TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho Geografia

Por:   •  19/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.531 Palavras (7 Páginas)  •  638 Visualizações

Página 1 de 7

UNIUBE
UNIVERSIDADE DE UBERABA

Marilene Evangelista Nunes de Souza

RA: 1055629

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

PARTE II EDUCAÇÃO BÁSICA

Teófilo Otoni-MG
2012

UNIUBE
UNIVERSIDADE DE UBERABA

Marilene Evangelista Nunes de Souza
RA: 1055629

RELATÓRIO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
PARTE II EDUCAÇÃO BÁSICA
Relatório Técnico Científico apresentado ao curso de Pedagogia da UNIUBE– Universidade de Uberaba, para a disciplina Estágio Supervisionado– V Etapa, como parte dos requisitos para a obtenção do titulo de licenciatura em Pedagogia, sob a orientação da preceptora Maria Gelza Caldeira Esteves.

Teófilo Otoni-MG
2012



AGRADECIMENTOS

A DEUS pelo dom da vida, pela fé e perseverança para vencer os obstáculos.
Aos meus pais pela orientação, dedicação e incentivo nessa fase do meu curso de graduação e durante toda minha vida.
Aos professores e colegas que colaboraram com as diversas discussões com a orientação sobre a disciplina.
Enfim, sou grata a todos que contribuíram de forma direta ou indireta para realização deste trabalho.

Sumário
Introdução..................................................................................................................05
O espaço da sala de aula............................................................................................06
A vivência da sala de aula perspectiva dos alunos e professores..............................07
Vivência da sala de aula na perspectiva do alunos....................................................08
ConsideraçõesFinais.................................................................................................09
Referências................................................................................................................10
Pensando a avaliação da docência (Planejamento)...................................................11
Anexos........................................................................................................................20

INTRODUÇÃO
De acordo a Lei nº 9.394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB, tornou-se obrigatória a prática do estágio supervisionado nos cursos de licenciatura, de forma a possibilitar ao graduando a oportunidade de se familiarizar com o seu futuro ambiente de trabalho, que teve por objetivo de investigar a formação e a prática do profissional que atua na educação infantil, que faz parte das exigências do Curso de Licenciatura Pedagogia-UNIUBE da Universidade de Uberaba, durante a v etapa do referido curso. Tive muita oportunidade de compreender, os problemas vividos pela educação, o estágio muito colaborou para meus conhecimentos. Foi realizado o estágio na Escola Municipal Pré-Escolar Pingo de Gente, situada na Rua Prefeito Álvaro de Freitas Araújo, nº 05 em Ouro Verde Minas, MG, onde atende crianças da Educação Infantil. Teve como objetivo o conhecimento da Instituição escolar e sua história, a escola e sua cultura; a organização do tempo e espaço; Os fundamentos da Prática do Projeto político pedagógico na Escola.
O ESPAÇO DA SALA DE AULA
Na sala de aula da Escola Municipal Pingo de Gente, é uma sala de pouco espaço, a professora organiza as carteiras em dupla, a mesa da professora fica próximaá mesa dos alunos, e os jogos e matérias pedagógicos são expostos em prateleiras dentro da sala de aula, as decorações da sala de aula são confeccionadas pela professora como o tempo, calendário, parabéns, quantos somos hoje, centopeia com as vogais e números.
Os alunos sentam em dupla, e as carteiras são organizadas enfileiradas, os brinquedos pedagógicos são confeccionados pela professora são usados frequentemente. Os alunos tem facilidade para transitar na sala de aula, sempre pedem permissão com naturalidade para se levantar, a professora gosta muito de ler, estudar, pesquisar sempre mostra interesse pelas diferentes áreas do conhecimento com as quais lida e que formam sua identidade profissional.
Pude observar também na professora o seu jeito dócil de lhe dar com as crianças, de forma carinhosa e preocupada com o aprendizado das crianças sempre buscando novos métodos e formas prazerosas para despertar o interesse do aluno.
Ela sempre procura de forma carinhosa incentivar o aluno a participar e se interessar pelas aulas. Todos a chamam de tia. Os recursos didáticos utilizados são filmes, imagens, jogos e outras linguagens.
No processo ensino aprendizagem, há sempre aquele aluno que não interessam em desenvolver as atividades e demonstram dificuldades, mas a professora procura atividades diferenciadas, para que os mesmos despertam interesse nos alunos.
O processo avaliativo feito pela professora é constante, e tem como objetivo propostos por ela. A mediação é feita de forma integral. A professora tem essa mediação como forma de enriquecer o ensino aprendizagem. E ela procura fazer essa mediação semque interfira na vida de cada criança. Em casos de violação dos direitos da criança: Abuso sexual, violência física e psicológica e exploração infantil. A professora e a escola tratam com encaminhamentos legais necessários (ao conselho tutelar, á promotora de infância e juventude).

