TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OBSERVAÇÃO E ANÁLISE DA FORMAÇÃO DE GEOGRAFIA NA SÉRIE FINAL DE FORMAÇÃO FUNDAMENTAL

Projeto de pesquisa: OBSERVAÇÃO E ANÁLISE DA FORMAÇÃO DE GEOGRAFIA NA SÉRIE FINAL DE FORMAÇÃO FUNDAMENTAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.530 Palavras (11 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE DE UBERABA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

Sumário

1 – INTRODUÇÃO 4

2 – DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES 4

2.1 – OBSERVAÇÃO E ANÁLISE DO ENSINO DE GEOGRAFIA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 5

2.2 – DOCÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL 7

2.2.1 - PLANO DE AULA 1 8

2.2.2 - PLANO DE AULA 2 9

3 – CONSIDERAÇÕES FINAIS 13

4 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14

1 – INTRODUÇÃO

O presente relatório visa apresentar os acontecimentos vivenciados no período do Estágio supervisionado II obrigatório na Licenciatura em Geografia, realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor “Gabriel Lage da Silva”, na cidade de Tailândia-PA. Esta disciplina tem por objetivo propiciar ao estudante da licenciatura em Geografia da Universidade de Uberaba o segundo contato com o ambiente escolar, na medida em que estudante tem a oportunidade de conhecer e analisar a organização física, administrativa e pedagógica da escola e acompanhar a prática do ensino de Geografia nas séries finais do Ensino Fundamental. Para tanto, se efetivou a primeira relação direta com a diretoria da escola, o coordenador pedagógico e com os professores a qual se passavam a observar. Posteriormente, foi realizado um reconhecimento da estrutura física da escola e em seguida, se conversou com funcionários técnicos administrativos, com os professores e alunos da 3ª Etapa D e 4ª Etapa H modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos) do turno noite.

O estágio iniciou-se em 20 de agosto de 2014 com o término em 08 de outubro de 2014, tendo no primeiro momento apenas contato com o coordenador, Eliabson Souza, que gentilmente apresentou a professora (Danielly Carvalho Ferreira) da 4ª Etapa H e o professor (Pedro Corrêa Sousa) da 3ª Etapa D do EJA (Educação de Jovens e Adultos), na qual seriam desenvolvidos os trabalhos.

A estruturação desse relatório foi baseada no livro de Estágio Supervisionado, no qual consta todo o procedimento a ser seguido, tendo orientações de quais pontos a serem observados durante o desenvolvimento das atividades.

2 – DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES

O Estágio Supervisionado é uma oportunidade concreta da vivência e exercício da profissão. Ele prepara os acadêmicos para o mercado de trabalho, fazendo com que realizem uma atuação transformadora na realidade escolar, ajudando no desenvolvimento integral do aluno.

A teoria apresentada durante as aulas do curso de Geografia proporciona ao estagiário um olhar científico da verdadeira realidade presenciada na escola, podendo assim, compreender a complexa relação que há entre a teoria e a prática no trabalho de um docente do ensino de Geografia .

2.1 – OBSERVAÇÃO E ANÁLISE DO ENSINO DE GEOGRAFIA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

A biblioteca da escola está inserida em espaço amplo, com bom acervo de livros disponíveis para pesquisa dos alunos, alguns jogos, como, por exemplo, xadrez e quebra-cabeça, utilizados pelos estudantes no horário do intervalo das aulas. A funcionária responsável pela biblioteca realiza os encaminhamentos das atividades inerentes a este espaço educacional.

Desde a sua ampliação, a escola, dispondo de melhor espaço físico para atender seus alunos e a comunidade, tem procurado viabilizar a sua clientela uma educação como meio de apreensão de conhecimento através da prática, da integração dos saberes e da pluralidade cultural, com ações educativas que envolvem todos os segmentos da escola e comunidade.

O que se pode observar hoje em relação ao cenário que a escola se encontra é que como qualquer outra instituição possui inúmeras dificuldades que indubitavelmente depende de outros segmentos para serem superados. Porém, é certo dizer que muitos já foram superados como, por exemplo, a questão da evasão escolar e a diminuição do índice de reprovação, uma vez que comparados aos anos anteriores.

Diante disso, é notório dizer que esta superação está voltada a um esforço eminentemente coletivo capaz de assegurar uma aprendizagem significativa em benefício do aluno, como também nos princípios que norteiam o fazer pedagógico de modo a estabelecer um novo horizonte de possibilidade de ações mais consistentes. A atual gestora dessa instituição é uma pessoa flexível, pois nos eventos que acontecem na escola é tudo registrado em Ata. A mesma tem uma visão ampla em relação ao trabalho dos docentes. Pois procura buscar soluções para amparar situações a bem da instituição. Nas atividades desenvolvidas durante o ano letivo a Coordenação pedagógica desta unidade escolar, desenvolve seu trabalho sempre em sintonia com os professores, os alunos e direção escolar, assessorando-os e acompanhando-os nas atividades diárias, para que haja o maior êxito possível na realização das mesmas. Acompanha o desempenho dos discentes, por turma, mediante avaliação diagnostica de leitura e exercer as demais atividades inerentes ao cargo segundo o Regimento escolar, a mesma gosta de inovações nos dando ideias visando um aprendizado de conhecimentos em conjunto compartilhando e tendo a tarefa de formar seres humanos com consciência de seus direitos e deveres.

Portanto a participação da gestão é muito importante, pois envolvem os professores e funcionários, equipe pedagógica, pais, alunos e os colegiados, todos esses segmentos devem estar envolvidos no processo de tomada de decisões solucionando os problemas, mudando assim o ambiente.

As observações em sala de aulas foram realizadas nas etapas, 3ª Etapa D (5º e 6º ano) e 4ª Etapa H (7º e 8º ano) na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos), no turno da noite, dás 19h:00min às 22h:30min. Observando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com