria recebe mais e um grande maioria recebe menos. Tal distribuição de renda tem regulação política e legal, não somente econômica.

A distribuição de renda, influencia diretamente nesta regulação, fazendo com que tenha momentos de crise, estagnação e prosperidade, uma vez que a lei da oferta e da procura demanda da capacidade de compra dos consumidores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (31.4 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com