TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito básico de população

Projeto de pesquisa: O conceito básico de população. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/2/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.567 Palavras (7 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 7

I - Conceito Fundamental De População

I.1 População Absoluta e Densidade Demográfica.

Polução absoluta é o número total de habitantes de um lugar (país, cidade, região etc.). Quando um determinado lugar possui um grande número de habitantes, dizemos que é populoso ou de grande população absoluta; e quando possui um pequeno número de habitantes, dizemos que é não-populoso ou de pequena população absoluta.

Também pode ser definida como população fixa, que tem suas casas ou moradias fixas. Assim, o país que apresenta um elevado número de população absoluta é chamado de populoso. No caso do Brasil, a estimativa de população absoluta em 2008 era de 194,2 milhões de habitantes, enquanto em Portugal era de 10,79 milhões de habitantes.

Densidade demográfica é a média de habitantes por km2. Basta dividir a população absoluta pela área. Quando um lugar possui elevada densidade demográfica dizemos que é densamente povoado e quando possui baixa densidade dizemos que é fracamente povoado.

A ocupação humana é maior numa zona até 520 quilômetros. Isto se explica porque no início da colonização brasileira estas foram as primeiras áreas a serem ocupadas. Nesta área é forte a presença econômica da indústria, da agropecuária enquanto que no interior, além da última, é notável a mineração.

I.2 Taxa de Natalidade e Mortalidade.

Taxa de natalidade se referem no nascimentos de crianças anualmente a cada mil habitantes, num determinado local. Veja um exemplo:

A taxa de natalidade pode ser representada pela equação matemática: n x 1000 / número de habitantes. Onde n é o número de crianças nascidas no ano e 1000 é a média populacional do período em questão.

A tendência da população brasileira nas últimas décadas tem sido, diminuir a natalidade

Mortalidade é a relação entre o número de óbitos ocorridos em um ano e o número de habitantes.

Veja um exemplo: Número de óbitos X 1.000 / número de habitantes = taxa de mortalidade. Também na taxa de mortalidade a vários fatores a se considerar, alguns deles são as mortes durante um parto da mulher, crianças mortas antes de completarem seus primeiros anos de vida e mortalidade prevista que são as mortes de idosos. A taxa de mortalidade infantil, são mais significativos, pois têm forte correlação com as condições de vida em geral.

I.3 Crescimento Vegetativo e Natural.

Nada mais é que a taxa entre taxa de natalidade e mortalidade e podem ser vista pelo lado positivo quando o número de nascido maior que o de mortes, pelo lado negativo quando o número de mortes e maior que o de nascidos e o nulo que o número de nascido e igual o número de mortes.

II – Teorias Demográficas

II.1 Teoria De Mathus.

Teoria de Mathus foi desenvolvida pelo economista Thomas Robert Mathus. Publicada em 1798 na Inglaterra, e mais conhecida como Teoria Demográfica, época em que o país enfrentava diversos problemas econômicos.

Preocupado com o crescimento populacional acelerado, Malthus publica em 1797 uma série de ideias alertando a importância do controle da natalidade, firmando que o bem estar populacional está intimamente relacionado com o crescimento demográfico do planeta. Malthus alertava que o crescimento desordenado acarretaria na falta de recursos alimentícios para a população gerando como consequência a fome. Malthus dizia que a população crescia em progressão algébrica (exponencial), enquanto que a produção de alimentos crescia em progressão aritmética.

Com base nessa teoria Mathus conclui que inevitavelmente a fome seria realidade a se enfrentar caso não houve se um controle imediato para controlar a taxa de natalidade.

II.2 Teoria Reformista ou Marxistas.

Reformistas ou Marxistas é que enquanto os neomalthusianos consideram o grande crescimento populacional um problemas ao desenvolvimento e também o responsável pela miséria do Terceiro Mundo, os reformistas, ao contrário, consideram a própria miséria como sendo a responsável pelo acelerado crescimento da população.

Afinal existem países populosos desenvolvidos e subdesenvolvidos, países não-populosos desenvolvidos e subdesenvolvidos, e países densamente povoados desenvolvidos e subdesenvolvidos. Ou seja nem os neomalthusianos que afirmam o grande crescimento da população sendo o problemas do desenvolvimento, e nem os reformistas estão certos, afirmando que a própria miséria sendo a causadora do crescimento da população, existem países com baixa população e grande desenvolvimento econômico e países com pouca população e grandes desenvolvimento econômico, assim existe países para ambos os lados.

III – Estrutura Da População

III.1 População Ativa e Inativa.

População ativa são as pessoas que estão em atividade de trabalho para garantir seu sustento e inativo são pessoas que não trabalham, pois seja aqueles idosos, crianças, enfermos e etc.

A também economia informal que são atividades não regulamentadas, que nesse caso são crianças que trabalham em áreas rurais ajudam seus pais a cuidarem de fazendas, e aquelas que ficam e m semáforos pedindo esmolas.

III.2 Setores e Atividades Econômicas da População.

Setores da atividades econômicas se dividem e três partes setor primário, secundário e terciário.

Setores primários, são aqueles que com atividade rural, pecuária e extrativismo (mineral, animal e vegetal) essa áreas são exploradas em recursos naturais em meio ambiente.

Setores secundários, são atividades que exigem do primário que e o meio ambiente, por exemplo as hidroelétricas que usam agua para seu abastecimento e por sua vez manda para terciário.

Setores terciários, são ligados em atividades de comércio, bancos, funcionalismo públicos, transportes e educação. Comercio (compra e venda de diversos tipos de mercadorias) e prestação de serviços (serviços públicos, empresas de prestação de serviços, distribuição de mercadorias, financeiras, como advogados, professores dentre outros.

III.3 Distribuição da População Mundial.

Número total da população do planeta distribuída e são divididas em seus

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com