TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS RIOS URBANOS

Por:   •  20/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  479 Palavras (2 Páginas)  •  509 Visualizações

Página 1 de 2

O rio é fonte de benefícios, a vida é abundante seja pela vida presente em suas águas seja pela diversidade de formas que nos leva a usufruir de suas águas. Não é por acaso que muitas das grandes civilizações nasceram às margens dos rios. No entanto, no atual contexto histórico, muitos rios urbanos que antes eram valorizados, encontram-se desprezados.

Os rios urbanos são rios que foram engolidos pelo processo civilizatório com o passar dos anos e são muito prejudicados pelo crescimento desordenado das cidades. Eles sofrem com o esgoto e lixo jogado em suas margens ou até diretamente nas suas águas. No decorrer dos anos passaram de um agente contribuídor para sobrevivência, suas águas saciavam a sede da população e dos animais e eram usadas na irrigação, para terem um papel de coadjuvante nas paisagens urbanas, em outras palavras, servirem como canal de despejo de dejetos sólidos e líquidos.

Em meio a esse contexto surgiu o interesse para a realização do presente trabalho, com o objetivo de entender a importância do Rio Papacacinha para a cidade de Bom Conselho- PE, além de entender e caracterizar a degradação do Rio Papacacinha durante o processo de formação e crescimento da cidade, com a catalogação dos principais pontos críticos do rio no perímetro urbano.

Assim sendo, procurar-se-á analisar os problemas ambientais urbanos, com um olhar direto para a degradação do Rio Papacacinha durante o processo de formação e crescimento da cidade de Bom Conselho, sob uma perspectiva da análise histórica de ocupação da cidade as margens do rio.

O Rio Papacacinha é formado por três artérias que se juntam ainda dentro do perímetro urbano, percorrendo toda a cidade e desaguando junto à divisa estadual entre Pernambuco e Alagoas, no rio Paraíba do Meio. Durante o percurso do rio dentro da cidade é despejado todo o esgoto doméstico e industrial, toda sorte de lixo sólido, como garrafas pets, pneus, sacolas, cadáveres de animais, dentre outros.

O pressuposto inicial desta reflexão, portanto, é que a ocupação irregular das margens do Rio Papacacinha, a falta de planejamento urbano de Bom Conselho, trazem como consequência a poluição das águas do Rio e por implicação deste processo tem-se refletido num contínuo processo de degradação do rio, com perda de vegetação ciliar, assoreamento, entre outros problemas, com sérias implicações para a qualidade de vida da população, tais como a proliferação de doenças oriundas de ratos, insetos, do mau cheiro, a contaminação da água e também das enchentes nos períodos de chuvas intensas.

Em meio a essa conjuntura, vale ressaltar que não existe saneamento básico na cidade, a população não é assistida integralmente com uma infraestrutura básica e por consequência todos os dejetos que são despejados e/ou jogados no rio, agravam a problemática e, por esse motivo, afeta diretamente a hidrossegurança socioambiental e a interação rio/população, uma vez que tanto o rio Papacacinha como a população são comprometidos, principalmente os que habitam em suas margens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (37.1 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com