TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POSTAGEM_2_PEIEC

Por:   •  2/6/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.049 Palavras (9 Páginas)  •  617 Visualizações

Página 1 de 9

LICENCIATURA EM GEOGRAFIA

PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA x COMUNIDADE (PE:IEC)

POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2

PROJETO DE INTEGRAÇÃO ENTRE A ESCOLA E A COMUNIDADE

Eliane Zimermann de Lima RA 1414347

Altamira/PA

2016


Eliane Zimermann de Lima RA 1414347

POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2

PROJETO DE INTEGRAÇÃO ENTRE A ESCOLA E A COMUNIDADE

Projeto apresentado à Universidade Paulista – UNIP, do curso de Licenciatura em Geografia, como um dos requisitos para a obtenção da nota na disciplina Prática de Ensino: Integração Escola x Comunidade, ministrada pelo (a) Prof. (a) Prof. Heitor  

Altamira/PA

2016


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

2.        OBJETIVOS        

2.1        Geral        

2.2        Específicos        

3.        JUSTIFICATIVA        

4.        CONCEPÇÃO DO PROJETO        

4.1        Fundamentação teórica        

4.2        Metodologia de implantação do projeto        

As ações        

5.        RESULTADOS ESPERADOS        

6.        CONSIDERAÇÕES FINAIS:        

7.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:        


  1. INTRODUÇÃO

O investimento em Educação no Brasil tem sido um dos temas mais debatidos na área nos últimos meses. Alguns estudos apontam que não há uma evidente relação entre gastos e resultados em educação, no entanto, essa relação depende do nível de investimento. Talvez alguns problemas em alguns estudos devem-se ao fato de o Brasil ser tão grande e populoso, e com uma diversidade de escolas muito grande, que eles não se atentam ao fato de que existem sim no Brasil muitas escolas que estão em condições extremamente precárias e que "mal conseguem funcionar"(FARIA, 2012)

A partir de então nota-se que a precariedade quanto a inesistencia no processo de reestruturação da rede escolar é grande, segundo Vasconcellos, 2014, o Brasil tem cerca de 30% de suas escolas sem abastecimento de água. Considerando essas condições o presente projeto visa focar em uma problemática mínima diante de tantas adversidades existentes nas escolas espalhadas pelo Brasil, que é a precariedade no fornecimento de água.

Por este fim, vale salientar que a maioria das escolas localizadas na região norte do país, em especial no município de Altamira/PA, a situação não é diferente, uma vez que estas sofrem pela falta de abastecimento adequado. Sendo assim, o projeto tem como objetivo minimizar este dilema encontrado em uma das escolas localizadas na região a Escola Estadual de Ensino Médio Prof.ª. Dulcilla de Almeida do Nascimento, onde, se propõe aplicar ações que visem a redução do consumo de água, assim como, a reutilização desta em outros processos. Será proposto também, alternativas para a instalação de uma cisterna para a captação, armazenamento e aproveitamento da água da chuva no âmbito escolar.

A água coletada da chuva poderá ser utilizada nos processos de limpeza do prédio, pátio e nas descargas de vasos sanitários, Para aplicação desse sistema, será necessário a realização de um estudo de viabilidade técnica para sua implantação.


  1. OBJETIVOS

  1. Geral

Analisar a aplicação de ações que visem a redução do consumo de água, assim como, a reutilização desta em outros processos, formular propostas e apresentar alternativas para a instalação de uma cisterna para a captação, armazenamento e aproveitamento da água da chuva e promover a interação dos pais no cotidiano da escola.

  1. Específicos

  • Levantar dados do consumo de água da escola;
  • Realizar palestras de reutilização e economia de água;
  • Estudar as metodologias disponíveis de aproveitamento de água da chuva
  • Definir o uso que será dado a água captada da chuva;
  1. JUSTIFICATIVA

A conquista desse projeto dependerá não apenas do apoio do corpo docente da escola, mas, também da interação dos pais e alunos na construção deste processo, proporcionando uma maior integração entre escola x comunidade, uma vez que, pela constante falta de água na escola as atividades escolares são encerradas antes do horário previsto e os alunos por sua vez estão sendo prejudicados. Com a aplicação do projeto, visa-se a redução do consumo de água, assim como, a reutilização desta em outros processos, formular propostas e apresentar alternativas para a instalação de uma cisterna para a captação, armazenamento e aproveitamento da água da chuva. Desta forma a escola terá sempre uma reserva de água para suprir suas necessidades, com a limpeza e higiene do prédio, e o corpo docente da escola poderá realizar as atividades normalmente, melhorando também a qualidade do ensino.

  1. CONCEPÇÃO DO PROJETO

O presente projeto visa contemplar a Escola Prof.ª. Dulcilla de Almeida do Nascimento, localizada na Rua João Pinho, nº 1530 – Bairro Brasília, Altamira/PA, com medidas que visem a redução no consumo de água, reutilização, captação e aproveitamento da água da chuva.

A seguir, serão apresentados os pontos de vista e propostas de ações a serem implantadas para a execução do projeto no âmbito escolar, tendo como balizador estudos e projetos semelhantes aplicados em outros estabelecimentos de ensino, envolvendo o corpo docente da escola, pais e alunos, desde a apresentação até a implementação do mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (159.8 Kb)   docx (58.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com