TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONFECÇÃO DE CROQUIS EM FORMA BIDIMENSIONAIS E MAQUETE EM FORMAS TRIDIMENSIONAIS

Por:   •  23/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.204 Palavras (5 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 5

MEMORIAL DE ATIVIDADES 2014.2

I – SUB-PROJETO: Alfabetização Cartográfica

II – TIPO DA BOLSA:  (    ) Supervisão        ( x ) Iniciação à Docência  

III – QUALIFICAÇÃO

        

Nome: Daniel de Sousa Bueno

Data de Nascimento: 08/03/1998

CPF:        069.633.363-50        

CURSO: Licenciatura Plena em Geografia

Endereço para correspondência: Avenida Eurípedes de Aguiar, Centro N° 711

Telefones:

Fixo:

Celular: (89) 994545553

Endereço eletrônico: daniel09bueno@gmail.com

I – ATIVIDADE REALIZADA

PERÍODO

AÇÃO

DESCRIÇÃO SUCINTA DA AÇÃO E DA PARTICIPAÇÃO DO BOLSISTA

CONFECÇÃO DE CROQUIS EM FORMA BIDIMENSIONAIS E MAQUETE EM FORMAS TRIDIMENSIONAIS

MAIO/2017

Primeiro contato com a escola e apresentação nossa para com a turma.

Explanação do conteúdo “confecção de croquis em forma bidimensionais e maquete em formas tridimensionais” com o uso da oralidade, quadro de acrílico e realizações de atividades.

Finalização do debate teórico com a demonstração de imagens de satélites da escola Antônio Nivaldo retirada do Google Earth.

  • No primeiro contato com a turma do 9° ano da escola Antônio Nivaldo em 03/05/2017, houve a apresentação dos novos Pibidianos, onde no qual estou inserido, para dá continuidade as atividades com uma asserção de melhora o ensino e a aprendizagem da cartografia. Seguidamente houve a despedida da bolsista Roseli, havendo a culminância da primeira parte do projeto desenvolvido por ela na turma. Os alunos apresentaram os Croquis do tema trabalhado: Formas Bidimensionais. Posteriormente as apresentações, debatermos quanto às dificuldades apresentadas pelo alunado no decorrer do desenvolvimento do projeto, elencando a importância do Ensino de Cartografia nas escolas.        
  • Segundo encontro, explanação do planejamento de continuação do projeto, juntamente com a professora Adriana onde altercamos a continuidade e as utilizações dos materiais didáticas (pincel, quadro negro, celular, isopor, imagens, tesoura, cola, etc.) que viriam ser utilizadas para a execução do projeto.  
  • Terceiro contato com a turma deu-se início a discussão teórica do assunto abordado no projeto. Procuramos levar um debate lacônico de fácil compreensão, conduzindo os exemplos sempre para a realidade de vivencia dos alunos, buscando a clareza e absorção do conhecimento, sempre com um objetivo de melhora desenvolvimento das habilidades de construções e conhecimentos cartográficos dos próprios alunos. As dúvidas que surgiram procuramos remedeia trazendo novos exemplos de envolvência da cartografia. Durante a explanação do conteúdo observamos o interesse por parte dos alunos em participações do debate, e muitos fazendo observações. Em tempo recentíssimo como tínhamos proposto a professora Adriana, levamos uma atividade desenvolvida com base no assunto explanado em sala de aula que se figurava pertinente aos ensinos cartográficos em modo que o conteúdo didático apresentado pelos os autores do livro trazia em forma de gráficos, mapas e dados os conteúdos; população mundial, distribuição, crescimento desigual e migração. Usufruímos então dessa conjuntura para produzir uma atividade com o designo de melhora os desenvolvimentos e habilidades dos alunos na interpretação de mapas sobre o assunto ministrado em sala de aula, desta forma contribuindo com eles para uma melhor compreensão do assunto.  
  • Quarto contato, correção da atividade. Iniciamos a aula com a correção das atividades proposta aos alunos, onde observamos a dificuldades dos alunos conforme a atividade proposta de leitura e interpretação na analise de dados com base nos mapas expostos pelo o exercício. Buscamos juntos com a professora Adriana tira a duvida de alguns alunos que não conseguiam responder certas questões a partir da interpretação de legenda, percebemos uma falha dos alunos ao analisar o mapa e não ler a legenda para interpretar e conseguir refutar a pergunta, então foi reforçou a idéia aos alunos de interpretar o mapa desde sua legenda para fazer uma melhor leitura do mapa e chegar aos objetivos proposto pelo exercício. Com a eventual conclusão da atividade já acima aludida constatou-se que os designo proposto foram obtidos, uma vez que os alunos na sua maioria conseguiram resolver as questões com aprovação.
  • Finalização da discussão teórica do tema abordado no projeto reforçando o assunto já explanado pela bolsista Roseli que havia dado início ao projeto, explicando as visões de mapas bidimensionais e tridimensionais, como já aludido levando sempre para a realidade de vivencia do aluno. Levamos algumas imagens áreas de satélite da escola retirada do Google Earth, incluindo a tecnologia na didática e o celular como um recurso metodológico. A escola foi escolhida como objetivo de ser construído o mapa em forma de maquete, que representa uma visão tridimensional, em razão de fazer parte da vivencia dos alunos para que eles tivessem uma maior facilidade na construção da maquete. Em seguida dividimos s sala em dois grupos: Um responsável pela construção da maquete e outro por auxiliar na construção da mesma, e observar o levantamento com o propósito de apresentar a maquete na data da culminância do projeto, e explicar o tema em sala de aula.

