TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização E Regionalização Do Espaço

Monografias: Organização E Regionalização Do Espaço. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  1.217 Palavras (5 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 5

ATIVIDADES

A composição da atmosfera,os fatores climáticos e os elementos do clima.

1) Quais são as camadas da atmosfera? Qual tem maior interferência na vida humana? Explique.

Troposfera, essa é a camada que está em contato direto com a superfície do nosso planeta,e respondendo também a segunda pergunta, a troposfera é a camada que mais interfere na vida humana, é a camada considerada “camada da vida”. Concentrar cerca de 75% dos gases da atmosfera, e também possui a totalidade de partículas em suspensão e de vapor d'água. É nessa camada que ocorrem fluxos de energia entre a superfície e a atmosfera que são fundamentais para a existência das temperaturas atmosféricas, que por sua vez favorecem a vida na terra. Apenas os gases existentes na atmosfera não são suficiente para “criar um temperatura adequada para a vida na terra”, pois o aumento ou diminuição da temperatura na terra também depende do aquecimento da superfície e,que por sua vez aquece o ar da troposfera. Portanto, a troposfera é essencial a vida por que tem os recursos hídricos necessários e está protegida da radiação solar nociva, que é filtrada pela termosfera e pela estratosfera. Entre ela e a segunda camada da atmosfera existe uma outra camada chamada de tropopausa, que é a parte superior da troposfera, (considerada a área de transição),sua altura varia entre 8 e 16 quilômetros.

Estratosfera, essa é a camada que contém a maior parte do ozônio da atmosfera. Essa concentração de ozônio faz com que aumente a temperatura a medida em que se aumenta a altitude, isso por que a radiação ultravioleta é absorvida ao promover a fotodissociação da molécula de ozônio, o que mantém o calor nessa porção da atmosfera . A estratopausa é o limite entre a estratosfera e a mesosfera.

A Mesosfera, é a área com as menores temperaturas da atmosfera e com baixíssima pressão. Nessa camada, a temperatura diminui com a altura, chegando até a 90oC negativos na sua área de transição com a camada seguinte, isso pelo fato do ar estar muito rarefeito não absorvendo grandes quantidades de raios solares. Mesopausa, é a camada de transição entre a mesosfera e a camada mais externa da atmosfera, a termosfera.

Termosfera; é a camada na qual a temperatura aumenta com o aumento da altitude, isso deve-se a absorção de parcelas da radiação solar referentes aos raios X, gama e ultravioleta efetuada pelos átomos de nitrogênio e oxigênio, que,por sua vez, são ionizados pela perda de elétrons, por isso ela também é chamada de "ionosfera".

Exosfera; estima-se que essa camada esteja a uma altitude de 500 a 750 quilômetros de altura, apesar de não ter um limite superior bem definido, terminando quando há total ausência de gases, ou seja, quando a atmosfera deixa de existir e se funde com o espaço exterior.

2) Quais são os elementos climáticos? Como eles interferem no clima?

Os principais elementos que influenciam no clima são Temperatura, Umidade e Pressão.

A Temperatura, pode ser entendida como a movimentação de moléculas, que quanto maior for, maior será sua a temperatura, e essa pode ser determinada pelo balanço entre a quantidade de radiação recebida e a quantidade de radiação que sai e também pela sua transformação de seu calor latente em calor sensível. Vale lembrar também que as massas de ar podem trocar calor entre si e que ele sempre passa de um corpo mais quente para um mais frio. Portanto a temperatura de um clima depende do grau de movimentação de suas moléculas , e a variação da temperatura de um lugar para o outro tem a ver com a troca de calor entre as massas de ar.

A Umidade do ar esta relacionada com a presença de vapor d’água na atmosfera.É fácil de se observar como a umidade favorecem a vida e agem no clima, pois em regiões com grande potencial hídrico possui um clima mais agradável, do que as regiões com menos potencial, pois estas acabam tendo um clima mais ressecado , devido as massas de ar secas.

A Pressão, é o peso do ar sobre determinado ponto da superfície terrestre, podendo esse peso variar de acordo com a altitude, que quanto maior menor é a pressão, e com o aumento ou diminuição da temperatura.

3) Caracterize cada um dos fatores do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com