TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O processo de expansão da Revolução Industrial pela Europa continental

Relatório de pesquisa: O processo de expansão da Revolução Industrial pela Europa continental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/12/2014  •  Relatório de pesquisa  •  545 Palavras (3 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 3

2° Processo de expansão da Revolução industrial pela Europa continental.

A revolução Industrial está associada ao desenvolvimento dos princípios liberais e não mercantilistas, que impulsionaram a conquista de novos mercados, abrindo caminho para a formação do imperialismo inglês do século XIX, promovendo o desequilíbrio geopolítico, redefinido pela ideia de Divisão Internacional do Trabalho, teoria que separava o mundo entre países com vocação industrial e outros, com vocação agrária.

I- Implicou em um processo de mecanização do campo, alterando costumes e paisagens.

II- Implicou em mudanças de grande amplitude, como a nova organização das relações trabalhistas.

III- Implicou em uma nova concepção de tempo, vinculada à produção e ao trabalho nas fábricas.

As transformações no campo são consequências da revolução em médio prazo, pois em um primeiro momento, as grandes transformações ocorreram nas cidades. A partir da Revolução, consolidou-se o trabalho assalariado e as relações capitalistas de produção e o trabalho assalariado perdeu completamente o controle sobre o tempo, determinante para a ampliação da produção. Pois havia existência de uma massa de mão de obra disponível, barata e farta, resultante dos cercamentos dos campos.

A Inglaterra conseguiu atingir a maturidade. Foram anos de aperfeiçoamento e criatividade incorporados nas inovações, as quais a levaram a ser a principal potência do século – incorporando a extensão de ferrovias, produção de carvão mineral, geração de energia a vapor, fabricação de ferro. Além de aspectos econômicos como a consolidação do capitalismo e a consolidação da separação entre capital e trabalho, e os aspectos sociais como o surgimento do proletariado e o fortalecimento da burguesia. A formação do proletariado e sua subordinação aos ditames do capital, concentrado nas mãos da burguesia, foram a principal transformação socioeconômica.

Com isso vieram mudança tais como, crescente urbanização, aumento demográfico, início do movimento de resistência trabalhista, desenvolvimento da produção em massa e a maior divisão do trabalho, formulação de políticas econômicas liberais e industriais, e uma maior comunicação entre diferentes regiões e a circulação de pessoas e mercadorias. Essa redução generalizada das barreiras ao comercio interacional ocasionou três fatores:

- Redução das restrições e cobranças de tributos sobre o tráfego em vias navegáveis internacionais.

- Simplificação do conflito entre as moedas, que era o equivalente monetário da fragmentação política da Europa.

- Tratados comerciais que proporcionaram uma diminuição substancial das taxas alfandegárias entre as principais nações industrializadas da Europa.

Paralelo a ascensão, ocorreu o que se pode chamar de revolução financeira. Ela estava diretamente ligada a inflação do credito, tendo duas visões: ampliação da clientela e do credito bancário – que teve como resultado uma circulação mais ampla e muito mais eficiente dos recursos financeiros, assim podendo introduzir o campo e a cidade no mercado monetário. Surgimento dos bancos de investimentos comanditários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com