TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Conceitos Ar

Por:   •  5/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  585 Palavras (3 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 3

Conceito de Ar

O Ar é uma mistura de gases que compõem parte da atmosfera da Terra.

Tem como seus principais componentes o nitrogênio, oxigênio e argônio – 78%, 21% e 0,94% respectivamente, entre outros estão também gás carbônico, neônio, etc., que não têm uma proporção tão considerável, mas não deixam de ser essenciais.

O ar por ser fonte de oxigênio, possibilita a respiração dos seres vivos e para a formação de muitos outros gases (nitrogênio, dióxido de carbono...).

Ele tem a função de filtrar os raios ultravioletas a chegarem na Terra, que são muito prejudiciais ao ser humano.

Propriedades Físicas do Ar

Como sabemos não podemos ver ou sequer tocar no Ar, mas como qualquer coisa que realmente exista, o Ar tem características onde podemos perceber sua existência.

  • Matéria e Massa: o ar é composto de matéria, que são formados por diversos gases, que por sua vez são formados por átomos. Portanto tem massa e ocupa espaço. Exemplo: Ao soprarmos um balão de aniversário ele fica cheio de ar e ocupa mais espaço.
  • Pressão: o ar atmosférico exerce pressão sobre a superfície terrestre, é a chamada pressão atmosférica. Quanto mais próximo da superfície maior é a pressão (o ar tem mais massa e pesa mais) e à medida que aumenta a altitude diminui a pressão, pois tem menos ar acima e ele fica mais leve.
  • Densidade: o ar tem peso devido a gravidade, a força que atrai todas as coisas para o centro da Terra, por isso a concentração dos gases é maior próximo ao nível do mar, consequentemente mais denso. Então o ar que respiramos é mais denso do que o ar das montanhas, porque em altitudes maiores a densidade do ar diminui e ele se torna rarefeito.
  • Resistência: o ar se contrapõe ao movimento porque ele tem resistência. Quanto mais rápido for o deslocamento (maior a velocidade) maior será a resistência. Exemplo: quanto mais depressa andamos de bicicleta, maior será a resistência do ar. Por esse motivo que carros, aviões, barcos e outros tipos de veículos são projetados para diminuir a resistência do ar, pois dessa maneira ele gastará menos energia (combustível) e sofrerá menor desgaste.

  • Compressibilidade: Nada mais é que a diminuição / compressão de volume;

  • Expansibilidade: é o aumento de volume de ar em algum espaço. Todo espaço não ocupado por qualquer outra substância fica preenchido de ar.

  • Elasticidade: quando o ar volta a ocupar um espaço. Exemplo: quando apertamos o êmbolo da seringa, tapando o orifício e depois soltamos, o êmbolo retorna à posição anterior

O ar como fonte de energia

Antigamente provinda de moinhos de vento, essa energia era usada para moer cereais, bombear água e mover engenhos e só a partir do século XIX começou a ser explorada comercialmente.

Hoje gerada por grandes hélices e chamada de energia eólica, a fonte de energia pelo vento não é mais novidade. Devido a grandes aerogeradores que convertem diretamente energia eólica em eletricidade. Esses aerogeradores são instalados em áreas abertas com alta incidência de vento e fortes o suficiente para fazer o movimento das hélices.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (71.8 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com