TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho Geografia

Por:   •  5/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  901 Palavras (4 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 4

TRABALHO DE GEOGRAFIA

GUSTAVO BORGES LIMA

TURMA: 231

PORTO ALEGRE, AGOSTO DE 2012

1. Descreva a estrutura fundiária brasileira e use sua evolução histórica para justificar sua situação atual.

Estrutura fundiária brasileira é a forma como as propriedades rurais estão distribuídas. Desde/devido o período colonial as terras foram mal distribuídas para a população favorecendo as capitanias. Agora há muitos problemas sociais no campo e conflitos pela posse de terras.

2. O que é módulo fiscal (ou rural)? De que maneira ele influencia na avaliação de produtividade de uma propriedade rural?

Criado pelo Incra, Módulo Fiscal é a unidade de medida, em hectares, para cada região, considerando: a exploração predominante no município; renda obtida com a exploração predominante; outras explorações (não predominantes, mas significativo em função da renda e da área utilizada) existentes no município; e conceito de propriedade familiar. Ele influencia pois 25 hectares no RS é diferente de 25 hectares na Amazônia, onde lá é equivalente a 100hectares. Ele compara propriedades diferentes, produtos diferentes, quantidades diferentes.

3. De acordo com o Estatuto da Terra, o que é preciso para que a terra cumpra sua função social?

Favorecer o bem estar dos proprietários e dos trabalhadores que nela labutam, assim como de suas famílias. Manter níveis satisfatórios de produtividade. Assegurar a conservação dos recursos naturais. Observar as disposições legais que regulam as justas relações de trabalho entre os que a possuem e os que a cultivam.

4. Caso a terra não cumpra sua função social, você acha justo que ela seja desapropriada? Por quê?

Sim. Porque a lei tem que ser justa e cumprida, se a terra não está produzindo ela deve ser desapropriada e deve ser dada a uma pessoa que vá torná-la produtiva e que traga benefícios.

5. Descreva resumidamente as cinco principais características da estrutura fundiária brasileira.

Poucas propriedades rurais com 1000 hectares ou mais concentram mais de 50% da área total do país. Geralmente, uma grande concentração fundiária pode gerar terras ociosas e improdutivas porque seus donos aguardam melhores preços para arrendá-las ou vendê-las. Muitas propriedades rurais não chegam a possuir 2% da área total, inviabilizando, muitas vezes, o plantio de algum produto. A despesa com sementes pode ser maior que o montante obtido com a colheitadeira. Êxodo rural como conseqüência da mecanização em algumas grandes propriedades rurais no centro-sul e entre proprietários, porque produzem pouco, ficam endividados e não tem capital para investir. O aumento do numero de desempregados e subempregados que migram para as periferias das cidades e acabam ocupando áreas mananciais. E o fato mais grave: o aumento dos conflitos sociais no campo.

6. De acordo com a gráfica “Distribuição dos Imóveis Rurais”, há uma relação entre a concentração de terras e o desenvolvimento econômico das regiões brasileiras? Comente sua resposta.

Não, quanto mais distribuído menos desigual. Regiões Norte e Centro Oeste têm maior concentração de terras, área supera o número de propriedades. Nordeste, Sudeste e Sul têm uma boa divisão de terras.

7. Existem mais imóveis produtivos ou improdutivos em nosso país? Em que região a diferença é mais gritante?

Existem mais imóveis improdutivos e a região que a diferença é mais gritante é nordeste.

8. Que forma de trabalho predomina na agricultura brasileira? Caracterize as sete formas de trabalho no campo.

Assalariados temporários: trabalham no campo, como se fosse um contrato durante algum tempo, normalmente não épocas de colheita.
Não remunerados: trabalho escravo, sem receber nada em troca de seu trabalho.
Pequenos proprietários: trabalham em pequenos sítios como jardineiro e cuidam de hortas, trabalhos pequenos.
Assalariados permanentes: trabalho e salário fixo criam uma afinidade com o patrão. Normalmente trabalham anos no mesmo lugar.
Posseiros: tomam posse do lugar e trabalham por conta própria.
Parceiros: fundam uma parceria com o dono e em troca dão a Mão de obra Arrendatários: alugam o espaço, e com ele produzem por si só ou com funcionários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (84.7 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com