TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O NÚCLEO DE ESTUDOS TRANSDISCIPLINARES EM EDUCAÇÃO BÁSICA

Por:   •  9/11/2022  •  Dissertação  •  1.022 Palavras (5 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]                                          [pic 2]

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - UFPA

NÚCLEO DE ESTUDOS TRANSDISCIPLINARES EM EDUCAÇÃO BÁSICA - NEB

Disciplina: Introdução à Educação

Ministrante: Prof. Dr. Fabrício Carvalho

Aluno/a: Matheus Lobato Lobato

Matrícula: 202077040021

FICHA DE REGISTRO E ACOMPANHAMENTO DA APRENDIZAGEM

REGISTRO DE ACOMPANHAMENTO DAS APRENDIZAGENS

Sobre as categorias em destaque, registre no primeiro dia de aula sua compreensão sobre:

CATEGORIA

PRIMEIRA AULA

ÚLTIMA AULA

Educação

É a ciência que promove os cidadãos a interagir uns

com os outros. Fomentando respeito, igualdade e o

pensamento critico, elevando a sociedade a ter uma

condição social.

Professor/a

É o agente responsável por transmitir o saber é os

conceitos necessários para a formação da sociedade.

Aluno/a

É o beneficiário do conhecimento transmitido pelo

Professor.

Escola

É o lugar de aprendizado, onde os alunos são

formados para o futuro. Palco do saber.

ATIVIDADE DIRIGIDA - 1

Com base na leitura do texto - PARO, Vitor. Educação, Poder e Educação e poder In: Educação Como exercício do Poder: crítica ao senso comum em educação. Editora Cortez: Questões da nossa época, 3ª edição, p. 20 a 75, 2014; identifique e explique os conceitos centrais trabalhados pelo autor.

Educação

De primeiro momento, o autor aponta uma visão não cientifica do significado associado a Educação, ele expõe do senso comum, Educação é a passagem de conhecimento, onde o professor possui o conhecimento e transmiti ao aluno, um ponto validado a destacar é quando o escritor exemplifica que se for analisar uma aula no meio universitário e do ensino fundamental é a mesma aula, o professor transmitindo conhecimento para alunos sentando. No entanto, o autor aponta uma visão cientifica do significado de educação, que vai muito além de apenas repassar conhecimento, ele fala que de forma cientifica tem o termo educação tem um sentindo mais amplo que “consiste na apropriação da cultura. Esta, entendida também de forma ampla, envolve conhecimentos, informações, valores, crenças, ciência, arte, tecnologia, filosofia, direito, costumes, tudo enfim que o homem produz em sua transcendência da natureza        “. Dessa forma, essa visão cientifica não visa apenas que o ser humano devolva habilidades capazes de responder teste e consigam passam no vestibular ou até mesmo ingressar no mercado de trabalho, mas que busca a formação do homem e a sua integralidade.

    Poder

O autor trabalho no segundo capitulo do livro a respeito de poder, o poder que supõe o ser humano como sujeito, nesse sentindo o poder pode ser visto de duas maneiras, como capacidade de agir sobre as coisas e o poder como capacidade de determinar o comportamento de outros. É exemplificado no livro ainda as formas de exercício do poder, que pode ser dividida em três, como: a coerção, a manipulação e a persuasão. Na coerção, existe um conflito entre quem detém o poder e quem é objeto do poder, com isso, o poder é exercido contra a vontade. Na manipulação, quem detém o poder provoca mudança de comportamento no outro, ocultando ou camuflando o seu verdadeiro interesse, com isso, as suas intenções não são reveladas e utiliza meios específicos para exercer seu poder. Por ultimo temos o poder persuasão, que existe conflito entre as duas partes, a pessoa que é objeto do poder realiza pois quem possui o poder convenceu a sua mudança de comportamento. No segundo caso

Educação e Poder

Todo processo educativo envolve de certa parte o poder, visto que, o professor precisar exercer o seu poder sobre o aluno para que o seu trabalho tenha resultados, o trabalho do professor só tem sucesso se ele exercer seu poder e transmitir seu conhecimento. No entanto, o autor frisar que é importante por parte do professor extinguir que o aluno queira aprender, desenvolvendo a curiosidade sobre os seres humanos em querer aprender.

No processo educativo, o professor tem a pretensão de modificar o comportamento alheio que no caso é o educando. Existem duas relações de educação e poder, a primeira o educador tentar impor os componentes culturais contra a vontade do aluno, utilizando para isso da coerção ou da manipulação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (142.8 Kb)   docx (59.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com