TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mar De Aral

Monografias: O Mar De Aral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 3

Desenvolvimento

O Mar de Aral corresponde a um imenso lago de água salgada que se encontra no centro no continente asiático, esse é considerado um mar interior que se estabelece entre o Cazaquistão (norte) e o Uzbequistão (sul). Até 1960 ocupava uma área de 68 mil quilômetros quadrados, extensão essa que o colocava como o quarto maior lago do mundo.

O Mar de Aral foi vítima de uma grande catástrofe ambiental, em menos de trinta anos perdeu seu tamanho devido a ação antrópica, mais especificamente pelo desvio de parte de suas águas que foram destinadas à irrigação.

Atualmente o Mar de Aral esta com aproximadamente metade do seu volume original, reduzindo de forma significativa a quantidade de vida silvestre. As 178 espécies de animais diminuíram para 38, além disso, as atividades pesqueiras que produziam cerca de 25.000 toneladas de peixes por ano, atualmente não existe mais, devido a grande quantidade de sal que não favorece o povoamento dos peixes.

Diante da visão de várias embarcações encalhadas longe da margem, as autoridades abriram canais para levá-las ao mar aberto e nada conseguiram, porque o nível do Aral baixava mais rapidamente do que sua capacidade de escavar as valas.

O ponto de partida para a destruição do Mar de Aral ocorreu a partir da implantação do governo da URSS, do cultivo de extensas áreas de algodão, com aplicação de agrotóxico e substâncias para desfolhar as plantas.

Enquanto os verões ficaram mais quentes e curtos, os invernos passaram a ser mais rigorosos e longos – uma alteração que levou muitos fazendeiros a trocar o algodão pelo arroz, cujo cultivo exige ainda mais água. Das 73 espécies de aves, 70 de mamíferos e 24 de peixes antes encontradas na área, a maioria morreu ou migrou para outros lugares.

O desastre ambiental provocou também um profundo impacto na população local. Com a contaminação da água pelo sal e substâncias existentes nos fertilizantes e pesticidas utilizados nas plantações, a tendência de os moradores da região apresentarem câncer de garganta é nove vezes maior do que a média mundial, e a mortalidade infantil ali observada é a maior entre as antigas repúblicas soviéticas.

As previsões para a parte sul do que restou do Aral são sombrias, mas a salvação para a parte norte pode estar a caminho. A idéia, já tentada em 1992 e 1997, é construir uma barragem de 14 quilômetros entre as partes norte e sul do mar. Nas outras ocasiões, o material precário usado no dique entrou em colapso, mas na terceira tentativa feita entre 2001 e 2005 com recursos do Banco Mundial e do governo do Cazaquistão, a obra tem-se mostrado bem mais resistente.

A nova barragem é a peça central de uma ampla reformulação e conserto de 100 quilômetros de obras da era soviética. Esse trabalho aumentou a eficiência da água do Syr Darya, que agora irriga plantações e flui para o Aral Norte. Nos primeiros 12 meses após a conclusão da obra, o nível do Aral Norte subiu seis metros. Com as novas condições, já se observou o ressurgimento de gramíneas e juncos nas margens, além do retorno de pássaros aquáticos e outros animais de maior porte.

...

Baixar como  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »