TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Saneamento na Espanha

Por:   •  21/10/2015  •  Resenha  •  615 Palavras (3 Páginas)  •  1.156 Visualizações

Página 1 de 3

A Espanha tem vários aspectos inovadores referentes a redução de agua entre outros fatores.  Iremos apresentar alguns projetos desenvolvidos na Espanha que nos chamou muito a atenção.

A cidade de Santander, no Sul da Espanha é considerada o exemplo de sustentabilidade. Foi desenvolvido um projeto com o apoio da Universidade de Cantabria, com o objeto de reduzir agua, energia e reduz os congestionamentos. Foram instalados 12 mil sensores conectados a internet e disposto em ônibus, lixeiras, luminárias ou presos ao chão.

Com esses sensores a prefeitura fica sabendo, por exemplo quando há vazamento de agua em alguma rua, o sistema também permite que a irrigação dos jardins seja ajustada de acordo com a umidade do solo, o que gera economia do recurso. Existe também a coleta inteligente de lixo, a companhia é avisada quando a lixeira precisa ser esvaziada, o que levar a reduz o número de viagens perdida e a quantidade de gasolina usada. O mesmo acontece com o recurso de energia, que caiu 25% em toda a cidade, pois os sensores diminuem a intensidade de luz quando não há pessoas nas ruas.

Os cidadãos também colaboram com o projeto, e registram com seus celulares os problemas locais, vazamentos, consumo excessivo de agua. As informações são encaminhas para prefeituras em formato de foto ou vídeo. Como o assunto é levado muito a sério, a promessa da prefeitura é resolver o problema, antes que ocorra uma nova denúncia.

O investimento total gasto com a instalação do sistema foi de US$ 11 Milhões, o responsável pelo projeto afirma que o valor será recuperado em breve, devido a economia de luz, agua e lixo.

Outro projeto importante na Espanha foi a criação da primeira reserva fluvial da União Europeia.

O projeto é chamado de “Carisma” e tem como um filosofia de união entre a população Transfronteiriças que terá como retorno o desenvolvimento econômico e melhora na dinamização do turismo ambiental para região.

Já foram realizados estudos, para avaliar a qualidade das aguas nos dois rios. A primeira fase do projeto também permitiu desenvolver um sistema de abastecimento de água a diversas localidades junto do rio Laboreiro, como Castro Laboreiro e Melgaço.

Para corrigir a contaminação de agua, foi criada uma estação de tratamento de agua residuais em Padrena, que vai limpar o curso do rio Troncoso na zona de Ponte Barxas e que serve mais de 600 pessoas. Do lado de Portugal também serão construídas estações de tratamento de águas em Fiães e em Melgaço.

Técnicos do governo conhecem experiências espanholas no uso de água. A visita de 20 técnicos em diversas instalações do grupo Águas de Valência, na Espanha. Teve como objetivo apresentar aos especialistas a metodologia de trabalho e a gestão dos recursos hídricos e energéticos.

O objetivo dessa visita foi apresentar aos especialistas técnicas e experiências na gestão da água na Espanha para utilização no Brasil. A ideia da visita A ideia da visita às instalações de Águas de Valência é de utilizar os conhecimentos adquiridos para melhorar a gestão dos recursos hídricos, projetos de irrigação, sistemas de abastecimento urbano e reutilização da água no Brasil, além de compartilhar experiências entre as instituições dos dois países.

Os técnicos conheceram a sala de controle da EMIVASA, empresa mista subsidiária da Águas de Valência, que garante o abastecimento de água para uma população estimada em 1,5 milhão de pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (38.1 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com