JUN/2017

Construção da maquete em forma tridimensional e finalização da mesma.

Culminância do projeto (confecção de croquis em forma bidimensionais e maquete em formas tridimensionais) com a apresentação da maquete e teorização do conteúdo.    

  • Efetuo-se o inicio da construção da maquete, no qual levamos os materiais a serem utilizados (isopor, papel madeira, papel ondulado, papel EVA, colar e etc.) para os alunos e auxiliamos os mesmo, tirando duvidas e ajudando com objetos de perfuro cortante.
  • Deu-se continuidade a construção da maquete. No final da aula foi sugerido aos alunos que pesquisassem assuntos relacionados à cartografia que despertasse o interesse deles no campo da ciência cartográfica para que se possível analisássemos a oportunidade de escolher tal tema para projetar no semestre seguinte. Os alunos pactuaram com a proposta sugerida. O objetivo dessa proposta é: trabalhar um tema que seja de relevância tanto para ciência cartográfica quanto para os alunos, no intuito de trabalhar um tema que atenda os interesses dos educados e que esteja na conciliação para desenvolver uma melhor aprendizagem.
  • No dia 28/06/2017 houve culminância do projeto (confecção de croquis em forma bidimensionais e maquete em formas tridimensionais) com a apresentação da maquete e teorização do conteúdo apresentado em sala de aula. A apresentação da maquete teve a participação da diretora, professora Adriana e dos acadêmicos da escola. O objetivo com o projeto foi almejado tendo em vista que tantos alunos que participaram da construção como os que auxiliaram e ficaram responsáveis pela teorização, de certa forma observaram a execução do conteúdo mostrando domínio do assunto proposto no projeto assim adquirindo conhecimento, habilidades, leitura e interpretação ao construí mapas ou explicá-los.

JUL/2017

OBSERVAÇÕES:

        

DECLARO que o presente memorial expressa a verdade.

Floriano, 12 de Dezembro de 2016.        Assinatura: ______________________________________

RESERVADO À COORDENAÇÃO DE ÁREA:

A Coordenação de Área de Geografia, declara serem verdadeiras as informações prestadas no presente Memorial e sua concordância com a continuidade do Supervisor de Área/Bolsista de Iniciação à Docência no Projeto PIBID/UESPI.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (205.2 Kb)   docx (116.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com