TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Socialismo e a Relação Com o Espaço Geográfico

Por:   •  16/3/2021  •  Projeto de pesquisa  •  906 Palavras (4 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 4

Sumário

Como o socialismo se diferencia do capitalismo no que se refere ao planejamento territorial e como isso pode refletir positivamente        5

Evolução da URSS        5

Por que a China é chamada de país socialista de mercado? Como esse sistema pode aumentar a produtividade de uma país refletindo em subdesenvolvimento econômico?        6

Questões ambientais ligadas a países que adotaram o socialismo como modo de produção        7


Como o socialismo se diferencia do capitalismo no que se refere ao planejamento territorial e como isso pode refletir positivamente

No que diz respeito à produção do espaço geográfico socialista, o mundo capitalista apresenta alguns traços distintivos. Parte-se das conhecidas relações sociais em igualdade de condições socioeconômicas, embora se saiba que determinados setores da sociedade já gozam de privilégios nos países que adotam esse sistema. Em termos de produtividade, como o objetivo principal não é maximizar lucros e não há competição entre as empresas, a tendência é que o progresso tecnológico não seja importante e os produtos sejam um pouco semelhantes.

Do ponto de vista da mudança da paisagem, a agricultura, a mineração e a indústria serão afetadas. Por exemplo, as minas impactam toda a cadeia produtiva, desde a retirada da matéria-prima até o consumo, a destinação final dos resíduos e o capitalismo. É importante ressaltar que em muitos casos, por razões econômicas ou práticas, aspectos relacionados à "estética ambiental" e à paisagem são ignorados. Um exemplo típico é o desvio da água do rio do Mar de Aral para irrigação agrícola, que causou assoreamento e reduziu seu volume de água.

Evolução da URSS

O surgimento da União Soviética tem ligação direta com a Revolução Russa de 1917, também conhecida como Revolução de Outubro. Essa revolução, liderada por Vladimir Lenin, garantiu a ascensão dos bolcheviques ao poder russo e foi responsável por derrubar o Governo Provisório de Kerenski.

O Governo Provisório, por sua vez, tinha assumido o poder da Rússia em fevereiro de 1917, era composto por liberais e socialistas e tinha sido responsável por destituir a Dinastia Romanov do poder. A derrubada de Kerenski deu-se por meio da tomada das ruas de Petrogrado (atual São Petersburgo) pelos bolcheviques.

Isso levou Lenin ao poder e deu início à transformação do país para um modelo socialista. A vitória dos comunistas foi resultado do contexto turbulento que o país vivia. Afetado pela desigualdade econômica fruto de séculos de czarismo e atingido pela crise econômica e pela guerra, a saída revolucionária acabou ganhando força no país.

A implantação do socialismo no país gerou uma reação internacional que deu início à Guerra Civil Russa. Essa guerra foi resultado da junção de forças de oposição ao regime socialista recém-instalado. Tal formação era conhecida como Exército Branco, e contou com a adesão de soldados e de financiamento estrangeiro.

Para defender o socialismo na Rússia, foi formado o Exército Vermelho, e o comando desse foi entregue a um dos líderes da revolução — Leon Trostki. Essa guerra agravou consideravelmente a situação na Rússia, uma vez que o país tinha acabado de sair de três anos de conflito na Primeira Guerra Mundial.

De toda forma, o Exército Vermelho conseguiu sair vitorioso após três anos de guerra civil. Essa vitória e a grande mobilização militar realizada pelos bolcheviques permitiram o governo russo garantir o controle sobre o interior do país, em regiões que até então podiam ser consideradas “rebeldes”. A consolidação do socialismo bolchevique na Rússia levou à unificação de algumas nações, e a URSS foi formada em 1922.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (62.1 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com