TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho geografia

Por:   •  29/4/2015  •  Tese  •  1.978 Palavras (8 Páginas)  •  544 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

Serviço Social

Adrielly Pastorinho monteiro de medeiros

O serviço social nos anos 60 a 80

[pic 3]

Ilhéus-BA

2014

Adrielly pastorinho monteiro de medeiros

               o serviço social nos anos 60 a 80

Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina  Todas do semestre.

Profs. Clarice da Luz Kemkamp; Marilucia Ricieri; Paulo Sergio Aragão; Sergio Goes.

Ilhéus-BA

                                                             2014


Sumário

Características das políticas sociais brasileiras no período de 1960 a 1980. .........1

Postura do Serviço Social frente as políticas sociais..............................................2












































Introdução

Todos sabem que,no Brasil,há tempos,observa-se a renovação do Serviço Social com níveis de avanços e retrocessos.No período de 1960 a 1980 a população brasileira viveu momentos de valorização e conquistas e o Serviço Social teve o reconhecimento de sua profissão.









































O Serviço social e a radicalização democrática - os anos 60-64

O mundo depois da Segunda Guerra Mundial, passou por muitas transformações, tanto sociais,como econômicas e políticas.Mudanças estas que se libertaram a partir dos momentos de crise do modelo capitalista em vigor até então.

A guerra terminou em 1945,mudando significfativamente o lado politico e a estrutura da sociedade mundial.
        Os primeiros anos da década de 60 trouxe um início de mudanças no Brasil.Mudanças estas que mexeram com a sociedade como um todo.
Com a renúncia de Jãnio Quadros,Jõao Goulart assumiu o governo,havendo um aumento de transformações politicas e lutas por transformações na sociedade brasileira
        O início da Ditadura Militar foi desicivo para o redirecionamento do Serviço Social no Brasil.Começando a se desenvolver um novo cenário Social no Brasil.

         O Serviço social é uma profissão que abrange as diversas questões Sociais,isto é,na diversidade de desigualdades que se originam entre a socialização da produção e a apropiação privada do trabalho.
        O Serviço Social surge da necessidade da sociedade,numa sociedade onde predominava a desigualdade social, cultural e também economica, dos problemas que a sociedade enfrentava e da diversidade entre o capital e o trabalho.
        O auge da expansão da profissão de assistente social no Brasil aconteceu em 1960,onde ocorreram muitas mudanças e também a renovação do Serviço Social onde ocorreram mudanças também na vida,social,política,economica e cultural dos brasileiros.
O objetivo era romper com o conservadorismo,com o passsar do tempo a profissão foi amadurecendo, com dificuldades e lutas diárias.
        Os anos iniciais  de 1960, deram ínicio a uma pluralidade de mudanças no brasil, na sociedade em geral,porém em especial para os jovens do país,surgiram varios movimentos sociais.
No entanto neste período foi criado um grande avanço nos países(em especial os mais ricos).
        A década de 1960 foi marcada na historia do país por muitos acontecimentos.Mudanças estas que repercutiram e culminam até os dias atuais.
        A decada de 1970, que tem suas marcas por intensas lutas e mobilização da sociedade, tantas derrotas assim como vitórias.
        Em meados dos anos 70 os estudantes voltam as ruas defendendo as liberdades democráticas.
        O Brasil nesta década viveu um governo repressor, tanto na vida social e política,quanto econômica.
        Nesta situação, que no momento precisava de renovação surgia a necessidade do profissional de Serviço Social, para atender as demandas da populaçao brasileira,que na época demonstrava carência e exclusão.Foi nesta década que o Serviço Social sofreu a influência do personalismo e da Fenomenologia, expressos no código de ética do Assistente Social de 1975.
        Na mesma década, com a mobilização da população contra a ditadura militar, o Serviço Social define seu objeto como a transformação social, convivendo diariamente com as mais amplas expressões da questão Social.
        O Serviço Social é uma profissão de caráter sócio-político,crítico e

