TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Origem do Capitalismo

Por:   •  15/5/2016  •  Ensaio  •  283 Palavras (2 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 2

→ A origem do capitalismo: video

→ Capitalismo globalizado: o capitalismo vai ser globalizado, as relações sociais não.

• Empresas transnacionais; são empresas hegemônicas, onde possuem sedes e acionistas em todo o mundo.

• Capital financeiro ou especulativo; é o capital que entra numa economia, aproveita as taxas de juros vantajosas, compra ações por valores baratos e no momento que há um interesse, esse capital é retirado gerando um ataque especulativo.

• Conflito norte x sul; são os países do norte ditos centrais e extremamente ricos, dominando os países periféricos do sul, com relações de exploração de mão de obra, danificação dos direitos sociais e trabalhistas, gerando assim as desigualdades sociais.

• Desterritorialização; nada mais é do que derrubar barreiras, e serve para eliminar fronteiras aos seus fluxos, integrando uma rede de pontos fixos (tipo lojas, shoppings, fazendo uma rede de trocas de produtos e capitais, servindo de interesse as transnacionais que dominam a economia)

• Descentralização econômica; nesse momento as áreas tradicionais de industrialização (europa, EUA, japão) começam a elevar o custo mais alto de produção, pois o custo aquisitivo é mais elevado, assim as grandes empresas partem para novas áreas industriais com condições mais baratas de produção.

→ Acumulação por espoliação: nada mais é do que a expropriação de terras das populações pobres e na privatização de bens públicos, caracterizando a atual forma de acumulação de capital. Harvey sustenta que a acumulação por espoliação apresenta quatro principais características, nomeadamente: 1- privatização e mercadificaçao; 2- financializaçao; 3- Administração e manipulação de crises; 4- redistribuições via estado.

Como entender o surgimento do neoliberalismo? Surgiu na tentativa de recuperar os propósitos do liberalismo econômico do séculos XVI e XVII, criando as condições políticas para a globalização, pois defende o estado mínimo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (139 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com