TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Três Poderes

Ensaios: Os Três Poderes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/6/2014  •  510 Palavras (3 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 3

Plano de aula

Tema: Os Três Poderes

Objetivo Geral: Conhecer as diferentes instâncias de poder e suas respectivas competências

Objetivos específicos: Compreender as diferentes formas de organização dos três poderes no Brasil e suas relações com a população; Identificar a divisão do poder no Brasil; Entender a diferença entre Estado e governo; Entender as várias divisões governamentais do país; Saber em quais esferas o Governo Federal pode e deve interferir; Compreender o que é República e a diferença entre a Câmara Federal e o Senado Federal e conhecer um pouco da história de quatro personalidades que fizeram parte da história geo- política do governo do município de Cuiabá e do Estado de Mato Grosso.

Conteúdos conceituais: Leitura Oral e Escrita; Governo Federal; Governo Estadual; Governo Municipal; Estado; República, Senado Federal e Câmara Federal.

Conteúdos procedimentais: Pesquisar quais ações que o governo deve desenvolver para melhorar a vida da população; expressar-se oralmente e por escrito; formular propostas para resolução dos problemas; pensar nas causas de cada problema.

Conteúdos atitudinais: Usar os conceitos em seu dia- a - dia; Compartilhar descobertas através do trabalho coletivo; Expressar suas próprias opiniões; Conhecer e respeitar direitos e deveres; Demonstrar interesse em conhecer a história politica do Município e do Estado onde reside; Rejeitar situações de injustiça; Agir com solidariedade e generosidade.

Metodologia: A aula será expositiva, dialogada e prática. Começaremos a aula com a leitura do texto que será feita por projeção de imagens para que a turma visualize melhor o texto e as imagens. Em seguida, os alunos serão questionados sobre o conhecimento de alguns termos que aparecem no texto, como República, Estado e Governo, logo depois irão consultar o dicionário. Serão apresentadas as definições dos conceitos e a diferença entre o Senado Federal e a Câmara Federal. Também será confeccionada uma maquete contendo a representação dos três poderes nesse momento pediremos a um aluno de cada grupo que pegue em cima da mesa que ficará no meio da sala a imagem de um governante e coloque na frente da instituição onde ele atua. Após a apresentação da maquete dividiremos a sala em quatro grupos para a realização de uma dinâmica chamada: Você Sabia? Neste momento pediremos ao líder de cada grupo que pegue dentro da caixa um papel contendo um pequeno resumo sobre a história e o porquê dos nomes das principais instituições do governo município de Cuiabá e do Estado de Mato Grosso (Palácio Paiaguás, Palácio Alencastro, Palácio Pascoal Moreira Cabral e Dante Martins de Oliveira), homenageiam e pedir para que compartilhem a descoberta com os demais fazendo uma leitura em voz alta, também serão entregues atividades para eles responderem e por fim os alunos irão fazer uma visita in loco na Assembleia Legislativa.

Carga horária: Quatro aulas

Recursos: Slides; Computador, Retroprojetor; Dicionário; caixa de papelão, atividades xerocadas, maquete com as instituições onde cada governante trabalha e cópias com a imagem dos governantes.

Avaliação: Se dará por meio da observação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com