interventivo, que se utiliza de meios científicos das ciências humana e Sociais, para intervenção nas diversas áreas da questão social, ou seja, no conjunto da desigualdades. Inserido nas diversas áreas como saúde,previdência,educação,habilitação,lazer,assistência social,justiça etc... Com o papel de planejar, gerenciar,administrar,executar e assesorar políticas,programas e serviços sociais.
        Possui um projeto profissional coletivo,chamado projeto ético politico, que foi o compromisso da categoria na construção de uma nova ordem na sociedade, mais justa, democrática que busca garantir os direitos universais para todos sem se importar com cor, etnia, sexo, raça ou padrão social.
        O Brasil nesta década, viveu um expressivo crescimento,econômico,proveniente do aumento das exportaçõesdos produtos nacionais e consolidação das indústrias.Porém a renda gerada continuava as mãos de poucos.
        Essa tranformações nas diversas camadas sociais afetaram o cotidiano das diversas classes populares,uma mudança da questão social, que foi repercutindo na desigualdade social.
        A concepção da profissão, passa pela ruptura desse modelo de atuação.O Serviço Social como profissão, inserida na divisão Social do trabalho, aparece na sociedade capitalista em sua fase monopolista como um instrumento de base Hegemônica, como um caráter interventivo.
        O desrespeito com as crianças que são obrigadas a trabalharquando deveriam estar estudando e brincando, a falta de respeito com os idosos,com os jovens que não possuem acesso a cultura e escola e mantêm contato cada vez mais cedo com o mundo das drogas, prostituição e viol?ência, um alto índice de analfabetismo, isso é falta de respeito com o ser humano.
        Famílias sem orientação sócio-educativas,que vivem em moradias precárias,são exemplos de que cidadania e democracia não são só exercidas pela parte econômica, mas também sociais.Sem direitos sociais,não há direitos humanos,liberdade de expressão e cidadania e principalmente democracia.
        O serviço social não é a única profissão,porém a principal que atua nas mudanças da sociedade detectando a anomalia no núcleo da mesma.
        A questão social representa uma perspectiva de análise crítica para nossa sociedade;
        São os profissionais de Serviço Social que participam e vivenciam as ações sociais e políticas, pois estão em hospitais,escolas,residências e diversos programas, estão caminhando ao lado da população,pois nos meios de comunicação são esplanados assuntos como: A fome, problemas de moradia,problemas socias, porém é o assistente social que está diariamente em contato com as famílias,para buscar alternativas,é o assitente social quem vê a lágrima,é este profissional quem vê a expressão na mais difícil das etapas da vida da sociedade nesta ultimas décadas.
        No início da década de 1980,houve inúmeras greves uma das mais importantes a greve dos metalúrgicos do ABC,que deu origem ao partido PT em 1980.No ano seguinte, o atentado ao Riocentro,ajudou a marcar a decadência do Regime Militar no Brasil,sendo que os setores mais radicais queriam convencer os setores mais moderados de que era necessário uma nova repressão, não dando certo, o que levou a quatro anos depois a promuigação da constituição brasileira de 1988(em vigor até os dias atuais).
        Outro movimento que chamou atenção foi das Diretas Já em que multidões foram as ruas pedir eleições diretas para presidente da República
Esta década marcou o século XX, seguindo a linha política social.Marcada por guerras,golpes de estado,ameaças nucleares.Fatos marcantes na ciência e na tecnologia como: Desenvolvimento do CD, início da fabricação dos computadores,descoberta da AIDS,etc...
        No Brasil a fundação do partido dos trabalhadores também vive forte influência,Tancredo Neves é eleito,presidente do Brasil.
        Esta década,é considerada por muitos,como “década perdida”, pelos economistas brasileiros,principalmente por razão da estagnação economica e da inflação descontrolada.
        É a partir desta década de 80, que é instituído o debate acadêmico do Serviço Social, que marca um processo que rompe com o conservadorismo.O Serviço Social enfrenta questões sobre as políticqas sociais ressaltando a consolidação de políticas públicas nas áreas da seguridade social.No que diz respeito a saúde,assistência e previdência social e do trabalho.
        Sendo aprovado, o código de Ética profissional, em 1986, com a idéia de “ compromisso com a classe trabalhadora”, trazendo o código também outrp avanço: a ruptura com o corporativismo profissional, inaugurando a percepção do valor da denúncia(formulada inclusive por usuários).
        Após 20 anos de opressão na política houve um grande acontecimento encerrando a década de 80;A primeira eleição direta para presidente da República.
        A profissão de Serviço Social veio ganhando seu espaço em meio as necessidades da sociedade, a populaçao muitas vezes carente, sem expectativa de melhoras,muitas vezes na miséria esquece ou não tem a iniciativa de lutar por seus direitos,ficando assim a mercê da sociedade capitalista, que por sua vez explora o trabalho, não dando margem de crescimento ás pessoas com menos poder aquisitivo.              
        As pessoas mais  necessitadas precisam de um acompanhamento social,não de simples pena.
        O serviço social trás muitas vezes um meio pelo qual não só ajuda a população mas procura,da melhor forma possível garantir os direitos pessoais,vivenciando dia a dia suas condições.
        Ao longo dos anos,os assistentes sociais procuram e continuam na luta por melhores condições de trabalho, buscando junto ao governo encontrar medidas pelas quais possam melhorar as condições da população.
        A profissão de Serviço Social, vem se adequando cada vez mais ao meio, melhorando sempre suas condições,para que possa proporcionar a garantia de direito dos mais necessitados.
        Em meio as guerras,a tantos problemas enfrentados pela sociedade,é preciso lutar sempre, nunca desistir.Proporcionar da melhor forma possível uma educação de qualidade,o direito a saúde,alimentação saudável,moradia adequada e etc...
        Os assistentes sociais lutam pela melhora cada dia mais da situaçao populacional.
        O assistente social tem o dever de proporcionar melhor qualidade de vida a pessoas que não tem total acesso á cidadania,que é voltada para o bem estar social,físico,psicológico e social.
        Este profissional pode exercer sua profissão em órgãos públicos,empresas privadas e ONGs fazendo o acompanhamento de pessoas e desenvolvendo programas de assistência com alvo em vários públicos, ex: crianças em situação de risco,idosos etc.....
        Portanto de 1960 á 1980 o serviço social alcançou vitórias incríveis, o que só faz somar na profissão do assistente social e dando também grandes possibilidades de crescimento e melhora nesta profissão.





























...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (78.9 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com