TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Principal Conceito de Política

Por:   •  16/10/2018  •  Abstract  •  1.109 Palavras (5 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 5

O que é política?

O principal conceito de política é ligado ao ato de governar e tomar decisões.

A palavra tem origem do grego, que significa bem comum dos cidadãos.

Surgiu na Grécia Antiga, depois das formações faz cidades gregas, a necessidade foi dada graças ao surgimento das classes sociais populares que desejavam participar das decisões sobre a cidade.

Foi nesse modelo político da Grécia que surgiram alguns conceitos que ainda hoje fazem parte da política. Por exemplo:

-a igualdade de todas pessoas diante da lei, tanto para direitos como para obrigações;

-o direito ao voto;

-direito de participação nas assembleias e nas decisões;

-reformas sociais que beneficiassem os cidadãos;

Função do presidente na república:

Numa República presidencialista como a nossa, o presidente é a principal autoridade do Poder Executivo, ele é o maior representante do seu povo, cabe a ele as tarefas de chefe de estado de governo.

O presidente é uma figura essencial dentro do nosso sistema político, porque exerce funções muito importantes. Como pensar e executar políticas públicas, escolher ministros, sugerir, vetar ou sancionar projetos de lei aprovados pelo Legislativo.

Passado do candidato João Goulart:

Pelo PDT, Goulart Filho disputou a eleição de 1982 para deputado estadual do Rio Grande do Sul e foi eleito. Segundo a Assembleia Legislativa gaúcha, ele não apresentou projetos de lei. Seus assessores destacam uma ação parlamentar em defesa de direitos fundamentais nos últimos anos do regime militar. Ele voltou a ocupar um cargo público em 1998, quando assumiu a presidência do Iterj (Instituto de Terras do Rio de Janeiro) durante o governo de Marcelo Alencar. Na mesma gestão, assumiu a Subsecretaria de Agricultura na gestão do então governador Anthony Garotinho, na época também do PDT.

• Propostas:

educação:

- universalização do ensino médio

-aumento salarial dos professores

-incentivo do ensino integral

saúde:

-elevação do orçamento da saúde para 15% da receita da união

-fim da gestão por meio de organizações sociais

-reestruturação da atenção primária à saúde

transporte?

Fortalecer a transição para combustíveis menos poluentes e estimular políticas de transporte coletivo. No transporte geral, ampliar os investimentos nas ferrovias e hidrovias e na integração entre os vários modais. Para isso, será recriada a Rede Ferroviária Federal S.A (RFFSA). Além disso, pavimentar e recuperar as estradas federais, bem como reduzir o preço dos pedágios.

investimentos tecnológicos:

-construção do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, “esvaziado após a desastrosa fusão com o Ministério das Comunicações”.

-elevar o investimento em pesquisa de 1% para 3% do PIB nos próximos quatro anos, equiparando-o ao de países como a China, Japão, Coreia do Sul, Suécia, França, EUA e Alemanha;

- Baseado no Plano de Ciência e Inovação Tecnológica, da Academia Brasileira de Ciências (ABC), desenvolver a engenharia nacional e os setores de tecnologia de ponta

segurança:

-aprimorar a inteligência policial

-integração entre os governos

-criação de conselhos comunitários de segurança.

projetos sociais:

A favor da manutenção do Bolsa Família.

- Aumentar a licença maternidade para um ano.

Passado do candidato Ciro Gomes:

Ciro disputou sua primeira eleição em 1982, para deputado estadual. Foi eleito e depois reeleito em 1986, mas não concluiu o mandato. Em 1988, ele decidiu disputar a prefeitura de Fortaleza e venceu sua primeira eleição a um cargo no Executivo, aos 30 anos. Bem avaliado, o então prefeito decidiu abrir mão do mandato para se candidatar ao governo do Ceará em 1990. Ele foi eleito no primeiro turno. Quando fala de sua gestão no estado, Ciro costuma citar a redução da taxa de mortalidade infantil, ação que rendeu a ele e a seu antecessor, Tasso Jereissati, uma premiação do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) em 1993. Em 1994, Ciro era um dos governadores mais bem avaliados do país, com 74% de aprovação. A despeito da popularidade, o governador antecipou a saída do cargo para assumir o Ministério da Fazenda na reta final do governo Itamar Franco, responsável pela implantação do Plano Real. Os quatro meses como ministro foram marcados por ações consideradas controversas por parte da equipe econômica (como a redução de alíquotas de importação de centenas de produtos) e por declarações polêmicas.

Ao final de sua passagem pela Fazenda, Ciro foi estudar na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (51.7 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com