TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Origem Do Capitalismo

Monografias: Origem Do Capitalismo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/8/2013  •  329 Palavras (2 Páginas)  •  709 Visualizações

Página 1 de 2

O termo «capitalismo» foi criado e utilizado por socialistas e nanrquistas no final do século XIX e no inicio do século XX. É importante inicialmente nos fixamos na Europa dos séculos IV À XIV, pois foi esse periodo que deu origem à nossa sociedade atual.

Sabemos que nessa época, a Europa era um continente onde a principal atividade econômica grava em torno da terra e da propriedade da terra. O modo de vida era ligado ao trabalho rural, principalmente fonte da riqueza social.

Nessa sociedade de base agrária, o modo de vida era completamente diferente do que é hoje em dia: Pouco comércio, cidades precárias e pouco mais que pequenas aldeias, com o pensamento religioso moldando a vida da maioria das pessoas.

Dos artesãos e dos comerciantes mais poderosos, surgiram aqueles que passaram a investir grandes somas de riquezas em manufaturas. Essas manufaturas, na verdade, eram as primeiras industrias, ainda primitivas, mas que já se caracterizavam pela divisão interna de funções, como o trabalho parcelado em inúmeras atividades, a partir da introdução de novas técnicas e melhores maquinas.

Assim, na manufatura, cada operador de maquina já não elaborava o produto por inteiro ( como acontecia no trabalho artesanal ) , mas apenas uma peça que, somada as peças de outros operadores isolado, formavam um objeto. É uma nova divisão social do trabalho.

Ao entrarmos nos séculos XVIII e XIX, teremos a revolução industria, ou seja, o processo econômico responsável pelo capitalismo.

Esse modo de produção, que se originou do comércio e da manufatura, foi responsável pelo desenvolvimento de novas invenções e técnicas, pelo aumento das atividades produtivas, dando origem à industria moderna. A intensa urbanização de século XX e o surgimento das classes sociais são frutos desse processo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com