TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PAUL VIDAL DE LA BLACHE: BIOGRAFIA E PRINCÍPIO DA GEOGRAFIA E GEOPOLÍTICA

Por:   •  2/6/2021  •  Artigo  •  2.974 Palavras (12 Páginas)  •  784 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

PAUL VIDAL DE LA BLACHE: BIOGRAFIA E PRINCÍPIO DA GEOGRAFIA E

GEOPOLÍTICA

Beatriz Moreira Fortuna Fúlvio Magalhães Fortuna Wallace Guttiers Miranda

Biangulo1

RESUMO

A proposta desse artigo é apresentar uma breve biografia do geografo representante da Escola Francesa Paul Vidal de La Blache como também identificar a sua metodologia e de como a mesma influenciou na construção do pensamento geográfico e geopolítico não somente na Franca, mas também no mundo moderno e contemporâneo como um todo. Será levantado os fatores histórico-espaciais da França do século XIX que que contribuíram para a formação de seu pensamento que marca o nascimento da corrente de estudo possibilista de Escola Francesa Geográfica de La Blache ao que se refere o homem como formador do meio nele inserido em contraposição ao pensamento determinista da escola germânica.

Palavras-chave: Vidal de La Blache, pensamento geográfico e geopolítico, escola francesa, possibilismo.

  1. – INTRODUÇÃO

Quando se trata de Geografia muitas indagações, duvidas, confrontos de ideias podem surgir. Nesse sentido, surgem estudiosos com o fito de responder perguntas, criar teorias e contribuir para o avanço da sociedade. Na área da

[pic 2]

1E-mail: biamoreira.fortuna@gmail.com ; fulvioaraujo@discente.ufg.br e wgmbiangulo@gmail.com. Alunos do Segundo Ano de Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Goiás. Maio/2021.

Geografia surgiu o francês Paul Vidal de La Blache, influenciado por Friedrich Ratzel com suas observações, conceitos e celebres obras famosas não só na França, mas em diversas partes do mundo. La Blache foi autor de obras e é considerado como percursor da Geografia moderna e humana na França.

  1. – BIOGRAFIA

Paul Vidal de La Blache nasceu em 22 de janeiro de 1845, em Pézenas, França. O mesmo teve destaque acadêmico precoce, filho de Janine Marie Jaquete e Antoine Joseph a qual também era professor forneceu ao seu filho educação de base sólida onde em sua juventude ingressa Instituto Favard no Liceu Chalemagne, em Paris e posteriormente em sua formação para professor frequentou a École Normale Spérieure ganhando destaque por seu desempenho principalmente nas disciplinas de História e Geografia onde recebe em 1863 o diploma de formação em História e em 1866 em Geografia.

Após passar no exame para professor, La Blache deixa a França para ingressar na Ecole Franceise d´Athens onde estudou arqueologia Grega. Em 1870 ele retorna a França onde casa-se com Laure Marie Elisabeth Mondot com que tivera 05 filhos.

Em 1891 fundou a revista e teve participação ativa no periódico anual Annales de Geografia . Em 1899 assume o cargo de professor na Sorbonne (edifício histórico no Quartier Latin, de Paris, que abriga desde 1200 a principal universidade de Paris, a segunda universidade mais antiga da história) onde lecionou e prosseguiu com a publicação de seus livros e artigos até seu falecimento no ano de 1918 aos 73 anos na cidade de Tamaris-sur-mer.

  1. – CONTEXTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO E SUA INFLUENCIA NA ESCOLA FRANCESA E OBRA DE PAUL VIDAL DE LA BLACHE

Neste tópico iremos buscar compreender e trazer a luz os principais eventos políticos, militares e espaciais que contribuíram na formação da Escala Geográfica Francesa e a obra de La Blache. O caráter revolucionário culminou em 1789 com o a Revolução Francesa onde houve uma mudança do poder. Nesse contexto, vemos a

queda dos grandes senhores feudais onde seu lugar na escala de poder é ocupado pela burguesia.

Diante desse cenário temos a ascensão do capitalismo na França onde então é estabelecida uma tradição liberal no país com o levante de Napoleão Bonaparte, levando assim, o fim a instabilidade política / militar no pais.

Em 1870 o Império Napoleônico então governado por Napoleão III (sobrinho de Napoleão Bonaparte) possuía grande domínio com sua colônia na Ásia e África. Nesse período fica claro seu objetivo de se tornar uma única potência no Europa, porém, no mesmo período temos o Reino da Prússia em sua campanha para unificar todos os Estados de língua Alemã.

Para ocupar as regiões de Alsácia e Lorena Otto Von Bismarck (primeiro ministro da Prússia) aproveitando-se do momento de mudança de reinado na Espanha realiza movimento me em leva Napoleão 3º mover suas tropas para fronteira franco-germânica. Movimento este que no final leva a sua derrocada e em consequência o mesmo e deposto pela burguesia e parte do proletariado surgindo assim, a República na França com objetivo único de impedir a invasão do exército Germânico a capital do país (França).

Entretanto, apesar dos esforços em proteger a capital, na região de Metz, boa parte do agrupamento da Guarda Nacional Francesa rende-se. Assim, em 1870 têm-se o fim a guerra franco-prussiana com a derrota da República Francesa para o Reino da Prússia.

Em 1871 é assinado a carta do armistício (Tratado de Frankfurt) que entre outras concessões como pagamento do gasto da frente prussiana como permanência do exército germânico em solo francês até cumprimento do mesmo a França perde as regiões de Alsácia e Lorena.

A Escola Francesa surge desse contexto histórico onde após a derrota na Guerra Franco-Germânica a sociedade burguesa na França vê a necessidade de se criar uma corrente de pensamento para opor diretamente ao pensamento geográfico da Escola Alemã com vista para legitimar o expansionismo francês como ressalta RIBEIRO:

Pelo contrário: o projeto de independência e institucionalização geográfica era atravessado tanto por intelectuais quanto por homens de negócios,

por motivações nacionais quanto internacionais. Isto porque, apesar de suas divergências, todos caminhavam rumo a um objetivo comum: a reconstrução da nação francesa e o aprofundamento da exploração colonial afro-asiática. (RIBEIRO, 2009, p. 22)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)   pdf (163.2 Kb)   docx (24.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com