TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Final Geografia

Por:   •  28/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  816 Palavras (4 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

RELATÓRIO FINAL

Estágio II – Relatório sobre a observação realizada em sala de aula

  1. Nome do Aluno: Cláudio Vilaça
  2. Dados da Escola em que realizou a observação:

Nome: Centro Educacional Fausto Avellar - CEFA

Endereço: Rua José Luiz de Avelar, 127

Bairro: Quintiliano

Cidade: Santo Antônio do Amparo

Estado: Minas Gerais

Telefone: 35 3863-1450

Instituição Pública (  ) Instituição Privada ( x )

        O CEFA é uma escola particular localizada em Santo Antônio do Amparo, Minas Gerais. A cidade é agrícola, com plantação de café, eucalipto e laranja. A pecuária tem a criação de gado leiteiro. A população é de aproximadamente 18.000 habitantes. Não temos nenhum tipo de indústria na cidade, o que a faz uma cidade pobre. Nossos alunos são filhos de comerciantes e fazendeiros locais. Temos alunos que moram na zona rural da cidade.  

        A Escola dispõe de sete salas de aulas. São em média 6 alunos por sala, com exceção do sétimo ano que tem 12 alunos e o 2º ano do Ensino Médio que tem 10 alunos. A Escola utiliza apostila do Sistema Positivo, um ótimo material escolar, contendo uma explicação clara e vários exercícios. O aluno tem o Portal Positivo para que possa fazer pesquisas e aprimorar os estudos. A Escola possui sinal de internet com acesso apenas para os professores. Quando necessário, o professor leva o notebook para a sala de aula.
A apostila que utilizamos tem vários tópicos de ajuda aos professores, contribuindo para uma melhor explicação da matéria. Desenvolvemos diversos assuntos ligados a Cartografia. A utilização de mapas na sala de aula da à possibilidade do aluno conhecer o espaço que está estudando, tal qual diz o texto: “A CARTOGRAFIA ESCOLAR CRÍTICA” da Profª. Dra. Mafalda Nesi Francischett: “A Cartografia Escolar possibilita pensar significativamente o conhecimento do espaço geográfico através da leitura e entendimento das representações cartográficas para além do objeto, ou seja, na constituição de seu significado”. O material da Positivo, traz diversos mapas muito bem explicados. Os mapas estão presentes nos materiais de apoio e nas atividades. Temos diversos mapas na Escola e utilizamos nas aulas. No sexto ano, o aluno tem o primeiro contato com a Cartografia. Aprende a fazer mapas e suas representações. Os alunos fazem mapas com pontos da cidade, da Zona Rural e aprendem a trabalhar com plantas residenciais. Essas tarefas ajudam o aluno a desenvolver o conhecimento da Geografia, pois utilizam o que conhecem com a linguagem de Cartografia, o que torna a atividade mais interessante. Segundo “Ana Claudia Ramos Sacramento”, “Diferentes linguagens são utilizadas como instrumentos de aprendizagem para viabilizar a construção do conhecimento ministrado em aula. Isto se torna possível quando o professor organiza sua aula em busca de uma aprendizagem sobre o cotidiano, trabalhando com temáticas nas quais os alunos compreendam não só o mundo como também o lugar em que vivem”.  Nas outras salas, utilizam-se os mapas para desenvolvimento da aula e conhecimento dos locais. Usamos o texto e exercícios da apostila e temos a liberdade para usar materiais de apoio. A própria apostila traz materiais de apoio para que possamos usar em sala de aulas ou em dever de casa. Utilizamos mapas, globo terrestre e até mesmo uma luneta. O aluno tem 5 aulas de cinquenta minutos. Utilizo o debate em sala de aula. Durante a leitura, a palavra é dada aos alunos para que possam dar suas ideias e debatermos sobre a matéria. Realizamos diversos trabalhos escolares para aprimorar o conhecimento dos alunos. Esses materiais são dos mais variados tipos, jornais, revistas, isopor, internet.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (102.4 Kb)   docx (24.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com