TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUZIR NAS MARGENS: O USO DA ÁGUA NA PRODUÇÃO DE HORTALIÇAS NO MUNICÍPIO DE APARECIDA DE GOIÂNIA-GO

Por:   •  27/5/2017  •  Artigo  •  4.902 Palavras (20 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 20

PRODUZIR NAS MARGENS: O USO DA ÁGUA NA PRODUÇÃO DE HORTALIÇAS NO MUNICÍPIO DE APARECIDA DE GOIÂNIA-GO

PRODUZIR NAS MARGENS: O USO DA ÁGUA NA PRODUÇÃO DE HORTALIÇAS NO MUNICÍPIO DE APARECIDA DE GOIÂNIA-GO

Sérgio Tomé de Oliveira Freitas – Faculdade Alfredo Nasser

geo3sergio@gmail.com

Onofre Aurélio Neto - Universidade Federal de Goiás

aurelioneto7@hotmail.com

Resumo:

O crescimento demográfico e a concentração populacional na Grande Goiânia têm levado ao aumento na demanda por produtos alimentícios, entre estes, as hortaliças. Cultivada por pequenos agricultores, as hortaliças compõem a mesa dos goianos que, em sua maioria, desconhecem as condições de produção e seus impactos sociais, econômicos e ambientais. Em Aparecida de Goiânia, essa atividade é diretamente dependente dos recursos hídricos, sendo praticada próxima de córregos por pequenos agricultores, os quais empregam a mão de obra familiar. Em trabalho de campo, constatou-se que os horticultores são pouco assistidos pelas entidades governamentais, no sentido de programas específicos, linhas de crédito e apoio técnico. A limitação técnica e a dificuldade de acesso ao crédito para compra de equipamentos e insumos têm mantido “práticas tradicionais” na produção de hortaliças.

Palavras-Chave: hortaliça, impacto, recurso hídrico.

Resumen:

O crescimento demográfico e a concentração populacional na Grande Goiânia têm levado ao aumento na demanda por produtos alimentícios, entre estes, as hortaliças. Cultivada por pequenos agricultores, as hortaliças compõem a mesa dos goianos que, em sua maioria, desconhecem as condições de produção e seus impactos sociais, econômicos e ambientais. Em Aparecida de Goiânia, essa atividade é diretamente dependente dos recursos hídricos, sendo praticada próxima de córregos por pequenos agricultores, os quais empregam a mão de obra familiar. Em trabalho de campo, constatou-se que os horticultores são pouco assistidos pelas entidades governamentais, no sentido de programas específicos, linhas de crédito e apoio técnico. A limitação técnica e a dificuldade de acesso a crédito para compra de equipamentos e insumos têm mantido “práticas tradicionais” na produção de hortaliças.

Palavras-Chave: hortaliça, impacto, recurso hídrico.

Grupo de Trabalho: Agrohidronegócio e Conflitos pelo uso da Água

Introdução

O aumento na demanda de produtos da horticultura, segundo Andriolo (2002), ocorreu em função das modificações nos hábitos de vida das pessoas, com a prática de uma alimentação mais nutritiva (saudável) e o crescimento da população urbana. De acordo com Castelo Branco et al. (2006), os tipos e frequência de hortaliças adquiridas para consumo são influenciados pela renda familiar, com as famílias mais pobres consumindo menos que a classe média e alta.

As hortaliças estão na mesa de muitos brasileiros, sendo em vários casos consumidas in natura, o que pode representar um perigo para a saúde se, em sua produção e preparo para consumo, não forem aplicadas medidas sanitárias. Nesse sentido, é importante conhecer o sistema de produção de hortaliças para dialogar com os agentes envolvidos e, na medida do possível, delinear adequações que contribuam com a qualidade da produção e manutenção dos recursos naturais. De forma sucinta, essa atividade envolve o preparo do solo, produção de mudas e plantio, irrigação, colheita e comercialização (MAKISHIMA, 1993).

Os produtos do setor hortifrúti são altamente perecíveis, necessitando de serem rapidamente transportadas para os locais de venda; por isso, suas áreas agrícolas tendem a estar próximas dos centros consumidores, como é o caso da Grande Goiânia. E por demandar grande quantidade de água no sistema produtivo, as áreas onde se cultivam hortaliças estão próximas de recursos hídricos, normalmente, nas margens de córregos, conforme pode ser observado em Aparecida de Goiânia, entre outros municípios.

Com o intuito de averiguar esse cenário, o artigo tem como objetivo analisar o uso da água no sistema de produção de hortaliças em Aparecida de Goiânia e os impactos decorrentes desta atividade. A pesquisa está fundada em dados secundários, trabalho de campo e análise espacial. Com foco na relação entre oferta e demanda de produtos alimentícios na Grande Goiânia, baseando-se no crescimento populacional, utilizamos dados estatísticos do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da CEASA-GO (Central de Abastecimento de Goiás). Enquanto que os dados do INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) permitiram dimensionar a atividade agrícola em Aparecida de Goiânia, a partir de seus imóveis rurais.

Aparecida de Goiânia, com área de 288,30 km2, localiza-se na microrregião de Goiânia. O trabalho de campo foi realizado em 10 propriedades localizadas nesse município, entre os dias 10 e 19 de maio de 2015, o que serviu para o levantamento de dados primários sobre o sistema produtivo, com aplicação de questionários aos horticultores. O Quadro 1 sintetiza os temas abordados no questionário aplicado durante o campo.

Quadro 1 – Síntese do questionário aplicado no trabalho de campo

Estabelecimento

Propriedade, área/tamanho, localização geográfica

Produção

Tipo de produtos, volume, frequência, irrigação e uso da água

Técnicas

Máquinas e equipamentos, insumos, defensivos, assistência técnica

Trabalhadores

Quantidade, membros da família, contratados, média salarial

Mercado consumidor

Locais de venda, distribuidor, preços praticados

Poder público

Apoio técnico, impostos/tributos, linhas de crédito e financiamento.

Fonte: Elaborado pelos autores.

        Posteriormente, realizou-se a manipulação e interpretação dos dados. A partir das coordenadas geográficas de pontos coletados em campo, com aparelho receptor GNSS(Global Navigation Satellite System), foram geradas imagens aéreas para visualização e construção de mapa temático, identificando as áreas de produção e os recursos hídricos próximos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.6 Kb)   pdf (614 Kb)   docx (368 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com