TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é ser geógrafo Aziz AB'Saber

Por:   •  24/9/2018  •  Resenha  •  560 Palavras (3 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 3

A obra biográfica sobre o grande geógrafo Aziz Nacib Ab'Saber vem ilustrar sua trajetória acadêmica e pessoal, também tem o objetivo de falar sobre seus feitos como pesquisador e grande professor e de suas grandes contribuições à ciência geográfica como um todo.

Desde muito cedo, Aziz tinha uma curiosidade primitiva em relação às dinâmicas espaciais e mesmo quando criança já era fascinado pelos domínios estruturais da natureza. Nascido em São Luiz do Paraitinga, interior de São Paulo, filho de pai libanês e mãe brasileira teve sua infância difícil, com pais pobres, mas sempre se esforçou no âmbito escolar.

Ao tomar o interesse de ingressar no curso de História e Geografia, Aziz mudou-se para a cidade de São Paulo para se preparar para o vestibular. Foi aprovado em segundo lugar no curso de História e Geografia na Universidade de São Paulo(USP). Logo na primeira aula tiveram uma excursão de campo, após se encantar com as paisagens, Aziz se desperta definitivamente para a geografia.

No começo de sua vida acadêmica, Ab'saber com suas limitações financeiras, fazia suas observações e análises do espaço geográfico através de suas caminhadas ou passeios de bonde pela cidade de São Paulo. Estes passeios foram muito produtivos para o crescimento crítico dele como geógrafo pois, fazia a observação das estruturas geomorfológicas e também das dinâmicas sociais na cidade.

Através do irmão de um amigo, Aziz pôde viajar até a Amazônia e enfim conhecer e estudar esta região que era tão cobiçada por ele. Já em Manaus, juntamente com um professor lucal, fez uma pequena excursão pelo rio Negro, do porto de Manaus até um pouco ao sul, assim explorando aquele espaço que lhe era totalmente novo. Com a questão de que "como é possível a Amazônia , superúmida, pode se dar de encontro com o Nordeste, superseco?" assim criando a ideia das faixas de contato e transição anastomosadas entre os diferentes domínios da natureza brasileira.

Após terminar sua especialização, Ab'Saber foi convidado pelo professor Kenneth Caster do Departamento de Geologia e Paleontologia para ocupar uma vaga de jardineiro na universidade, mas não chegou à atuar como jardineiro, mas sim como assistente do professor.

Pela questão econômica, Aziz não teve oportunidades de sair do país para estudar, até que em 1972, o professor Monbeig o convidou para ir à França subsidiados pelo CNRS(Centro Nacionais de Pesquisas Científicas). Durante essa viagem, ele viajou pelas cidades próximas à Paris, observando e admirando deu relevo, estrutura morfológicas e suas paisagens impressionantes.

Ab'Saber foi de grande importância na questão da perfuração de poços de petróleo no Rio Grande do Norte, ao analisar as informações geológicas ele pôde ver que aquela área era propícia à incidência do óleo, mesmo depois de perfurações da Petrobras não darem resultados, e então com um pseudônimo, fez um laudo apresentando sua visão de que aquele local era propício à formação do fóssil líquido. E por esse laudo, a empresa voltou à explorar a área e assim encontrando o petróleo.

Um de seus trabalhos mais importantes foi a Redutos aos Refúgios, com a ajuda do o zoólogo Paulo Vanzolini. O trabalho elaborado tem o objetivo de análisar as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (43.9 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com