TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Rural E Suas Implicações No Mundo Moderno

Por:   •  6/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.641 Palavras (7 Páginas)  •  65 Visualizações

Página 1 de 7

Município de Bom Jardim.

Bom Jardim um município da região Serrana do estado do Rio de Janeiro, tem sua história muito ligada a agricultura e seu poder de expansão. Tudo começou há muito tempo, na época do I reinado (1822–1830), onde o Imperador tinha em mente dar continuidade à iniciativa tomada por D. João VI, que na época de seu reinado no Brasil, atraiu, cerca de, 261 famílias de imigrantes suíços para o Cantão de Friburgo, atualmente é o município vizinho de Bom jardim, denominado de Nova Friburgo. Muitos historiadores acreditam que essa iniciativa teve a intenção de “europeizar” a Serra Fluminense. Mas, o plantio do café, com a mão de obra escrava, já tomara conta das grandes fazendas da região de Cantagalo, outro município vizinho de Bom jardim que teve influência na sua criação, a mão de obra dos suíços seria utilizada como um complemento nesse caso. De modo a expandir ainda mais seu território a Coroa Portuguesa passou a distribuir cartas de sesmarias na região de modo a promover a sua ocupação.  Nas margens do Rio Grande onde se localiza o município de Bom Jardim, não foi “gritado” o grito da independência se é isso que você está pensando, mas sim foram solicitadas várias sesmarias, assim ampliando ainda mais esse território. Com o avanço das lavouras cafeeiras, começaram a surgir rotas de trânsito das tropas que levavam o café para capital, com isso Bom Jardim beneficiou-se e passou também a produzir. Com essa produção obteve certa autonomia e, em 1875 foi aberto o ramal ferroviário até Bom Jardim, assim, elevando o povoamento em torno. Após longos anos e uma série de acontecimentos, com a proclamação Republica muitas coisas mudaram e, após outros longos anos em 1893 no dia 5 de março emancipou-se de Nova Friburgo. Atualmente Bom Jardim, compõe-se dos distritos Bom Jardim, Banquete, São José do Ribeirão e Barra Alegre, todos tiveram seu início a partir da agricultura e seu cultivo.

Figura 1- Rua principal de Bom Jardim e a linha férrea ao longo da qual se desenvolve a cidade. (RJ) – 1957.

[pic 1]

Fonte: Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rj/bom-jardim/historico.  Acesso em 25 de fev. 2023. 

Atividades econômicas do município.

Hoje em dia as principais atividades estão voltadas para Agricultura, Pecuária, Confecções e Produção de Flores de Corte. A região em si, sofre uma forte influência de sua criação, portanto, possui uma forte tradição agrícola. Bom Jardim é considerado um dos maiores produtores de café da região, tendo até sua própria marca de café, o café bom-jardinense, entramos em contato com a empresa para uma pesquisa sobre sua história e as mudanças que a agricultura causou na vida de alguns funcionários. Em uma breve séries de perguntas enviadas para a empresa do café Bonjardinense, levantamos os seguintes questionamentos e obtivemos as seguintes respostas (em negrito):

  1. Em sua opinião o Agronegócio de Café teve uma mudança significativa desde da fundação da empresa?”; “Muito significativa a mudança, o agro cresceu em proporções que não se imaginava, nossa impressa se desenvolveu muito com as proporções que ele teve”.

  1. “Quais são as maiores dificuldades enfrentadas em relação ao comércio de café atualmente?”; “Eu diria que a gestão da empresa em relação ao comercio externo, hoje em dia muitas coisas estão diferentes as questões do café torrado e moído principalmente”

  1.  “Com o avanço do Capitalismo vocês sentiram grandes mudanças na forma de produção.”; “Com toda certeza, as maquinas ajudam bastante na produção e colheita, no plantio, em todo processo e graças a ele tivemos um avanço na questão do aumento da produção que ajudou bastante no crescimento na empresa”
  1. “A empresa tem outros meios lucrativos?”; “Nossa prioridade é a produção de café, já que somos umas das maiores empresas da região nesse quesito. A empresa também é aberta a visitações, já que somos algo de extremo valor histórico e econômico para o município de Bom Jardim, mas nada cobrado tudo de forma gratuita.”
  1. “Na produção do café, vocês aderiram a meios mais rápidos, como agrotóxicos e insumos, devido à pressão capitalista ou se mantiveram firmes nos meios de produção tradicionais?” “Usamos as maquinas ao nosso favor, na questão dos agrotóxicos acreditamos que não se encaixam no nosso perfil de tradição e qualidade”.

Figura 2 – Café Bonjardinense.

[pic 2]

Fonte: disponível em: http://www.cafebonjardinense.com.br/empresa.html.  Acesso em 25 de fev. 2023.

Figura 3 – Trabalhador do café Bomjardinense.

[pic 3]

Fonte: disponível em: http://www.cafebonjardinense.com.br/empresa.html.  Acesso em 25 de fev. 2023.

Além do café, temos grande diversificação dos produtos agrícolas no espaço rural, como, por exemplo, é um forte fornecedor de hortaliças, e de legumes.  Esses fatores agrícolas alavancam Bom Jardim há muito tempo, além das mudanças na economia do município, com o avanço do agronegócio, podemos observar também as mudanças socioespaciais presentes nesse determinado município. O que era antes apenas um lugar de imensas lavouras de café, hoje se torna um grande centro com variados comércios. É claro, que com toda sua história desenvolvida em cima de um meio agrário, a maioria de sua população tem a preferência por produtos advindo do campo, sem a utilização de agrotóxicos ou insumos que prejudicam a qualidade e naturalidade dos alimentos. Muitos comerciantes de produtos agrícolas optam por manter essa tradição de bem-estar, e não dão o braço a torcer para o capitalismo, onde o foco é o lucro e a produção em massa. Em uma breve entrevista com alguns comerciantes, em específico com um hortifrúti do município, as seguintes perguntas foram feitas: “Os seus produtos são naturais?”, “Como vocês lidam com essa pressão que o capitalismo impõe sobre o agricultor e seus produtos?”. Um funcionário do estabelecimento respondeu o seguinte, “Nossos produtos são naturais sim, presamos pela qualidade do natural”, “Em relação à pressão fazemos de tudo para não perdermos a qualidade e a naturalidade dos nossos produtos”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (830.8 Kb)   docx (617.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com