TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Opinião Argumentativa Realidade Escolar

Por:   •  24/11/2019  •  Resenha  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 2

Atualmente se pararmos para refletir, até nós adultos estamos nos readaptando as ininterruptas  modificações desse  novo mundo. Essa nova geração já nasceu e não vive sem a constante mutação  de tecnologia e informação, que já faz parte do cotidiano corriqueiro deles.

Olhando por este ponto tudo que conhecemos e vivenciamos não funciona e nem é valido no processo de aprendizagem e é necessário inovar, usando esses novos meios a nosso favor como a tecnologia, meios de comunicação virtuais, redes sociais, aulas de campo, montagem de maquetes, experiências presencias e entre outros recursos existentes. Cada dia mais os jovens e crianças possuem um senso critico mais abrangente sobre tudo devido as mudanças comportamentais dos tempos modernos em que participa, como a família, escola, pais e a sociedade.

Cada ser humano é único tendo facilidades e dificuldades, contudo  desta forma temos que rever as praticas e adotar estratégias para que cada aluno da classe, com suas diferenças, tenham capacidade equilibrada de absorver  as informações sem que ninguém seja excluído por suas deficiências, podendo criar um plano de aula que estimule a todos, sem que  percam o interesse.

É possível afirmar que hoje tudo é possível com a vasta infinidade de recursos, ferramentas disponíveis e o principal o fácil acesso a tecnologia que está em  contestante expansão, podendo assim tornar o conhecimento não apenas pela Geografia,  mas também por todas a outras disciplinas uma experiência sempre nova, prazerosa, interessante, atrativa e até mesmo divertida simultaneamente , e Por que não?  Se hoje é praticamente acessível  a quase todas  as classes sociais, principalmente através do aparelho celular.

A necessidade é visível da implementação na  rotina escolar de novos recursos  para acrescentar o material didático para aumentar e até despertar o interesse da juventude sobre os livros. Na Geografia podemos contar com grandes aliados como o Google e o Google Earth, assim como vários outros aplicativos interessantíssimos, tudo isso poderia ser usado com orientação do Docente para adquirir informações construtivas e positivas para absorção do conteúdo.  Através desses recursos poderíamos fazer uma pesquisa dividindo as turmas em Regiões e montar uma exposição em sala com o máximo de informação sobre clima , fauna , flora, variações linguísticas, hábitos e costumes, gastronomia, e etc. A ideia seria implementar o conteúdo do material com maquetes , cartazes , vídeos, slides,  degustação de comidas típicas e até mesmo vestimentas e festa locais de cada Região, mostrando tanto as diferenças naturais e físicas, quanto as culturais e as transformações ocorridas devido a mudança espacial devido a Globalização .

O Brasil é um País tão rico e possui aspectos únicos devido a nossa historia de colonização e miscigenação,  desenvolvimento politico,  diversidade física,  natural e cultura. Devemos buscar novas fontes de interesse para que as novas gerações  busquem entender para criar opinião argumentativa e senso critico sobre nossa geopolítica e como preservar nossos recursos naturais sem afetar o desenvolvimento espacial.

Atenciosamente,

Emillen Fernandes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (28.1 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com