TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Tipos de Combustíveis

Por:   •  29/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  330 Palavras (2 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 2

Tipos de Combustíveis

Álcool Etílico (Etanol): Este é muito conhecido pois faz parte do dia-a-dia das pessoas de duas maneiras: como combustível para meios de transporte e, como o ingrediente mais famoso de bebidas alcoólicas, como a cerveja, o vinho e a cachaça. Contudo, ele é também matéria-prima industrial, sendo largamente utilizado para fazer perfumes, materiais de limpeza, tintas, solventes e muitos outros produtos. O etanol pode ser obtido através da cana-de-açúcar, milho, beterraba, mandioca, batata, etc.

Bioetanol: É um combustível renovável produzido a partir de biomassa ou da fração biodegradável de resíduos agroindustriais, como: bagaço da cana-de-açúcar, beterraba, trigo ou o milho. Estes que passam por processo até se transformarem em combustíveis. Sua combustão não é tão agressiva ao meio ambiente.

Biodisel: O biodiesel é um combustível renovável produzido a partir de fontes vegetais como: soja, óleo vegetal, dendê, girassol, gordura animal, misturado com etanol ou metanol. Ou seja, um combustível totalmente limpo, orgânico e renovável. É utilizado em carros ou caminhões com motores diesel.

Biogás: É um tipo de gás inflamável produzido a partir da mistura de dióxido de carbono e metano, por meio da ação de bactérias fermentadoras em matérias orgânicas. A matéria-prima usada em sua produção é de origem orgânica, são materiais aproveitados, como: palhas, bagaço de vegetais e lixo. O biogás pode ser utilizado como combustível para: fogões, motores e na geração de energia elétrica. Porém, devido a alta concentração de metano e de dióxido de carbono, o biogás é um dos principais poluentes  do meio ambiente, pois contribui diretamente para o aumento do efeito estufa. 

Biomassa: Biomassa é toda matéria orgânica, de origem vegetal ou animal, utilizada na produção de energia. A biomassa é obtida através de uma variedade de recursos renováveis, como plantas, madeira, resíduos agrícolas, excrementos e até o lixo. Por ser uma fonte de energia renovável, por meio da intervenção humana adequada, a biomassa é uma alternativa viável para a substituição dos combustíveis fósseis e poluentes, como o petróleo e o carvão, por exemplo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (86.9 Kb)   docx (40.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com