TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POLITICA NA AFRICA

Dissertações: POLITICA NA AFRICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  653 Palavras (3 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 3

POLÍTICA DA ÁFRICA

Apesar de existirem em África no momento atual muitos conflitos de caráter político, como o do Sudão, e muitas situações irregulares, como a de Angola ou do Zimbabué, pode-se dizer que a maioria dos países do continente possuem governosdemocraticamente eleitos. As únicas exceções neste momento são a Somália, que não tem sequer um estado organizado e oSaara Ocidental, ocupado por Marrocos.

No entanto, é frequente que as eleições sejam consideradas sujas por fraude eleitoral, tanto internamente, como pela comunidade internacional. Por outro lado, ainda subsistem situações em que o presidente ou o partido governamental se encontram no poder há dezenas de anos, como são os casos daAngola e do Zimbabué.

Em geral, os governos africanos são repúblicaspresidencialistas, com exceção de três monarquias existentes no continente: Marrocos, Lesoto e Suazilândia. O número de países com democracia parlamentarista, como Cabo Verde e Maurícia, tende a aumentar.

A África é um continente reconhecido pela sua diversidade, desde os aspectos naturais até as características históricas e sociais. Dividido em 55 países, seu território é cortado por quatro linhas imaginárias: três paralelos principais (Trópico de Câncer, Equador e Trópico de Capricórnio) e o Meridiano de Greenwich. A linha do Equador atravessa a África aproximadamente na sua porção central, provocando a distribuição das terras nos hemisférios norte e sul. Como o Meridiano de Greenwich está localizado bem próximo da porção oeste do seu território, o continente africano tem uma pequena parte localizada no hemisfério ocidental, e a maioria de suas terras localizadas no hemisfério oriental.

O continente possui grande notoriedade por conta da presença das savanas, um tipo de vegetação dispersa, composta por árvores de médio porte e campos naturais. As savanas compreendem uma área capaz de oferecer condições de sobrevivência para uma série de mamíferos de grande porte como leões, girafas, rinocerontes e tantos outros. Na região equatorial ocorre a Floresta do Congo, formada por uma mata densa, de grande porte e com enorme biodiversidade, muito semelhante à Floresta Amazônica.

Se por um lado existem as savanas e a floresta equatorial, há também no continente extensas áreas desérticas, em destaque o Deserto do Saara, o Deserto da Namíbia e o Deserto do Kalahari. Local de povos nômades que se estabelecem ao longo dos oásis, os desertos possuem temperaturas que variam muito ao longo de um dia, podendo chegar a mais de 50°C no período de insolação e temperaturas abaixo de zero durante a madrugada. Por ser um recurso tão raro, a água é uma dádiva em áreas secas, e a presença de rios perenes, aqueles que não secam em nenhum período do ano, contribui para a fixação de população nas regiões desérticas. Nesse sentido, o rio Nilo pode ser considerado o melhor exemplo, atravessando as terras secas do Saara e ajudando na fertilização dos solos agrícolas.

Entre os rios importantes estão o Congo, de grande volume de água, o Níger, o Zambeze e o Orange. Como esses rios estão bastante espalhados pelo território africano, podemos dizer que a hidrografia do continente está mal distribuída, comprometendo o abastecimento de água de diversas localidades e agravando as tensões sociais. Entre esses problemas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com