TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Rio Ganges e Suas Crendices

Por:   •  13/12/2016  •  Projeto de pesquisa  •  860 Palavras (4 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 4

1. INTRODUÇÃO

Nosso projeto fala sobre o Rio Ganges, um dos rios mais poluídos do mundo e sua rica cultura religiosa.

1.1Situação

O trabalho tem como objetivo de estudo os o Rio Ganges, abordaremos a historia da criação do Rio na religião hindo e a situação atual que se encontra.

1.2 Justificativa

O tema foi escolhido a partir de uma lista fornecida pela equipe de professores e direção para trazermos informações mais detalhadas sobre tal assunto. Queremos conhecer a história reliosa e o problema que o rio sofre hoje em dia com a poluição.

 

1.3 Problema

Por que o Rio Ganges é considerado o rio mais poluído do mundo?

1.4 Hipótese

Os Hindus acreditam que serão purificados e se libertarão da servidão material se suas cinzas ou cadáveres forem jogados no rio, contribuindo assim com a poluição do rio.      

1.5 Objetivo Geral

A importância religiosa e a poluição do Rio Ganges.

1.6 Objeto Especifico

Informar o quanto é rica a cultura religiosa que envolve o rio Ganges e alertar sobre o problema de poluição.

2. RIO GANGES

Rio Ganges localiza-se no norte da Índia. Sua nascente mais distante é o Rio Bhagirathi, que nasce do degelo no alto das montanhas do Himalaia. Depois de completar um percurso de cerca de 210 km o Bhagirathi se junta ao Alaknanda pico mais alto do Himalaia na cidade de Devprayag, formando o Ganges. O Ganges possui cerca de 2.525 km de extensão e flui pelo norte da Índia até encontrar-se com o rio Brahmaputra em Bangladesh e formar o Delta do Ganges, que deságua no Oceano Índico, na Baía de Bengala.

bacia hidrográfica do Ganges ocupa uma superfície estimada em cerca de 1.080.000 km² e inclui os afluentes do Ganges. Entres os principais afluentes estão os rios Yamuna, Gandak, Ghaghara e Filho. Essa bacia começou a ser habitada por seres humanos desde os tempos antigos, sendo considerado o berço da civilização indiana. Atualmente ela é densamente povoada.

2.1 Religião

O Ganges é considerado um rio sagrado pela população hindu da Índia. Eles acreditam que a deusa Ganga desceu do céu para habitar o rio, por isso eles tomam banho e bebem a água do rio, acreditando que seus pecados serão purificados. Hindus devotos visitam o Ganges diariamente para oferecer comida e flores para a deusa.
Por conta disso, faz parte da tradição indiana lançar seus mortos no rio, que são cremados em cima
 de balsas, encerrando o ciclo de morte e reencarnação. As vacas são animais santos no país e seus corpos também são jogados no rio quando morrem.

2.2 Poluição

Apesar do significado religioso e importância para o povo da Índia, o Ganges é um dos rios mais poluídos do mundo. A poluição é causada por dejetos industriais e humanos. Muitas indústrias despejam seus resíduos sem tratamento diretamente no rio. Além disso, as atividades religiosas aumentam a poluição com as oferendas jogadas no rio. Restos humanos e de animais também são jogados no rio.

2.3 Economia

Na bacia do Ganges o solo é bastante fértil. Na época de chuvas, geralmente de junho a setembro, o Ganges inunda grandes extensões de terra, fertilizando o solo e favorecendo a agricultura, com destaque para os cultivos de arroz, milho, trigo, cevada, cana-de-açúcar, juta e sementes oleaginosas, o que torna essa região uma das mais produtivas da Ásia. Durante o resto do ano o Ganges flui em nível baixo e é fonte de irrigação para uma extensa região.

2.4 Curiosidades

A cena de imensas fogueiras para cremar os corpos dos mortos, se repete todos os dias. As mulheres estão proibidas de assistirem às cerimônias de cremação, porque ao chorar, impedem que a alma vá para o Nirvana. Não são cremados: bebês, crianças de até cinco anos de idade, brâmanes, mulheres grávidas, sadhus, iogues, pessoas que morreram picadas por cobras, vítimas de hanseníase ou varíola e animais. Quando o rio está com baixo volume de água, o “ghat” fica com três níveis: inferior, médio e superior. A casta inferior é cremada no nível mais baixo do solo e a casta mais alta no nível mais alto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »