TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Construção de Um Passado Pré-Colonial: Uma Breve História da Arqueologia no Brasil

Por:   •  11/7/2019  •  Resenha  •  675 Palavras (3 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 3

Barreto, Cristiana. A construção de um passado pré-colonial: Uma breve história da arqueologia no Brasil. São Paulo: Revista USP, 1999-2000. p. 32-51.

Como surgiu a arqueologia no Brasil? Qual a experiência dos Museus ligados aos estudos arqueológicos?

Naturalistas franceses e alemães realizavam expedições no Brasil antes mesmo de se instalar a Corte Portuguesa, escolhendo a Amazônia como destino predileto estudavam o homem e a natureza.

Alexandre von Humdoldt propôs a primeira teoria sobre o surgimento das nações americanas com base em estudos antropológicos, foi impedido pela Coroa Portuguesa de realizar expedições em território nacional pois suas teorias pareciam prejudiciais aos seus interesses. Nesse contexto a Coroa Portuguesa incentivou as expedições que se tornaram oficiais. As primeiras expedições arqueológicas foram: Eschwege (1809), Wied Neuvied (1815), Saint-Hilaire (1816-22), Koster (1816) e von Martius (1818-21). O pensamento desenvolveu-se sobre um passado pobre indígena, pois não se via nenhum império e civilizações como os Incas ou Astecas.

Em 1808 foi fundado o Museu Real e com a República batizado de Museu Nacional, serviu ao incentivo dos estudos da botânica e zoologia e era o local onde eram depositadas as peças arqueológicas de proveniências diversas. Não menos importante foram as descobertas de Peter Wilhem Lund, naturalista dinamarquês que em 1834 em Lagoa Santa, Minas Gerais encontrou restos de esqueletos humanos fossilizados em meio a ossadas de animais pleistocênicos. Suas descobertas comoveu a D. Pedro I que resolveu investir de forma mais contundente nas expedições e estudos arqueológicos brasileiros.

Ladislau Neto foi o primeiro arqueólogo inserido nos quadros do museu e publicou a primeira síntese de arqueologia do país, intitulada: Investigações sobre a arqueologia Brasileira 1985. A questão indígena sofria influência do nacionalismo europeu e em debates em torno de evolucionismo racista é que a arqueologia ganhou papel de registrar vestígios humanos e documentar para as várias teorias em voga.

No Museu Paulista a herança do naturalismo alemão ganhou presença, em Ihering, fundador do Museu encontra-se uma arqueologia esvaziada de dimensões humanas e sociais. Ele publicou mais de 20 obras sobre arqueologia brasileira, ele defendia uma postura eurocêntrica diante da questão dos sambaquis.

E o Museu Paraense teve importância por sua posição estratégica de expedições para a Amazônia. A institucionalização da arqueologia pelos museus ocorreu as margens dos ideais nacionalistas da Nova República como dos ideais românticos de revalorização do passado nacional.

Em que contexto surgiu a arqueologia na Universidade? Qual a implicação das influências estrangeiras na arqueologia brasileira?

Em projetos mais amplos dos estudos das ciências sociais no Brasil e com a preocupação do estudo sobre um patrimônio em crescente de destruição, a arqueologia surge nos meios acadêmicos com proposta envolta a uma política preservacionista.

Surgiu primeiramente de forma isolada e mostrando um grande vácuo em sua teoria, introduzido como o modelo francês de estudo da pré-história como período que antecede a escrita. A arqueologia brasileira, também não se aproximou da história marxista e nem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (36.9 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com