TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Meios Geográficos

Por:   •  23/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  896 Palavras (4 Páginas)  •  2.176 Visualizações

Página 1 de 4

  1. Leia releia o texto, e responda o que foi proposto.

De que trata o capitulo em estudo, ou melhor, a mensagem essencial questionada neste texto?

Trata-se da Era da informação e sistemas de informação geográfica.

  1.  Conceitue e defina:

  1. Espaço geográfico: É aquele que foi modificado pelo homem ao longo da história. Que contém um passado histórico e foi transformado pela organização social, técnica e econômica daqueles que habitaram ou habitam os diferentes lugares (“o espaço geográfico é o palco das realizações humanas”).
  1. Paisagem Geográfica: É uma parte visível do espaço geográfico, sejam eles aspectos naturais, ou culturais. Na prática, ela se constitui de uma parte da Terra que, estudada tanto do ponto de vista físico quanto do humano, apresenta características próprias. Os aspectos físicos de uma paisagem geográfica são denominados paisagem natural (clima, vegetação, relevo, hidrografia, solo, etc.).
  1. Meio Geográfico: O ambiente onde a sociedade humana desenvolve as suas relações, chamado meio geográfico, inclui tanto os aspectos naturais como as modificações que os seres humanos introduzem na natureza.
  1. Meio natural: O meio natural seria o estágio inicial do processo de produção das atividades humanas. Nesse longo período que marcou o início e a formação das primeiras civilizações, bem como o avanço de todas as sociedades pré-industriais ou não industrializadas, as práticas sociais eram inteiramente dependentes do meio natural.
  1. Meio Técnico: Com o passar do tempo, as técnicas e os objetos técnicos foram sendo mais bem desenvolvidos à medida que o conhecimento humano expandia-se, o que propiciou a formação das bases que consolidaram a ascensão do meio técnico, cujo marco principal envolveu as duas primeiras revoluções industriais. Com isso, o espaço transformou-se em um espaço mecanizado, dotado de uma gama cada vez mais ampla de bens artificiais e mecanizados, em vez de simplesmente culturais.
  1. Meio Técnico-Cientifico- Informacional: Atualmente, diz-se que estamos vivenciando não mais um meio puramente mecanizado ou tecnicista, mas um meio também marcado pela maior presença das descobertas científicas e das tecnologias da informação, o meio técnico-científico-informacional. Ele representa, sobretudo, o período que se manifestou de maneira mais acabada a partir dos anos 1970 como consequência da Terceira Revolução Industrial, também conhecida como Revolução Técnico-Científica-Informacional.
  1. Meio de Comunicação de Massa: Entende-se como comunicação de massa a disseminação de informações por meio de jornais, televisão, rádio, cinema e Internet, os quais formam um sistema denominado 'mídia'. A comunicação de massa tem a característica de chegar a uma grande quantidade de receptores ao mesmo tempo, partindo de um único emissor.
  1. Fale da importância de cada meio acima citado.

Meio Geográfico- O espaço no qual o homem está inserido sofre constantes mudanças, pois a evolução do ser humano se reflete no ambiente em que ele se encontra porque este modifica ou mantém as características presentes no local em que está. Sendo assim, quando se pesquisa acerca da totalidade, este estudo deve abranger o espaço topológico, isto é, o espaço vivido e percebido.

 

Meio Técnico- O ser humano ganhou uma renovada capacidade de enfrentar e, em alguns casos, de manter certo controle sobre as leis da natureza, com uma maior possibilidade de transformá-la em larga escala. Tal processo foi operacionalizado pelo emprego de instrumentos, estes, segundo Milton Santos, “já não são prolongamentos do seu corpo, mas que representam prolongamentos do território, verdadeiras próteses”.

Meio técnico-científico-informacional- Tal avanço permitiu a consolidação do processo de globalização, mais bem compreendido como uma mundialização da difusão de técnicas e objetos, parâmetro que possui a informação como a principal energia motora de seu funcionamento. Tal fator proporciona alterações não só do espaço geográfico em si, mas da forma como o percebemos e lidamos com ele.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (103.5 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com