TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORGANIZAÇÃO E REGIONILAZAÇÃO DO ESPAÇO

Artigos Científicos: ORGANIZAÇÃO E REGIONILAZAÇÃO DO ESPAÇO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2015  •  783 Palavras (4 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 4

1) Como o conceito de ‘espaço’ geográfico Foi se modificando com passar do tempo?

Como conceituamos espaço geográfico hoje?

O espaço geográfico passou a ser modificado com o passar do tempo, desde que os mais antepassados do homo sapiens atual, surgiram na terra a mais de 1 milhões de anos eles vem transformando o espaço geográficos; e caracterizado o uso de pedras, produzindo suas próprias ferramentas manuais onde foram passado de gerações a gerações, com o conhecimento foram explorando técnicas agrícolas, o ser humano passa a ser sedentário, e começa a formar moradia onde o espaço passa a ser modificado.

Com novas técnicas começou a aumentar gradativamente, devido á derrubada parte das matas, foram destruídas para garantir seus sustentos, e construírem casas e vão colocando em ritmo em suas vidas comercializando, o espaço geográfico vai sendo modificado não somente pela a produção, mais também pela a política adotada pelo estado, contudo a agressão causada pela atividade humana e continua,não dando tempo para que ambiente si regenere.

Assim a humanidade coloca em risco sua própria sobrevivência, em junção dos profundos desequilíbrios provocados por sua continua interferência na natureza, sabemos que o conceito do espaço hoje vem si modificando e interpretando de várias formas o espaço faz parte da vida humana e exerce grande influencia sobre ela, podemos concluir que o espaço é a combinação dos fatores sociais passados e presentes.

2) Pensando no período pré histórico da humanidade, qual a importância do período neolítico para o estudo da organização do espaço? Quais mudanças ocorrem na organização do espaço com o desenvolvimento das técnicas e da vida em sociedade?

No período neolítico teve uma mudança de uma economia de predação para uma economia de produção, onde a importância desse fato esta marcado pelo o sedentarismo, assim, vemos que o ser humano passou por elevados avanços técnicos ocorrendo de modo bem lento, cada vez mais se preocupava em desenvolver ferramentas que favorecessem sua permanência no meio natural, aos poucos foi se adaptando na natureza descobrindo o fogo, onde foram encontradas casas com divisões internas e ainda com formatos de dois níveis a subsolo, dedicado á estocagem, e o andar principal, especial para a habitação.

Nesse período neolítico foram formandos grupos organizados e, contudo surgiram as técnicas agrícolas, onde poderia cultivar o próprio alimento e domesticar animais, com a convivência os grupos passaram a dividir as tarefas entre eles e melhorar as técnicas agrárias, e os instrumentos de trabalho, aparecendo o comércio feito por troca de materiais, desta forma no período neolítico, foi modificou a organização do espaço, gerando grandes mudanças no cotidiano, progresso técnico pelo o domínio, sobre os meios de subsistência, também fez entrar na era das desigualdades sociais, o poder e a hierarquia sociais decorrentes nasceram da possibilidade para alguns se tornarem senhores.

3) O que levou ao aparecimento do estado? Qual o seu papel na antiguidade e na atualidade em relação á ordenação do espaço?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com