TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Passado Colonial

Por:   •  14/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  523 Palavras (3 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO AMERICANA

PRODUÇÃO TEXTUAL – AMÉRICA COLONIAL

Carolina Cavedoni Moraes

Influências de um passado colonial

O passado colonial do Brasil, influenciou significantemente o presente do  país.Além da influência cultural, afetou a qualidade de vida da população, o estado, a educação, a economia e demais setores  sociais. Uma teia vem sendo construída desde 1500. .

Até meados do século XX, o Brasil recebia uma quantidade significativa de imigrantes portugueses, o que influenciou muito a cultura brasileira, o calendário festivo e religioso, as festas juninas e o carnaval, por exemplo foram introduzidos no país, por seu colonizador. Até personagens folclóricos como o bumba meu boi, a cuca e cantigas de roda tiveram a influência de Portugal.No campo artístico, a cultura portuguesa introduziu no Brasil colônia movimentos artísticos europeus: renascimento, maneirismo, barroco, rococó e neoclassicismo.

A literatura, , arquitetura e artes no Brasil colônia sofreram imensa influência portuguesa, o jesuíta Padre Antônio Vieira é um clássico exemplo de uma influência positiva de Portugal, porém heranças generosas se limitam nos campos das artes. Já que a religião, escravidão, submissão, colonização e outras mazelas nos foram impostos pela coroa portuguesa. Até, a língua falada, o português, contribui negativamente, já que gera um certo distanciamento com nossos vizinhos hispanohablantes.

 A "economia nacional", segundo Caio Prado, e com ela a nossa organização social, assentada numa larga base escravista, não comportava uma estrutura política democrática e popular (Apud Freire, 1999, p. 75). Paulo Freire citou em seu primeiro livro, “Educação e atualidade brasileira”, a expressão “inexperiência democrática” que foi fruto de um enraizamento histórico, que só poderá ser modificado através da educação.Os colonizadores objetivavam a exploração da terra para fins comerciais, não havia oportunidade de diálogo para o povo, não existiu participação da população nos assuntos públicos, e foi assim que a América expandiu.

Diante às características da colonização, o homem não teve a oportunidade de resolver os problemas comunitários, causando-lhe portanto uma falta de consciência, submissão, o que gerou nos dias atuais, uma certa acomodação nas populações de alguns países da América Latina. O povo assistiu à proclamação da República "bestificado", afirmou Aristides Lobo (Apud Freire, 1999, p. 89). Freire defendia ainda que a democratização, começou a ser possível, através dos surtos de industrialização, pois o povo passaria a se organizar e a participar mais efetivamente da solução de problemas da comunidade. Talvez se o autor tivesse a oportunidade de avaliar a democracia e a educação atuais, faria algumas ressalvas a respeito de sua confiança na industrialização.

Há ouro de Minas Gerais até os dias atuais, nos cofres europeus, o que na época, impulsionou a economia Europeia. Até depois do encerramento da colonização, o setor econômico brasileiro, continua com a Divisão Internacional do Trabalho(DIT), uma característica que torna o país periférico na economia mundial.

O passado histórico do Brasil, parece ter enraizado de tal forma, que influenciou quase todas as áreas do país, a mais preocupante é a educação, pois é a única que pode nos livrar do mal da colonização, e nos permitir vivenciar uma verdadeira democracia, com menos omissão e conformismo e assim, lutar pelo desenvolvimento dos outros setores brasileiros, é como uma pirâmide, e o alicerce sempre será educacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (77 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com