TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Memoria da lu

Por:   •  6/5/2016  •  Ensaio  •  731 Palavras (3 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 3

MEMÓRIA

Luiza Souza nasceu no interior de Ecoporanga E.S [pic 1] no ano de 1969, nessa época era comum a parteira realizar parto e ela nasceu por meio de uma delas na qual a sua mãe relatou para ela. Morava em Muritiba onde vivi até os meus dezoito anos de idade.  Meu pai mineiro nascido em Salinas – MG  

[pic 2] e minha mãe capixaba, nascida em Ecoporanga E.S e minha mãe do lar e meu pai lavrador, Vivi toda minha infância juntamente com meus pais, tenho seis irmãos sou a de numero três, tivemos uma infância sofrida tínhamos que trabalhar na roça para ajudar os nossos pais.

    Lá era muito bom é um vilarejo onde todos se conhecem morávamos no nosso sitio ali plantávamos milho, feijão, mandioca, a nossa renda era mais da farinha que produzíamos para vender e eu juntamente com os meus irmãos ajudávamos com a mão de obra, com todo sofrimento éramos felizes ali, mas o meu pai era muito rígido e conservador não queria que eu arrumasse namorado ,quando completei 16 anos arrumei um namorado e me casei tive uma filha e quando ela completou dois anos me separei do pai dela deixando ela com o pai ,e me mudei para Vitória, arrumei um emprego na ATLANTIC uma indústria de madeira que pegava a madeira crua e transformava em compensados que ficava onde é o Atacadão hoje de Laranjeiras, trabalhei lá por dois anos, na década de 90 meus pais resolvem se mudar para Vitória vendeu o sitio e compraram uma casa no Bairro Vista da Serra/ Serra E.S, meu pai faleceu em 1995 e meu irmãos todos se casaram e minha mãe acabou ficando sozinha, eu também tinha casado novamente mas não deu certo acabei me separando. Tenho um filho de nove anos e moro atualmente com a minha mãe nesse mesmo bairro.    

Me pego às vezes, relembrando o passado, e posso notoriamente comparar aos dias atuais, que não se tem infância, adolescência e nem juventude como antigamente. As pessoas estão se perdendo em seus valores, e todo amor e obediência aos pais, avós etc..,  estão escassos.

A memória de um passado iniciado com muita dificuldade na vida de meus pais me faz valorizar hoje cada conquista adquirida, cada atitude tomada e cada passo a ser dado.

Há um ano e meio atrás retornei os meus estudos, onde freqüento uma faculdade e me sinto feliz e retomada a um sonho que deixei adormecido no passado, para poder trabalhar criar e educar meus filhos. E busco a cada passo, por dias melhores. Sinto-me orgulhosa e privilegiada em todo decorrer desta minha trajetória, pois somente com uma memória eficaz e dedicada, especialmente pelos meus pais, pude me tornar um ser humano melhor. Tentando a cada dia passar o meu melhor para meus filhos e criação hoje de meus netos, a minha filha é formada em letras e atua como professora em Ecoporanga, eu daqui dois anos e meio serei uma pedagoga.

No decorrer de todos os anos passados e vividos sempre vamos visitar familiares em Ecoporanga, terra natal da minha mãe.

Nos dias atuais quando retornamos lá, vem à saudade da velha infância, das brincadeiras e amizades, uma parte da história que ficou na lembrança. A velha Muritiba, hoje já não é a mesma, devido à seca está faltando água lá está sendo abastecida pelo caminhão pipa, mas o que aconteceu por lá foi à ação do homem que desmatou as florestas que lá existia e os rios secaram não tem mais água é triste olhar aquele lugar hoje e não ver mais os rios, as lagoas, as represas que pescava é muito triste.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (480.7 Kb)   docx (395.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com