TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS JOGOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  10/5/2015  •  Monografia  •  755 Palavras (4 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

ESTER CRUZ TARÃO

GISLENE ROBERTA MAGALHÃES TARÃO

HOZÂNIA ELIZETE BARBOSA

RAISSE DE SOUSA MORAES TARÃO

SABRINA FERNANDES DE MENEZES ZAHN

JOGOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

MARCHA DE JORNAL

[pic 3]

Brasília

2014

ESTER CRUZ TARÃO

GISLENE ROBERTA MAGALHÃES TARÃO

HOZÂNIA ELIZETE BARBOSA

RAISSE DE SOUSA MORAES TARÃO

SABRINA FERNANDES DE MENEZES ZAHN

JOGOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

MARCHA DE JORNAL

Trabalho apresentado ao Curso (nome do curso)  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplinas Ensino de Natureza e Sociedade, Ensino de Matemática na Educação Infantil, Ensino de Arte e Música, Seminário V e Estágio Curricular Obrigatório: Gestão.

Professores: Andréia Zompero, HElenara R. Sampaio, Laura Cava e Raquel Franco.

Tutor de Sala: Edileide Rios.

Brasília

2014

INTRODUÇÃO

Esta pesquisa tem como propósito apresentar a importância dos jogos para o desenvolvimento da criança na Educação Infantil. A escola deve oferecer à criança as condições necessárias para seu próprio desenvolvimento, ou seja, proporcionar ambientes adequados e profissionais capacitados para exercer também a função de ludicidade.

O lúdico não pode ser considerado um elemento estranho no aprendizado da criança, ele deve ser apreciado como um elemento importante, pois contribui para seu melhor desenvolvimento. O jogo tem duas visões diferentes: primeiro, o jogo é visto como algo que é positivo e real, e na outra visão é visto como desnecessário e inútil.

No entanto não devemos separar a ludicidade dos meios de ensino, pois os dois elementos devem unir-se um a outro para que se obtenha a concretização do aprendizado. Cabe evidenciar também que é direito da criança brincar, praticar esportes, divertisse. Tal direito esta contemplado na lei 8069/90, em seu artigo 16, inciso IV.

O educador deve observar o desenvolvimento da criança em todos os aspectos, seja ele psicológico, social, emocional e físico-motor.

Identificamos que o jogo não é somente um divertimento ou uma recreação, é necessário justificar seu uso dentro da sala de aula, pois muitas crianças aprendem mais por meio dos jogos em grupo do que em lições e exercícios individuais. Friedmann, (1996) afirma que “o jogo é a atividade essencial das crianças e seria interessante que contribuísse um dos enfoques básicos para o desenvolvimento dos programas pré-escolares.”

Neste sentido, preocupamo-nos com o ensino do lúdico na educação infantil e apresentaremos nesta pesquisa que proporcionar esse tipo de atividade pode ser uma boa opção para se propagar conhecimento.

Título do Jogo:

Marcha de jornais.

Objetivos:

Atenção, rapidez, coordenação motora, equilíbrio dinâmico, coordenação dinâmica geral, organização espaço- temporal e coordenação visomotora.

Material necessário:

Folhas de jornal.

Tempo estimado de jogo:

Aproximadamente 40 minutos para que todos os alunos participem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (85 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com