TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é o IDH? e uma visão crítica do método

Por:   •  13/4/2019  •  Resenha  •  1.374 Palavras (6 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 6

Licenciatura em Geografia

Geografia da População

  Índice de desenvolvimento humano uma visão crítica

O que é o IDH?

  Índice de desenvolvimento humano (IDH) é um parâmentro usado para medir o desenvolvimento do país usando três itens itens; Renda, Educação e Longevidade. Criado por Mahbub ul Haq em conjunto com o economista indiano Amartya Sen, o IDH, tem como objetivo ser uma alternativa ao uso do produto interno bruto (PIB), que só se basea na poder econômico de um país deixando de lado a analise de destribuição de renda, saúde, educação e meio ambiente.¹

 

¹- segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento-  PNUD, o IDH é uma medida comparativa de riqueza, alfabetização, educação, esperança média de vida, natalidade e outros fatores. Esse índice é uma maneira padronizada de avaliação e medida do bem-estar de uma população, sobretudo o bem-estar infantil. O IDH foi desenvolvido em 1990. A partir de 1993, o PNUD  o vem utilizando no seu relatório anual. Dessa maneira, todos os países membros da ONU são classificados de acordo com essas medidas. O objetivo da  elaboração do índice de Desenvolvimento Humano é oferecer um contraponto a outro indicador muito  utilizado, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita, que consi-  dera apenas a dimensão econômica do desenvolvimento.

1990-2009:

 Como é feito cálculo do IDH?

 O cálculo do IDH é feito a partir da média entre 3 parâmetros, Educação(E), Longevidade(L) e Renda(R), e cada parâmetro carrega outro cálculo de média, ponderada a partir da captação de dados que é feita do recorte demográfico o qual é estudado. Onde o resultado tem que ser dado entre os valores 1 e 0, valores mais próximos de 1 são dados como altos e mais próximos de 0 baixo

*usando a capção de dados por meio do IDH-M ( municípios)*

Educação(IDHM-E):

 São feitos usando a Fórmula [(Ax2)+(Fx1)]/3 = X , os valores de "A" e "F" são dados a partir da proporção de conceitos determinados;

Onde A: a taxa de alfabetização (A) de pessoas acima de 15, assumindo peso 2 que é resultado da seguinte divisão:²

 n° de pessoas com mais de 15 anos no municipio q sao capazes de escrever um bilhete simples ( adultos alfabetizados)

___________________________________________________________________

 n° de pessoas acima de 15 residindo no município

 

Onde F: a taxa bruta  de frequência a escola (F), assumindo peso 1:²

somatório do número de indivíduos de habitantes do município q frequentam a escola( idependente da idade)

___________________________________________________________________

Número de pessoas do município na faixa etária de 7 `a 22 anos

Obs: dados aos valores etários (15 anos e 7 à 22 anos) são os que comportam um determinação do IBGE de como se estima que um aluno regular provavelmente terminaria o seu periodo de alfabetização ou cursaria toda sua vida escolar ate a formação acadêmica.

 Colocando a situação hipotética q o parâmetro (F) assume o valor de 60% e o valor (A) de 81%, o cálculo será:

*considerando que os parâmetros variam de 0 à 1 (0% à 100%) podemos converter os números ao índice.

[(0,60x1)+(0,81x2)]/3= x

...

(0,60+1,62)/3=x

...

2,22/3= 0,74

O IDHM-E do município será 0,740.

Longevidade(IDHM-L):

 expectativa de vida (E); As taxas de mortalidades são captadas por meio de métodos indiretos com perguntas como n° nascidos vivos e número de filhos vivos do dia da realização do senso. Para transformar os números em indice usa-se o parâmetro maximo de 85 anos e mínimo de 25 anos, assim se a esperança de vida do município for de 65 seu IDHM-L será:

(65-25)/(85-25)= x

...

40/60= x

IDHM-L do município será 0,666.

Renda(IDHM-R):

A renda média de cada residente no município( todas as pessoas da casa incluindo crianças e pessoas com renda 0) a partir daí soma-se todo o tipo de renda capitada pelos moradores daquele municipio (pensoes, aposentadorias etc...) soma-se e divide pelo numero de habitantes do municipios, tem-se ai a renda municipal per capita.

Análise crítica

 Desde sua criação nos anos 90 vários teóricos já vinham a críticar os métodos sintéticos de analise feitos pelo IDH e pelas que lacunas que eram deixadas por esse tipo de cálculo:

Distorção de dados:

 Desde a década de 90 houve crítica ao método de analise por incluir no mesmo parâmentro objetos sem relações diretas, e também, teóricos notam que há uma sensibilidade do IDH a altos valores, usando como exemplo a suposição de que se valores altos fossem postos na equação (valores extremos), apenas em educação por exemplo, poderiam ter distorções no IDH, distorcendo as verdadeiras condições do país.

Exmacro: expectativa de vida e alfabetismo estarem sendo analisados no msm parametros, mas, o aumento de um nao tem relação com a melhora do outro.

 

Exmicro: Pressupõe que a longevidade da população está diretamente relacionada a bons índices de segurança pública e bons sitemas de saúde, porém, nem sempre tais coisas estão relacionadas.

ex: ((1x3)+(2x2)+(3x9))/ 3= 11.3

    ((1x6)+(2x4)+(3x6))/ 3= 10.6

 Também indicam outra falha no método de avaliação de IDH, que explicando em termos simples, por os valores de desenvolvimento estarem mensurados entre "0 e 1" ele não contempla um curto avanço em termos de desenvolvimento, um exemplo qualquer, seria que um avanço de 10 % no desenvolvimento não seria notado , com isso, não alterando o valor do IDH de um país, apenas avanços acintuosos seriam notados na equação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (180.1 Kb)   docx (44.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com