TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório Geométrica

Por:   •  11/1/2023  •  Trabalho acadêmico  •  373 Palavras (2 Páginas)  •  53 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA [pic 1]

                        Instituto de Ciências Agrárias – ICIAG

Geomática 1

RELATÓRIO TÉCNICO DAS AULAS PRÁTICAS

Aparecida de Oliveira Jorge – 12111AGR007

Agronomia – Turma 71ª

Professor: Gabriel Guimarães

Uberlândia, agosto de 2022.

  • TEORIA DOS ERROS EM OBSERVAÇÃO APLICADAS ÀS MEDIDAS DE DISTÂNCIAS E ÂNGULOS

Para efetuar qualquer tipo de medição, seja de direções, desníveis ou ângulos, é inevitável que aconteçam erros. Vários fatores podem ocasionar os erros, como variações das condições ambientais, problemas nos equipamentos, ou falhas da própria pessoa que efetuou a medição. Esses erros podem ser classificados como erros grosseiros, sistemáticos ou aleatórios.

Erros grosseiros são falhas ao realizar a medição, como erro na leitura ou na identificação do alvo. Erros sistemáticos são os efeitos da temperatura e da pressão, que podem alterar as medições. E os erros aleatórios são os que não seguem nenhum padrão, ocorrem em um sentido e depois em outro.

  1. Alinhamento;

Na aula prática do dia 31/05/2022 foram feitas medidas de distância entre dois pontos, utilizando duas balizas e uma trena, cada baliza foi posicionada em um ponto fixo e foram feitas medições da distância entre elas com a trena. Cada aluno realizou cinco medições da mesma distância, para que fosse possível calcular o erro, já que houveram variações de alguns centímetros entre cada medida.

Abaixo, os resultados obtidos:

1

2

3

4

5

Distância

27,67 m

27, 62 m

27,61 m

27,67 m

27,55 m

Para indicar a precisão, usa-se a fórmula do desvio padrão:

[pic 2]

A partir das medidas e da fórmula apresentadas acima, foi possível realizar o cálculo do erro, obtendo-se o resultado de 0,0498 m.

  1. Medidas Angulares

Na aula prática do dia 07/06/2022, foram realizadas medidas de ângulo, utilizando novamente duas balizas, porém, dessa vez, com o auxílio do Teodolito – equipamento de grande precisão, que é usado na topografia para medir ângulos horizontais e verticais. Cada baliza foi posicionada em um ponto fixo e o equipamento entre elas, era feita uma visada em Ré e uma em Vante, girando o equipamento em sentido horário a cada visada. Nessa prática também foram realizadas cinco medidas por cada integrante do grupo. Abaixo, os resultados obtidos:

1

2

3

4

5

Vante

Vante - Ré

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (83.5 Kb)   docx (207.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com