TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização Do Espaço

Dissertações: Organização Do Espaço. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2013  •  272 Palavras (2 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 2

Quadro histórico comparativo do conceito de região:

Conceito

DE

Região Geografia Tradicional

A geografia tradicional era conhecida como uma das disciplinas que valorizavam os aspectos físicos e quase desprezava os fatores históricos e populacionais. A sua maior preocupação era na escola na década de 60 era fazer com que o aluno moralizasse os nomes de países, rios, e capitais.

Diante dessa realidade os conteúdos não davam uma perspectiva crítica mais dava uma técnica sem argumentação. Geografia Crítica Radical

Na França pela descáda de 1970 nasce uma corrente que pretendia quebra a idéia de neutralidade científica para elaborar uma crítica radical ao capitalismo, devido ao estudo do espaço e das formas e apropriação da natureza. Com um objetivo de mostra à política dos geógrafos e defendendo a diminuição das desigualdades social, econômica e regional que existia. Geografia Critica Humanista

Ela é consagra pelo estudo e à integração entre as sociedades e o espaço.

E também faz o homem, compreender sobre o espaço geográfico no mundo em que vive. Mas seu maior objetivo está sendo a leitura crítica sobre a transformação humana no seu espaço e tempo como incidência sobre espaço, sociedade, isto é, a relação do homem com o espaço.

Métodos de Análise Para Delimitação da Região Para entender sua estrutura, seus temas, sua logica-conceitual, seu ponto de vista e contradição, conhecimento da sociedade moderna na sua crise atual, entender sua história e suas determinações, movimentos esse são alguns exemplos. Esse método foi desenvolvido em vários países ora radical, anarquista, democrática e crítica. Visava transformações vividas nos anos 70 e as contradições no capitalismo da pós-segunda guerra mundial. Utiliza-se de métodos, conceitos e teorias para suster três grupos de métodos: “positivista”, o “humanístico”, e estrutural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com