TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Economia Mineral da China 2006

Por:   •  30/11/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.114 Palavras (9 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE DO VALE DOS SINOS-UNISINOS

[pic 1]

GEOLOGIA DE BAIXA

CARLA KLEIN

ARGILOMINERAIS

SAMUEL SALDANHA SARMENTO

São Leopoldo, 16 de Abril de 2012

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo pesquisar características do tipo: Fórmula química; composição química; mineralogia; classificação; utilidades e ocorrência de sete argilominerais (caulinita, talco, montmorilonita, vermiculita, ilita, biotita e clorita) e apresentar de forma sucinta tal pesquisa. A fim de esclarecer dúvidas, trazer conhecimento para identificação dos mais diversificados tipos de minerais, e entender sua ocorrência a associação.

CAULINITA

Fórmula Química: Al4Si4O10(OH)8 

[pic 2]

Caulim ou Caulino – Minério composto por silicatos hidratados de alumino (Caulinita, por exemplo); Fonte: Bravo. Pizarro - www.numismatas.com.

Mineralogia:

  • Cristalografia Pseudo Hexagonal
  • Classe Prismática
  • Biaxial (-)
  • Hábito Micáceo
  • Clivagem perfeita em (001)
  • Dureza (2 - 2,5)
  • Densidade (2,6 - 2,63)
  • Brilho Terroso
  • Cor branca (de acordo com o nível de impureza)

Classificação:

         A Caulinita apresenta estrutura de empilhamento regular de camadas denominada 1.1, um mineral da família dos minerais difórmicos, sendo que cada camada consiste de uma folha de tetraedros de sílica (SiO4)  e uma folha de octaedros Al2(OH)6 chamada de folha de gibsita, sendo portanto classificada como dioctaédrica. Apresenta estrutura fortemente polar, sem substituições de cátions dentro da estrutura cristalina que é eletricamente neutra. Tem como característica baixa plasticidade e forte ligação nas camadas no plano de clivagem, dificultando a penetração de moléculas de água entre as camadas, ou seja, baixa retenção de água.

[pic 3]

Composição Química:

Conforme banco de dados relacionados à UNESP (Universidade Estadual Paulista) a composição da Caulinita é dada por: -  Silicato de alumínio hidratado, com 39,5% Al2O3 - 46,5% SiO2 - 14,0% H2O.

Utilidades:

Segundo dados disponibilizados pela UNESP, temos como usos principais da caulinita a utilização como matéria-prima básica na fabricação de porcelanas em geral, utilização na indústria química para produção de tintas e formação de pigmentos a base de anilina, aplicação a industria têxtil em processos que necessitam de endurecimento ao produto, produção de papel, cimento, incorporação em sabões, pós dentifrícios e gesso para parede, presente na produção de borracha de alta qualidade utilizada em luvas médicas e parte interna de algumas armas, no campo medicinal serve como absorvente a toxinas do aparelho digestivo e matéria incorporada a cosméticos.

Ocorrências:

A Caulinita é o argilomineral mais frequente encontrado na natureza, é produto do intemperismo gerado no processo de hidrólise parcial em condições pobres de drenagem em que todo o potássio é eliminado e permanecem 66% da sílica. Geralmente associada a minerais aluminosos, solos e produtos de alteração. Ocorrência em alteração de feldspatos, feldspatóides e outros silicatos, podendo também ocorrer por processos diagenéticos, compactação e cimentação por exemplo. Ocorre predominantemente em solos ácidos de regiões tropicais e subtropicais, apresenta como característica física aos solos a aeração, agregação e permeabilidade.

TALCO

Formula Química - Mg6(Si8O20)(OH)4 

[pic 4]

Mineralogia:

  • Pseudo Hexagonal
  • Classe prismática
  • Biaxial (-)
  • Clivagem perfeita em (001)
  • Hábito Micáceo
  • Dureza 1
  • Cor verde pálido, amarelo ou cinza-esverdeado

Classificação:

O Talco apresenta estrutura 2.1, ou seja, é um mineral da família dos trifórmicos, onde suas camadas são classificadas como trioctaédrica. Tem como característica a sedosidade e baixa dureza, facilitando a sua identificação em campo.

[pic 5]

Composição Química:

O talco é um Silicato de Magnésio composto por:  MgO= 31,7%, SiO2=63,5%, H2O=4,8%.

Utilidades:

O Talco é um dos minerais mais utilizados da indústria, grande parte cerca de 75%  é empregada no ramo da produção de cerâmica (pisos, azulejos, louças em geral), mas temos muitas outras áreas como: Produção de sabão, tintas, borrachas, papel, cosméticos, isolantes térmicos, bicos de lâmpadas, velas para automóveis, polimento de arroz. Na maioria dos casos o talco é moído, portanto é muito importante a granulometria e o nível de pureza do mineral para a aplicação como matéria-prima nos mais diversificados produtos. Quanto maior a pureza melhor será a qualidade dos produtos gerados por meio dele associados a outros minerais e produtos químicos. Logo, deve-se ter muita atenção nas propriedades físico-químicas do mineral antes de utilizá-lo.  

Ocorrências:

O talco se faz presente por diversos eventos geológicos, e ele está geralmente associado a minerais como: Biotita, clorita, serpentina e carbonatos em geral. Possui como característica que facilita a identificação a baixa dureza. A ocorrência do talco é dada por processos de alteração hidrotermal de minerais que possuem magnésio em sua composição, e por processos de metamorfismo regional ou de contato sobre calcários ou rochas ultrabásicas de acordo informações divulgadas pela UNESP.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (424.7 Kb)   docx (270.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com