TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O sistema solar

Resenha: O sistema solar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2013  •  Resenha  •  998 Palavras (4 Páginas)  •  614 Visualizações

Página 1 de 4

01. O sistema solar deve ter surgido de uma nebulosa de gás e poeira cósmica, com uma composição química correspondente a abundância solar dos elementos ( H, He, Li, Be, B, C, N, O F entre outros). A temperatura crescia rapidamente na região do protossol com a contração assim como a densidade e a opacidade. A temperatura elevada da região cerca de 2000k vaporizava até grãos sólidos, e apenas os elementos de elevado ponto de fusão poderiam resistir. Os sólidos constituídos de elementos menos densos como gelo, amônia, metano e outros, eram vaporizados nas regiões próximas do protossol. Nas regiões mais distantes do protossol era possível a coexistência de elementos menos densos que sobrevivessem à temperatura ambiente local. Esse processo foi responsável pela falta de elementos em alguns planetas.

A elevada densidade numérica de grãos no disco e a excentricidade de suas órbitas em torno do centro propiciaram colisões de baixas velocidades entre grãos, forçando-os a unirem-se por atração de força eletrostática. Esse processo permitiu que corpos maiores pudessem surgir e, com acúmulo de massa, a força gravitacional passou a atuar como um agente agregador de matéria. Desta forma foram formados os planetésimos, bloco de material com dimensões quilométricas, que se agregam para formar blocos ainda maiores, os protoplanetas. Em fases posteriores formariam blocos ainda maiores por meio de colisões.

Nas regiões mais frias o processo ocorreu também por agregação de matéria, mas devido a eficiência de colagem do gelo e dessa forma planeta com varias massas terrestres pode ser formado em 10 milhões de anos.

Quando o Sol se tornou uma estrela, (adquiriu condição de gerar energia por fusão nuclear), a radiação e o vento solar se encarrregou de arrastar a matéria gasosa remanescente para longe do disco. Os planetas mais próximos se aqueceram e suas atmosferas foram dissipidas. Já os planetas mais distantes por serem basicamente gasosos mantiveram sua atmosfera com composição química semelhante à solar.

02. 1º evento: Formação da Terra há aproximadamente 4,5 bilhões de anos, nesse período o planeta era extremamente quente equivalente a uma imensa bola de fogo, não abrigando nem uma forma de vida.

2º evento: Passados milhões de anos após a formação do planeta, a Terra entrou em um processo de resfriamento gradativo, essa alteração originou uma estreita camada de rocha em toda a Terra.

3º evento: Com as mudanças ocorridas na temperatura do planeta, que foi se resfriando, foi expelida do interior da Terra uma imensa quantidade de gases e vapor de água. Esse processo fez com que os gases formassem a atmosfera e o vapor de água favoreceu o surgimento das primeiras precipitações, um longo tempo de chuva ocasionou a formação dos oceanos primitivos, que possuíam cerca de 20 cm de profundidade.

4º evento: A formação dos oceanos foi fundamental para o surgimento da vida no planeta, pois a origem da vida veio dos seres aquáticos. Dessa forma surgiram primeiramente no plantae as bactérias e algas, além de microrganismos, isso há cerca de 3 bilhões e 500 milhões de anos.

5º evento: Essas primeiras formas de vida foram importantes para o surgimento de outros seres. Surgiram então, oriundos dos microrganismos, os invertebrados dentre eles medusas, trilobitas, caracóis e estrela-do-mar, além disso, desenvolveram plantas tais como as algas verdes, todos os seres vivos desse momento habitavam ambientes marinhos.

6º evento: Pouco tempo depois algumas espécies de plantas marinhas desenvolveram a capacidade de se adaptar fora do ambiente aquático migrando para áreas continentais, dando origem às primeiras plantas terrestres.

7º evento: Os animais terrestres tiveram sua origem a partir do momento que algumas espécies de peixes saíram da água dando origem aos anfíbios e posteriormente aos répteis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com