TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POLITICAS PUBLICAS

Por:   •  17/11/2016  •  Resenha  •  449 Palavras (2 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS[pic 2]

INSTITUTO DE ESTUDOS SOCIOAMBIENTAIS

Curso de Graduação em Geografia

Disciplina: Política Educacional - Noturno

Docente: Makchwell

Discente: Ana Maria Pantaleão Sousa                                                                      

1- Com base no filme escritores da liberdade relacione as 4 noções de Estados trabalhados em aula.

Foram trabalhados em sala de aula 4 tipos, de Estado, Estado Liberal, Noção de Estado Marxista, Estado ampliado e Estado Moderno.

No filme Escritores da Liberdade, vimos à noção de Estado Marxista, quando identificamos na escola a presença de duas classes, onde o Estado atende uma classe dominante. Nessa perspectiva de Estado não há uma ascensão de classes. O materialismo histórico explica na sociedade essas contradições materiais. O Estado faz concessões para que não haja revolução, pois o interesse do Estado é diferente dos interesses dos indivíduos.

A noção de Estado ampliado é representada pelas lutas por hegemonia que existe entre as classes. E por haver uma fragmentação das classes, essas lutas acabam sendo por hegemonia. Nessa teoria o capital só consegue controlar o estado a partir do equilíbrio entre a sociedade civil e a sociedade política. É representado pela professora que constrói uma ideologia. E essa ideologia é construída de forma agradável, para que seja aceita. Dominar pela ideologia é mais fácil do que pela força. É reforçada a idéia que todos naquela situação podem tomar a direção da sua própria vida, tendo autonomia para se tornarem governantes de sua própria historia. Ela faz o papel do Estado, ou seja, o “terceiro setor”

O Estado liberal está presente, quando e estado está inserido, mesmo que seja aparente, na intenção de ter o controle, onde há segregação entre os alunos. A escola nesse contexto é uma forma de controle do Estado, onde os alunos não pensam de forma autônoma.

O Estado Moderno é representado pelo monopólio que há na instituição, representado pela construção de poder da coordenadora. Quando a professora passar a analisar os fatos na perspectiva racional de multirelações.

2- Qual deve ser a postura do professor frente às pressões do Estado Moderno.

Em primeiro lugar o professor deve conhecer as Políticas Educacionais, e apesar das pressões sofridas não perder seu senso crítico, e está sempre aberto para discutir para que tais políticas sejam realmente voltadas para a construção de uma educação emancipadora e que proporcione a todos uma verdadeira inclusão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (98.6 Kb)   docx (21.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com