TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Erros da Cartografia Temática

Por:   •  10/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  738 Palavras (3 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 3

 Kerollen Winy

10272671

Exercício: Os Erros da Cartografia Temática

Para iniciar, usando o mesmo exemplo de Bertin, o primeiro erro é a resposta não visual, pois a ordem de dados foi transcrita por uma ordem não visual. Neste mapa de representa os preços de terrenos na França. Nele todas as informações visuais chegam com o mesmo impacto (caracterizado por uma não ordem). Apenas a observação da legenda é capaz de distinguir os elementos e atribuir valores a eles, dessa forma, compreender o fenômeno geográfico.Porém, a leitura é necessária, logo este mapa não pode ser classificado como mapa para ver e sim para ler.

Uma forma de corrigir é como esses objetos são relacionados, tem que ser representados por relações visuais de mesma natureza (ordenados) através de ciclos proporcionais. Diferente do que está sendo expresso no mapa, com grande diversidade visual(não ordem), ocasionando o primeiro erro. Apesar de responder às questões elementares, não responde a questão de conjunto. Sendo assim, não é possível observar com clareza o fenômeno geográfico, não se sabe onde estão os terrenos mais caros ou mais baratos.

[pic 1]

A escala do mapa comentado por Bertin, é grande. Com detalhes dessa região da França.

[pic 2]

Fonte: Atlas Geográfico Escolar - IBGE

Neste mapa, encontra-se o segundo erro da cartografia temática de Bertin.  Em que a relação de valor e cor passa por uma transição de ordem para uma desordem. Essa desordem se dá pelo menor valor está representado por uma cor mais forte do que seu valor antecessor.

A cor laranja(menos de 0) é mais forte e se destaca mais do que o verde claro (de 0 a 1), formando assim, uma falsa imagem.

O erro, a partir da variável de separação cor, seria facilmente corrigido com um tom de verde ainda mais claro ou mesmo o branco. Tornando-o um mapa para ver.

O fenômeno apresentado é a taxa de crescimento da população mundial, porém a informação fica confusa com o erro da variação cor. Exige a leitura da legenda para que não cometa erros na compreensão do fenômeno.

Escala pequena, projeção de Robinson, Afilática e pseudo-Cilíndrica .

[pic 3]

Fonte: Atlas Geográfico Escolar - IBGE

O uso de figuras pictóricas, como neste mapa, são elementos que destroem a imagem e se enquadram no terceiro erro da cartografia temática. Apesar de responder às questões elementares da Geografia, devido ao excesso de elementos, a questões de conjunto é praticamente impossível de ser respondida. Trata-se portanto de uma para para ler, e não tem utilidade nenhuma, segundo Bertin. Pois, é necessário ir na tabela e verificar elemento por elemento para identificar o fenômeno e não há claro a distribuição geográfica das unidades de conservação. Uma possível correção para o erro é pela coleção de mapas a partir de datas. Dessa forma, tem-se a resposta a questão de conjunto.  Projeção utilizada é Policônica, escala grande.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (769.4 Kb)   docx (814.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com