TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia da China

Resenha: Economia da China. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  Resenha  •  242 Palavras (1 Páginas)  •  312 Visualizações

Jones Newswires.

Disponível em: < http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Artigo/CIECO054533.html>. Acesso em: 20 out 2012.

Economia da China

Nos últimos 30 anos, a economia chinesa passou de um sistema de planejamento centralizado e, em grande parte, fechado ao comércio internacional, para uma economia mais orientada ao mercado, com um setor privado em acelerado crescimento. A China denomina esse sistema de "economia de mercado socialista".

Hoje, a China é um importante parceiro comercial para muitas nações. Tornou-se membro da OMC (Organização Mundial do Comércio) em 2001. Seu PIB fica atrás apenas dos EUA, considerando o poder de paridade de compra das moedas. Desde 1978, ano do início das reformas econômicas, o PIB chinês tornou-se dez vezes maior. O PIB per capita, entretanto, ainda é equivalente ao de um país em desenvolvimento e inferior ao do Brasil.

Com 1,3 bilhões de habitantes e elevado crescimento urbano, a China ainda sofre constantes desafios com relação a aspectos básicos, como alimentação, habitação e emprego. Bicicletas ainda é o principal meio de transporte.

Porto de Hong Kong, um dos mais importantes da Ásia. Desde 1997, Hong Kong é uma região administrativa especial da China, anteriormente administrada pelo Reino Unido. Possui uma economia de livre mercado. Também, um dos principais mercados financeiros do mundo, com um PIB estimado em mais de 300 bilhões de dólares.

Até o final de 2007, cerca de 7 mil empresas chinesas fizeram investimentos diretos de 118 bilhões de

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com