TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Tipos de Industrialização

Por:   •  17/12/2016  •  Resenha  •  379 Palavras (2 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

                 

            Geografia

       Prancheta: ___

[pic 2]

(Figura 1)

[pic 3]

                     

(Figura 2)

Tendo como base de análise a figura 1 e os aspectos da Revolução Industrial ao longo dos anos, responda as questões abaixo:

1. Qual revolução ficou conhecida com um conjunto de mudanças que aconteceram na Europa nos séculos XVIII e XIX, onde a principal particularidade dessa revolução foi a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e com o uso das máquinas:

2.  Qual país foi o precursor na Revolução Industrial devido a diversos fatores, entre eles: possuir uma rica burguesia e possuir a mais importante zona de livre comércio da Europa:

3. Foi a Inglaterra o país que saiu na frente no processo de Revolução Industrial do século XVIII. Este fato pode ser explicado por quais fatores?

4. O êxodo rural foi um dos  principais motivos que fez com que a Inglaterra fosse o país que saiu na frente no processo de Revolução Industrial. Esse fato se deve a qual fator?

5. Os cercamentos foram um processo que ocorreu no contexto de crescimento da indústria de lã inglesa, que constituía a principal matéria-prima da indústria têxtil inglesa, juntamente com o algodão. Cite duas consequências deste processo:

Com base na observação da figura 2 e no seu conhecimento, responda as questões         abaixo:

6. A tirinha representa qual fase da Revolução Industrial?

7. A tirinha reproduz uma crítica recorrentemente direcionada aos impactos gerados pela Terceira Revolução Industrial. Qual é esse impacto?

8. A alienação gerada pelas facilidades promovidas pelas tecnologias foi um fator da Terceira Revolução Industrial. Essa Revolução também proporcionou uma sequência de avanços no campo do trabalho industrial. No que se refere às modalidades de produção fabril, aquela que melhor se configurou e garantiu a sua manutenção na esfera produtiva foi:

9. Toyotismo é um sistema de organização voltado para a produção de mercadorias. Criado em qual país?

10. Surgiu no Japão em virtude das condições geográficas do país e das transformações históricas relacionadas ao término da Segunda Guerra Mundial. Assim, uma das técnicas mais utilizadas por esse modelo industrial foi o:

Elaboração: Larissa Monielle Moreira de Souza

Professor: Leonardo Vaz de Melo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (153.5 Kb)   docx (107 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com