TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ordenamento Do Territorio

Trabalho Escolar: Ordenamento Do Territorio. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  682 Palavras (3 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 3

A cidade de Maputo, em Moçambique, por exemplo, gera cerca de 1.135.000 toneladas de lixo por ano4 , apenas uma ínfima parcela deste volume tem tratamento adequado, o resto é despejado a céu aberto, vazadouros e em áreas alagadas. A cidade de Dar es Salaam, Tanzânia, é atormentada pelas mesmas dificuldades (STREN e WHITE, 1989). Nesta cidade, dos 1.929 toneladas de lixo produzido por dia, apenas 24% são recolhidos diariamente pela administração local e 76% são deixados nas ruas da cidade sem tratamento.

O lixo urbano é responsável por vários impactos ambientais. Seus resíduos poluem o solo, as águas e transmitem doenças. Quando incinerado, o lixo emite dióxido de carbono (CO2) que faz aumentar o aquecimento global.

Além da questão do lixo, a África enfrenta grandes problemas sociais, com efeitos negativos ao meio ambiente.

Apesar de ser um dos continentes dotados de imensos recursos naturais e humanos, bem como da diversidade cultural, ecológica e econômica, a África é considerada a região com a maior população pobre do planeta.

1.3. Etapas de Elaboração de Projeto de Coleta Seletiva de Lixo.

1ª Etapa – Levantamento das informações – levantar as informações básicas é necessário para o dimensionamento e planejamento das ações na educação ambiental e coleta seletiva. Através de um roteiro, mais detalhado possível, serão registradas todas as informações necessárias para identificar todos os fatores que influenciam as características dos resíduos sólidos no Município, nas respectivas áreas de implantação do projeto, tais como:

estimativas da quantidade de lixo gerada; composição física; parâmetros físico-químicos;

tipo de lixo;

número de habitantes;

poder aquisitivo;

condições climáticas;

hábitos

da população;

taxas de incrementos da geração de lixo e limpeza;

classificação

do resíduo;

comunidades;

e caracterização das áreas de influência.

Com esses dados será definido o número de multiplicadores para receberem o curso básico de reciclagem em cada área de influência. Também será dimensionada toda a infra-estrutura para operacionalização da coleta seletiva.

Os equipamentos para processamento dos resíduos sólidos serão especificados e dimensionados a partir das taxas de incrementos populacionais, estimados para os próximos dez anos.

2ª Etapa – Divulgação e Educação Ambiental – Planejar as ações de educação ambiental e divulgação do projeto de coleta seletiva. A divulgação deve ser assegurada a realimentação e sucesso do projeto.

Para que este programa tenha êxito, torna-se necessária a participação popular em cada ação desenvolvida, visando gerar um sentimento de autoria e responsabilidade, garantindo desta forma, a continuidade dos trabalhos realizados, mesmo após o encerramento do cronograma físico do projeto (MANUAL DE SANEAMENTO,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com