A VIVÊNCIA DA SALA DE AULA NA PERSPECTIVA DOS ALUNOS E PROFESSORES
Na realização da entrevista com a professora da Escola Municipal Pingo de Gente constatei que a professora exerce essa profissão há mais ou menos uns 10 anos e escolheu essa profissão por identificar muito com crianças, principalmente as crianças entre 4 e 5 anos, gostam do carinho e da atenção que elas transmitem e do trabalho que elas realizam. E sente–se satisfeito na profissão que escolheu. O professor disse que, as vantagens vivenciadas na realização do trabalho na Educação Infantil são o carinho que as crianças nos passam todos os dias em sala de aula. Problemas em qualquer profissão há, não encaro como problema, mas algumas dificuldades são as responsabilidades com as crianças e muitas vezes o desinteresse em aprender.
A rotina de trabalho da professora é gostar muito de trabalhar com projetos, elaborados de acordo com ao tema ou datas comemorativas. Através de pesquisas, elaborar planos de aulas com atividades ilustrativas, com dinâmicas e brincadeiras. Deixando todos os dias as aulas bem descontraídas e diferenciadas. A professora define seus alunos, alguns inquietos, desinteressados, outros participativos, porém todos amáveis. Em relação á família alguns presentes e interessados na aprendizagem dos seus filhos. E outros infelizmente, não participam davida escolar da criança. Existem vários tipos de comportamentos que vivenciados em sala de aula. Muitos são inadequados, procuro ter cuidado na resolução desse problema, tendo muito diálogo e pedindo o apoio da família.

VIVENCIA DA SALA DE AULA NA PERSPECTIVA DOS ALUNOS
Na realização da entrevista com os alunos da Escola Municipal Pingo de Gente observei que a faixa etária dos alunos é de cinco anos.
Gosta de estudar porque quando chega à escola encontram com os coleguinhas; aprende o nome de b de borboleta, a letrinha a, a letrinha f e v; gosta de colorir e as mãos não cansam não gosta muito de escrever. Porque é muito difícil, às vezes é muito dever ás vezes é pouco. Ao chegar á escola, espera a professora chegar ,depois um coleguinha faz oração, cantam conversam ,contam quantas meninas e quantos meninos, brincam, colorem ,fazem algumas atividades no pátio da escola desenvolvendo os aspectos da psicomotricidade;
O que eles percebem que a professora mais gosta é colorir, porque fica muito bonito e quando agente faz alguma coisa que ela gosta ela elogia e da um abraço; o que a minha professora não gosta que agente faça é bagunça, porque agente não aprende, e aí ela fica muito triste. Acho minha professora muito boa, ela é muito carinhosa e educada.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
O Curso em licenciatura nos estimula a pesquisar constantemente e a buscar soluções que possam de alguma forma melhorar ou contribuir para que ocorram mudanças positivas no desenvolver do estágio.
A oportunidade e o simples fato de estar no ambiente escolar nos demonstraram a importância de se conhecer melhor toda a estrutura efuncionamento de uma escola, que vai muito além de uma sala de aula, como pensávamos, enquanto alunos.
Nessa fase de observação e docência serviu para nos mostrar o que há de positivo e o que precisa ser explorado no cotidiano escolar, a fim de valorizar os profissionais envolvidos, e, principalmente, efetivar medidas que possam contribuir para a melhoria da educação.
Por fim, consideramos que o trabalho foi bastante positivo e produtivo, apesar das dificuldades encontradas, uma vez que vivenciamos, pela primeira vez, a interação teoria e prática em nosso curso de graduação, que fortaleceu a nossa formação profissional, servindo como estímulo para continuar o longo caminho até a conclusão do curso.

REFERENCIAS

PPP: Projeto Político Pedagógico- da Escola
LEI DE DIRETRIZE E BASES-LDB
Fichas com perguntas e respostas da entrevista do estágio
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO-PEDAGOGIA CURRICULO 607-
Manual de educação a Distância (UNIUBE)-

PLANEJANDO A AVALIAÇÃO DA DOCÊNCIA
Plano de aula
Escola: E. M. pingo de Gente
Data: 27/08/2012 a 06/09/2012
Público alvo: Crianças de 5 anos
Disciplinas: Português, Matemática, Historia, Artes
Conteúdo: Independência do Brasil
Tema: Hino Nacional
Justificativa:
Hoje, existe a necessidade de resgatar o compromisso e a importância dos valores cívicos que fazem parte da nossa história e da garantia da cidadania de todos com o propósito de buscar a relevância cultural e o patrimônio da nação brasileira.
Objetivo geral:
Regatar os valores cívicos da nossa sociedade, conscientizando sobre a importância da Pátria em nossa nação.

Objetivos específicos:Formar na criança o conceito Pátria e a razão de seus festejos
Incentivar o amor e o respeito à Pátria;
Conhecer melhor a nossa história;
Identificar e valorizar os símbolos da nossa Pátria;
Reconhecer a Bandeira como símbolo da Pátria;
Formar na criança o conceito Pátria e a razão de seus festejos;
Incentivar o amor e o respeito à Pátria;
Conhecer melhor a nossa história;
Identificar e valorizar os símbolos da nossa Pátria;
Reconhecer o Hino Nacional e o da independência;
Conhecer e valorizar os direitos e deveres de todos nós, cidadãos;
Valorizar a escola como participante de grandeza da Pátria;
Reconhecer uso e costumes da nossa cultura regional;
Desenvolver a socialização da criança, incentivando o trabalho em grupo; 
Ampliar o vocabulário;
Estimular a criatividade e imaginação através de atividades relacionadas ao tema;
Trabalhar cores, formas e quantidade;
Reconhecer o Hino Nacional e o da Independência
Conhecer e valorizar os direitos e deveres e de todos nós cidadãos;
Valorizar a escola como participante de grandeza da Pátria;
Reconhecer uso e costumes d nossa cultura regional;
Desenvolver a socialização da criança, incentivando o trabalho em grupo;
Estimular a criatividade e imaginação através de atividades relacionados ao tema;

Avaliação:
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (49 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com